Vasco mostra competitividade e tem saldo positivo contra favoritos ao título brasileiro

O Vasco da Gama demonstrou muita intensidade no 1º tempo contra o Palmeiras, mas precisa melhorar o rendimento na etapa final.

Jogadores do Vasco no Maracanã
Jogadores do Vasco no Maracanã (Foto: Daniel Ramalho/Vasco)

Nem o vascaíno mais otimista acreditava que o Vasco enfrentaria Atlético-MG e Palmeiras sem perder sequer um jogo. Ambos são apontados como favoritos ao título brasileiro, enquanto o Cruz-Maltino é tratado como uma incógnita. Pois bem, o time saiu invicto dos confrontos e com quatro pontos, podendo até ter sido mais, se não fosse o empate com o Alviverde após estar vencendo por 2 a 0.

O Vasco tem demonstrado muita intensidade no primeiro tempo, jogando de forma inteligente e eficaz. Foi assim na vitória sobre o Atlético-MG, no Mineirão, e também no empate com o Palmeiras, no Maracanã. O Cruz-Maltino soube competir e aproveitou os espaços quando surgiu. Os gols de Pedro Raul e Gabriel Pec foram construídos, de pé em pé, indicando que o trabalho vem sendo bem assimilado pelos jogadores.

Maurício Barbieri sempre bate na tecla de que o Vasco será competitivo e vem demonstrando isso, porém é necessário imprimir essa característica também no segundo tempo. Nos jogos do Campeonato Carioca, contra Fluminense e Flamengo, o Cruz-Maltino conseguiu se impor, mas caiu de rendimento no segundo tempo, situação que se repetiu contra Atlético-MG e Palmeiras.

Isso pode ser explicado pela qualidade do elenco, que até possui talento, mas é recheado de jogadores jovens. O Vasco tem o grupo com a menor média de idade da Série A. No entanto, os mesmos jovens podem e vão amadurecer, aumentando a competitividade desse time ainda em formação. Gabriel Pec é prova disso. Rodrigo foi mal contra o Palmeiras, mas já teve atuações sólidas nos clássicos. A oscilação faz parte.

Apesar de tudo, o saldo é positivo, principalmente considerando o nível dos adversários citados no texto. Fluminense, Flamengo, Atlético-MG e Palmeiras são apontados como os melhores times do Brasil e possuem elencos com jogadores qualificados e experientes. Só que o Campeonato Brasileiro do Vasco não é contra esses times e a lista de favoritos não possuem tantos outros.

Portanto, o torcedor vascaíno pode sim acreditar que, ao menos, não passará sustos como em anos anteriores. O elenco melhorou, os salários estão em dia e a promessa é por contratações importantes na próxima janela de transferências, que abre em julho. Até lá, o Vasco conta com a confiança de que pode sonhar alto e deixar de lado o complexo de vira-lata.

A prova será na próxima segunda-feira, quando Vasco encara o Bahia, em São Januário. É um confronto direto, já que se trata de um time que “disputa” o mesmo campeonato do Cruz-Maltino. O resultado, mas principalmente o desempenho, podem dar maior direção de onde o time de Barbieri pode chegar. Hoje a manutenção na Série A é uma realidade, não a ideal para um clube da grandeza do Vasco, mas sim para um torcedor que sofreu bastante nos últimos anos.

Fonte: Lance!

Estamos no Google NotíciasSiga-nos!
Comente

Veja também
Mauro Beting é um renomado jornalista brasileiro
Mauro Beting avalia passagem de Ramón Díaz e cenário incerto do Vasco

O jornalista Mauro Beting fez uma análise sobre o trabalho do técnico Ramón Díaz, além do cenário que se encontra o Vasco da Gama.

Jogadores do Vasco em jogo contra o Criciúma em SJ
Vasco entra no Z4 do Brasileirão pela 8ª edição consecutiva

Rebaixado em 2008, 2013, 2015 e 2020, o Vasco da Gama não passa um Brasileirão sem entrar na zona de rebaixamento desde 2012.

Edmundo em vídeo no seu canal no YouTube
Edmundo opina sobre contratação de Pedro Martins; assista

Após mais de um mês da saída de Alexandre Mattos, o Vasco da Gama fechou com Pedro Martins e Edmundo opinou.

Pedro Martins é o novo executivo de futebol do Vasco
Pedro Martins já está no Rio em busca de novo técnico para o Vasco

O novo diretor executivo já participou de reuniões para planejamento do futebol e será o responsável para buscar o substituto de Ramón Díaz.

Casimiro em participação na Cazé TV
Casimiro reage à goleada do Criciúma no Vasco; assista

O Vasco da Gama sofreu uma derrota dolorosa na quarta rodada do Campeonato Brasileiro e Casimiro reagiu no seu canal.