Vasco luta e arranca empate com o Náutico em São Januário com gol de Morato

O Vasco da Gama lutou até o fim e evitou a derrota para o Náutico em São Januário, em jogo válido pela 12ª rodada da Série B.

Germán Cano durante o jogo contra o Náutico
Germán Cano durante o jogo contra o Náutico (Foto: Alexandre Durão)

O Vasco da Gama lutou até o fim e evitou a derrota para o Náutico em São Januário, em jogo válido pela 12ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. O Cruzmaltino tinha a chance de entrar no G4, mas, mais uma vez não jogou o suficiente para atingir o objetivo.

O gol do Náutico foi marcado por Vinicius aos 32 minutos do primeiro tempo, e o empate saiu aos 46 minutos da etapa final, com Morato. Com o resultado, o Cruzmaltino passa a ocupar a sétima colocação na tabela, com 18 pontos, a dois do Goiás, o último classificado entre os quatro primeiros.

Marcelo Cabo utilizou a seguinte escalação na partida: Vanderlei; Léo Matos (Riquelme), Ernando, Leandro Castan (c), Zeca; Andrey, Matías Galarza (Juninho), MT (Leo Jabá) e Marquinhos Gabriel (Arthur Sales); Gabriel Pec (Morato) e Germán Cano.

O Náutico, de Hélio dos Anjos, jogou com: Alex Alves; Bryan, Camutanga, Carlão, Rafinha; Trindade (Iago Dias), Rhaldney (Djavan), Marciel (Luiz Henrique); Jean Carlos, Vinicius, Kieza (Paiva).

Primeiro tempo

O Vasco da Gama começou tentando exercer pressão e fazer valer o fator casa, como foi prometido ao longo da semana, mas esbarrou na eficiência da equipe do Náutico, que suportou a ameaça de domínio vascaíno e logo assumiu o controle da partida, e terminou vencendo no placar e no futebol apresentado.

O Gigante chegou até marcar com Gernán Cano, aos 16 minutos, em jogada com participação de Gabriel Pec, mas o meia estava em posição de impedimento e o gol foi anulado corretamente. No mais, foram só tentativas de um time que não tem quem arma, e em todos os jogos deixa o centroavante argentino isolado, sem ser servido devidamente.

O Vasco não conseguiu explorar o que tem de melhor, que é seu artilheiro. Marquinhos Gabriel, MT e Pec não conseguem entregar a bola ao atacante, e os laterais também não participam ofensivamente como deveriam. Em contrapartida, o Náutico sabe jogar com organização e explorou suas boas jogadas aéreas, e num escanteio cobrado por Jean Carlos, Vinicius desviou de cabeça e abriu o placar aos 32 da primeira etapa.

A partir daí, o Náutico jogou e o Vasco correu. Os pernambucanos colocaram a bola no gramado e fizeram o que vem sendo feito no campeonato, obrigando o time cruzmaltino a correr para tentar o empate, mas sem nenhuma organização a correria não surtiu efeitos e a primeira etapa terminou com Marcelo Cabo acionando o banco de reservas para o aquecimento, indicando que faria substituições no intervalo.

No segundo tempo

Marcelo Cabo realmente mexeu no time voltando com Léo Jabá no lugar de MT e Juninho na vaga de Galarza, e logo no reinício o Vasco mostrou o que seria a tônica da segunda etapa. O time partiu pra cima do adversário, tentava criar perigo, mas carecia de qualidade e organização para ser efetivo.

O Náutico se defendia e marcava de forma organizada, dificultando as ações ofensivas cruzmaltinas, ao tempo em que se mostrava apto a matar o jogo em qualquer bobeada do Gigante. Apesar da postura defensiva, o Timbu obrigou Vanderlei a fazer defesas difíceis, goleiro que foi o destaque vascaíno por evitar a derrota.

Sem desistir, e insistindo em profundidade, com jogadores tentando arrancar pelas pontas, o Gigante arrancou o empate aos 46 minutos, quando Arthur Sales deu bela assistência de calcanhar para Morato, que encheu o pé e estufou a rede do gol defendido por Alex Alves.

Após o empate o Cruzmaltino ainda tentou virar o jogo numa jogada de contra-ataque, mas desarmada pela defesa do Náutico, que respondeu com Paiva logo em seguida, finalizando de cabeça e levando perigo ao gol de Vanderlei, que fez a última boa defesa do jogo. E assim terminou: Vasco 1×1 Náutico.

Análise

O que você vai ler agora não é cópia da análise dos jogos anteriores. O Vasco é o mesmo, e tem sofrido nesta Série B simplesmente por não ter criatividade no setor ofensivo. O time precisa de um meia de criação para tentar jogar bola, em vez de correr em campo atrás de resultados.

