Vasco muda esquema nesta reta final e antecipa viajem ao Ceará

O Vasco da Gama traça esquema de decisão para os jogos contra o Fortaleza e Internacional, priorizando o psicológico dos atletas.

Luxemburgo conversando com jogadores durante parada técnica
Luxemburgo conversando com jogadores durante parada técnica (Foto: André Durão)

O Vasco inicia na próxima semana o último terço do “campeonato particular de 12 jogos”, e o departamento de futebol, juntamente com a comissão técnica, traçou um esquema de decisão para os duelos com Fortaleza, na quarta-feira, às 19h15, no Castelão, e Internacional, no domingo seguinte, às 18h15, em São Januário. Não deu folga ao elenco nesta sexta-feira e antecipou em um dia a viagem para a capital cearense – o embarque acontecerá na segunda-feira.

– A programação está feita, temos jogo decisivo contra o Fortaleza. Infelizmente não dá para dar folga. Vamos fazer alguma coisa amanhã e no domingo. Vamos antecipar a viagem para segunda-feira – afirmou Luxemburgo, em coletiva concedida nesta sexta-feira.

A mudança de rotina tem como objetivo central uma mobilização maior do grupo, com ênfase no lado psicológico dos atletas, em desgastá-los o menos possível e possibilitar a eles um sono melhor e alimentação regrada.

A última folga do Vasco deu-se antes do duelo com o Palmeiras, que terminou empatado em 1 a 1, no dia 26 de janeiro. Até estava previsto um novo descanso ao elenco nesta sexta, um dia após o clássico com o Flamengo – derrota por 2 a 0 -, mas o departamento de futebol optou por reunir os atletas a fim de ter um controle maior sobre as ações deles.

Rotina nos próximos dias: treinos matinais antes da viagem na segunda-feira

Depois de terem participado de um regenerativo na sexta-feira, os jogadores treinarão nas manhãs de sábado, domingo e segunda-feira. O objetivo do Vasco ao reunir os atletas no CT do Almirante é permitir que fiquem alheios à pressão externa e tenham um ganho psicológico por duas questões. Além de estarem juntos, terão tempo para estar com a família no fim de semana.

Com o time no CT, o planejamento integrado dos departamentos também auxilia numa alimentação melhor, já que farão refeições ou tomarão suplementações no local de trabalho. O contato diário também permite à comissão dosar o desgaste dos jogadores. Na segunda-feira, tomam café da manhã, treinam e viajam após o almoço.

Por que viajar um dia antes para Fortaleza

Como tem o entendimento de que uma viagem de cerca de três horas causa um impacto no corpo dos jogadores similar a de um treino, o departamento de futebol, referendado pela comissão e pelos departamentos médico e de fisiologia, opta por concentrar essa carga maior dois dias antes e não na véspera do jogo com o Fortaleza.

Além disso, com todos concentrados, Luxa pode ter um controle melhor sobre as rotinas e facilitar a ambientação ao local do jogo, já que o time treina na capital do Ceará na terça-feira.

Retorno imediato pós-jogo é descartado priorizando o sono

A exemplo do que vem fazendo desde a chegada de Luxa, o Vasco não voltará para o Rio no mesmo dia do confronto direto com o Fortaleza. Até teria a opção do voo fretado, mas o descanso de olho no jogo seguinte, contra o líder Internacional, é prioridade. Chegar na madrugada de quinta-feira impediria que o elenco tivesse a recuperação ideal no Rio de Janeiro. Assim, eles dormem no hotel, fazem recuperação no mesmo local e voltam à tarde.

Os atletas vão para casa na quinta-feira, mas logo entram em regime de concentração com vistas ao duelo com o Inter. O entendimento do comando do futebol vascaíno é que, a menos de 20 dias para o término do Brasileiro, todo e qualquer esforço é válido para controlar rotinas, alimentação sono e o lado psicológico dos atletas. Jorge Salgado, nesta sexta-feira, via Twitter, deu um voto de confiança a Vanderlei Luxemburgo e o grupo de jogadores.

– Nosso foco imediato está voltado para o futebol, faremos tudo o que for necessário para garantir a permanência do Vasco na Série A. Luxemburgo, comissão técnica e atletas têm a nossa confiança e teremos deles dedicação total a essa missão. Em frente. Saudações Vascaínas – afirmou.

O terço final do campeonato particular de Luxa tem a seguinte sequência de quatro jogos, entre estes dois confrontos diretos: Fortaleza (fora), Inter (casa), Corinthians (fora) e Goiás (casa). O esquema de decisão está montado para evitar o rebaixamento. Não vai faltar conversa, pijama training e concentração em torno dos objetivos traçados.

