Vasco marca 1ª reunião técnica com Prefeitura do Rio sobre reforma de São Januário

Na próxima semana, a gestão do Vasco da Gama terá reunião técnica com a Prefeitura sobre reforma de São Januário

Pedrinho e Eduardo Paes em São Januário
Pedrinho e Eduardo Paes em São Januário (Foto: Thiago Ribeiro/AGIF)

Ainda sem a venda total do potencial construtivo para o início das obras, o Vasco tem a primeira reunião técnica com a Prefeitura do Rio de Janeiro sobre a reforma de São Januário na semana que vem. O encontro está marcado para quarta-feira (5/2), com a participação do arquiteto do projeto Sergio Dias, representantes do clube e do poder público municipal.

Recentemente, o clube acertou a venda de um terço (1/3) do potencial construtivo de um total de cerca de mais de R$ 500 milhões da ampla reforma. O primeiro acordo saiu com duas empresas. A diretoria de Pedrinho não tem se manifestado sobre o tema e evita novas previsões – antes, acordo encaminhado e que não foi finalizado frustrou a diretoria e adiou o início da reforma.

O clube acredita que outras empresas interessadas vão fechar a fatia importante que falta para a captação de recursos e iniciar as obras nos próximos meses. O Vasco estuda modalidades para antecipar a liberação de recursos. Por exemplo, com as companhias antecipando verbas correlacionadas a empréstimos de bancos – a operação não envolveria diretamente o clube. Somente serviria para iniciar os primeiros passos da obra.

O Vasco já contratou 21 projetos complementares dos diversos necessários da reforma do estádio. O projeto básico da reforma está pronto e o executivo – muito mais detalhado – está em andamento. O clube tem até junho para protocolar o projeto das obras, mas pode fazer ajustes no percurso.

As informações de diferentes atores envolvidos no projeto é de que a finalização dos acordos pode levar o início da reforma para o segundo semestre de 2025. A reunião de quarta na prefeitura será mais uma etapa de discussão de outra indefinição da reforma: a capacidade de público. Os números do projeto variam entre 47 mil a 57 mil lugares. Mas para ampliar o a capacidade, o projeto do entorno de São Januário também teria que ser alterado.

Os nomes do Conselho

No fim do ano passado, o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, publicou em decreto a criação do Conselho Consultivo da Operação Urbana Consorciada do estádio de São Januário. No Vasco, os indicados são dois vice-presidentes: Renato Brito (segundo vice-presidente geral) e Silvio Almeida (vice-presidente de finanças).

O presidente da Câmara Carlo Caiado indicou o vereador Pedro Duarte, que vem acompanhando as reuniões desde o início do projeto, e Zico, outro vereador, como suplente.

No governo municipal, a Companhia Carioca de Participações e Investimentos (CCPar) enviou os nomes de Lucas Paulo de Almeida Costa, diretor de Estruturação de Projetos, e de Pablo Ritto Koehler, diretor de Operações.

Pela Secretaria Municipal de Coordenação Governamental (SMCG), foram indicados o secretário Edson Luiz Menezes da Silva e a coordenadora de Obras, Jéssyca Corrêa Carvalho. A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano, responsável pela liderança do Conselho, contará com o secretário Gustavo Di Sabato Guerrante e o subsecretário de Planejamento Urbano, Wanderson Barreto Corrêa.

Em nota, a Prefeitura do Rio lembrou que o “Conselho terá a função de monitorar a implementação da operação e fiscalizar a execução das contrapartidas previstas na Lei Complementar nº 272, de 2024” (a do projeto de lei enviada pelo prefeito para a reforma).

A presidente da Associação de Moradores da Barreira do Vasco, Vânia Rodrigues, é a representante dos moradores da região do estádio. O conselho ainda terá mais um representante, que será indicado pela Associação Comercial do bairro Vasco da Gama (área cedente do potencial construtivo).

Fonte: Globo Esporte

1 comentário
  • Responder

    Resumindo possivelmente essa reforma vai iniciar lá pro ano que vem quase certeza…..,ou seja, sem reforma no CT sem reforma em São Januário sem contratações, esse 2025 promete muita raiva pro torcedor vascaino, sem falar que o torcedor não ver uma notícia que preste nesse site absolutamente nada de notícias boa

Comente

Veja também
Crítica de Carille teria incomodado elenco do Vasco

A declaração de Fábio Carille sobre a postura dos jogadores contra o Ceará teria gerado incomodo no grupo do Vasco.

Vasco renova contrato com Myla; volante comemora

O Vasco da Gama acertou nesta quarta-feira a renovação de contrato da volante Myla, de 19 anos, até abril de 2026.

Vasco aguarda aceleração das vendas do potencial construtivo de São Januário

O Vasco espera da Gama espera a aceleração das vendas do potencial construtivo de São Januário após criação da SPE.

Gilmar Ferreira analisa atuação do Vasco e projeta futuro do Clube no Brasileiro

Gilmar Ferreira analisa desempenho atual do Vasco da Gama e faz uma projeção sobre o final do Campeonato Brasileiro.

Cicinho critica falas de Pedrinho e Carille e detona time do Vasco

O ex-jogador Cicinho não poupa críticas ao presidente do Vasco da Gama, Pedrinho, e ao técnico Fábio Carille.

Carille lamenta substituição precoce de Payet e exalta camisa 10 do Vasco

Lesionado, Payet deixa gramado antes do apito final, Carille lamenta desconforto, mas elogia o meia do Vasco da Gama.

Vegetti supera Harry Kane e se torna o jogador com mais gols de cabeça em 2025

Com tento anotado na derrota do Vasco da Gama contra o Ceará, Vegetti chegou ao seu 6º gol de cabeça em 2025 e supera Harry Kane.

Defesa do Vasco entrega gols e deixa a desejar neste início do Brasileiro; veja números

Falhas individuais culminam na derrota do Vasco da Gama contra o Ceará e sistema defensivo é motivo de alerta na temporada.

Vasco sofre como visitante no Brasileiro e desempenho liga sinal de alerta

Vasco da Gama tem tido um retrospecto muito ruim atuando fora de casa nas últimas edições do Campeonato Brasileiro.

André Rizek elege ‘craque’ que pode salvar ano do Vasco

Comentarista do Sportv, André Rizek analisou o desempenho do Vasco da Gama após a derrota para o Ceará, pelo Brasileiro.