Limitado tecnicamente, o Gigante da Colina raramente consegue marcar mais de um gol nas partidas, mesmo tendo um artilheiro nato em campo. Cano corre o jogo todo tentando criar jogadas, função que seria dos meias, principalmente de Marquinhos Gabriel, que mais uma vez saiu de campo devendo.

Há uma pressão pela demissão do treinador, mas o elenco é fraco, sejamos realistas. A maior lição que se tirar do empate contra o Náutico é que o time corre atrás do resultado, mas a falta de qualidade faz a diferença e impede a evolução efetiva. O empate foi prêmio pela luta, mas saiu somente nos minutos finais. Com um toque de qualidade na meiuca o Gigante pode alcançar a eficiência necessária e conseguir avançar rumo à classificação. A necessidade de reforços é cada vez mais real.

Melhores momentos

Assista aos melhores momentos no vídeo produzido pelo Globo Esporte.

Fotos

Próximo jogo

O Cruzmaltino volta a campo contra o CSA na próxima quarta-feira (21), no estádio Rei Pelé. O adversário tem 14 pontos conquistados e ocupa a 11ª colocação na tabela, tendo vencido o Operário por 2×0 nesta rodada.

Estamos no Google NotíciasSiga-nos!
8 comentários
  • Responder

    CABO E’ O REI DA “REALIDADE ALTERNATIVA” …. DEFORMA A REALIDADE PARA APARECER BEM NA FOTO E ESPERA COM ISSO CONVENCER OS OUTROS QUE O SEU PONTO DE VISTA E’ O CORRECTO. O QUE ESTA EM JOGO NAO E’ SO A SUBIDA PARA A SERIE A, E’ A VIABILIDADE E SOBREVIVENCIA DA INSTITUICAO VASCO DA GAMA SE NAO SUBIR PARA A SERIE A !!!

  • Responder

    O time é muito fraco e ruim, não acertam um passe de 5 metros, concentração muito baixa, tem hora que dormem e fazem jogada bizarra, falta inteligência e presença de espírito para arrumar soluções com a bola no pé, ou seja, se livram da bola em vez de buscar a bola e falta preparo físico também, resumindo, tudo errado, contra times um pouquinho melhor vai perder todas

  • Responder

    Estranha a relação Cabo x Marquinhos Gabriel. Esse Marquinhos Gabriel não corre, não luta, não cria, não marca. Resumo: joga nada. E o “treineiro” persegue o PEC.

  • Responder

    Sou torcedor,sem partido político,e vejo que o Vasco tem algum problema interno de relacionamento,entre jogadores, comissão técnica e dirigentes, problema esse que entrava o desempenho da equipe,o grupo joga mal porque? Falta de preparo físico,falta de treinamento ou o pássaro contratou maluma vez que a maioria dos contratados veio com problemas de contusão . Alguém tem que dar a cara e falar a verdade.
    O Vasco de hoje está pior do que do ano passado

  • Responder

    Estou escrevendo aqui há muito tempo. Se o tecnico não complicar, nossa equipe não fica devendo pra nenhuma das equipes da série B.
    Mas, infelizmente, ele não lê o jogo e faz muita merda.

  • Responder

    Ese time está lutando com a bola desde o início do ano.

  • Responder

    Essa desgraça de time tem tudo a ver com Z4 , bando de tranqueiras ruins do caralho.!!!

  • Responder

    Esse MT é muito ruim,junto com Marquinhos Gabriel.Na realidade jogamos com menos 2 . Não sei quem enganou a eles q jogam bola,são fraco demais!!!

Comente

Veja também
Rayan comemorando gol contra o Internacional
Rayan melhora após voltar a posição que se destacou na base do Vasco

Destaque do Vasco da Gama, Rayan deve ganhar sua primeira chance entre os titulares no Campeonato Brasileiro 2024.

Anderson Leonardo, do Grupo Molejo
Vasco lamenta a morte do cantor Anderson Leonardo, do Molejo

O Vasco da Gama lamentou a morte doe Anderson Leonardo, vocalista do Grupo Molejo, aos 51 anos, vítima de câncer.

Pedro Martins em coletiva no Cruzeiro
Pedro Martins receberá ‘salário de atacante’, aponta dirigente do Cruzeiro

Segundo Paulo André, que assumiu sua função no Cruzeiro, o executivo Pedro Martins vai receber um salário alto no Vasco da Gama.

Payet em campo pelo Vasco em São Januário
Payet, Medel, Hugo e mais: Vasco encara o Criciúma com novidades

O meio-campista Dimitri Payet ainda será avaliado, mas deve ser a grande novidade do Vasco da Gama contra o Criciúma.

Pedro Martins estava no Cruzeiro
Pedro Martins se despede e faz balanço do trabalho no Cruzeiro

De saída para o Vasco da Gama, em nota de despedida, Pedro Martins relembra trajetória no Cruzeiro e agradece oportunidade.