Fonte: Globo Esporte

Mais sobre:Ceará
Estamos no Google NotíciasSiga-nos!
11 comentários
  • Responder

    Si ,o Vasco vencer o Fortaleza ,não jogando como jogou contra o Flamengo e,depois querer partir pra cima do Internacional para vence-lo a qualquer custo ,vai deixar a torcida mais fula ainda ,a historia não pode se repetir ,pois si o Flamengo tem um titulo a mais ,foi nós que demos ao ganhar o interessado na derrota rubro-negrra Entre o Vasco cair de novo ou ajudar o Flamengo a ganhar mais u tiítulo ,fico com a primeira opção .

  • Responder

    Também Achei Um Jogo Diferente Sem Pegada, Quem Conhece Esse Clássico Sabe Que Tem Muita Tradição, Única Diferença Que Conseguir Enchergar Foi a Marcação do Pênalti, Se Fosse Para o Outro Lado Ele Não Tinha Marcado kkkķ

  • Responder

    Se é p tirar ponto do Internacional p o urubu ser campeão e melhor ser rebaixado e passar uns 3 anos lá na série B.

  • Responder

    Elenco sem moral, sem vergonha na Cara, tantos times intermediários estão em situações confortáveis no campeonato e o Vasco neste perrengue há anos,

  • Responder

    Porraa reclamam tanto de não termos um treinador a altura do que desejam, aí qdo vem o profexô com tamanha experiência e faz de tudo pra melhorar o que tem na mão.. ficam só falando asneiras.. tá loko.. voto de confiança tbm faz parte da medida de auxílio ao psicologico do técnico e atletas.. parem de falar asneiras e só criticarem..
    Aprendam a torcer..

  • Responder

    É viagem!!!!! Viajem nem para a série B….

  • Responder

    Entregaram o jogo para os mulambos e agora vão fazer de tudo pra ganhar do Fortaleza e do Internacional pra entregar o título de mão beijada para a mulambada. Obrigação ganhar do Fortaleza e do Goiás. Jogo do Internacional pode entregar, perder e se possível até um WO seria perfeito. Foda se a urubuzada.

  • Responder

    Entregaram o jogo para os mulambos e agora vão fazer de tudo pra ganhar do Fortaleza e do Internacional pra entregar o título de mão beijada para a mulambada. Obrigação ganhar do Fortaleza e do Goiás. Jogo do Internacional pode entregar, perder e se possível até um WO seria perfeito. Foda se a mulambada.

  • Responder

    Muito estranho as mechidas do Wanderley que tirou o melhor jogador do time o Benítez , barrou o Tales que ele disse que não iria barrar e no sua entrevista só falou bem do rival e mostrou estar satisfeito como se o dever tivesse sido cumprido .foi a rodada mais estranha do Vasco !

  • Responder

    Teve alguma coisa combinada entre Vasco e Flamengo esse jogo foi muito estranho foi uma derrota muito passiva . Não teve uma briga entre jogadores entre diretoria . Será que o urubu vai pagar salários atrasados ? Ou será que Wanderlei resolveu entregar o título nas patas do urubu . Ele agora vai com tudo pra cima do Fortaleza pra vencer e depois vai pra cima do Inter vão correr como nunca correrão e vão ganhar do Inter .

  • Responder

    Resumindo, nada foi traçado antes para encarar o Urubu, já queriam realmente entregar o jogo, entendi . . .

Comente

Veja também
Hugo Moura concede entrevista à Vasco TV
Hugo Moura explica escolha e garante dedicação no Vasco

O volante do Vasco da Gama, Hugo Moura, ainda se mostrou confiante que a equipe terá bons resultados na temporada.

Paulo Henrique em ação pelo Vasco contra o São Paulo
Paulo Henrique vive má fase e vê titularidade ameaçada no Vasco

O lateral-direito do Vasco da Gama, Paulo Henrique, tem se mostrado bem abaixo do que já mostrou com a camisa vascaína.

Estádio do Maracanã
Vasco tenta recuperar pontos e eliminar Fla-Flu da licitação do Maracanã

O Vasco da Gama está tentando obter a pontuação máxima na última etapa e argumenta para eliminar Flamengo e Fluminense.

Adson em ação pelo Vasco contra o Flamengo
Reserva, Adson segue devendo em campo pelo investimento do Vasco

Segunda contratação mais cara do Vasco da Gama em 2024, o atacante Adson ainda não se destacou e tem sido reserva.

Dener em treino do Vasco
Agente diz que Eurico ‘queria de qualquer maneira’ manter Dener no Vasco

Na próxima sexta (19) completa 30 anos da morte de Dener e empresário revelou desejo de Eurico Miranda no Vasco da Gama.