Vasco lidera ranking de gols anulados pelo VAR no Brasileiro

O Vasco da Gama é o clube que mais sofre com as mudanças da decisão de campo após a consulta do VAR no Brasileiro.

Germán Cano durante o jogo contra o Coritiba
Germán Cano durante o jogo contra o Coritiba (Foto: André Durão)

Muito discutido, elogiado e criticado, o VAR vem deixando sua marca no Campeonato Brasileiro, rodada após rodada. E um dos clubes que mais vêm sofrendo com as mudanças da decisão de campo após a consulta do árbitro de vídeo é o Vasco. Lutando contra o rebaixamento, a equipe de São Januário é a que teve mais decisões contra – 17 no total – e menos a favor – apenas cinco.

Além disso, o Vasco lidera o ranking de gols anulados pelo VAR, com sete gols invalidados. Em segundo vem o Fortaleza, com seis. Mas o impacto do árbitro de vídeo na equipe carioca não para por aí, pois o jogador com mais gols anulados com auxílio fundamental do árbitro de vídeo no Brasileirão também veste a Cruz de Malta: Germán Cano. Dos sete gols vascaínos que acaram por ser invalidados, quatro foram do centroavante argentino, o último na derrota por 3 a 0 para o Fortaleza no Castelão.

Se o Vasco é quem mais lamentou, outros clubes ainda não sofreram interferência do VAR quando balançaram as redes na competição. Athletico-PR, Bragantino e Ceará não tiveram nenhum gol invalidado pelo árbitro de vídeo no Brasileirão. Veja abaixo o ranking de gols anulados por time no Campeonato Brasileiro 2020 até aqui – as três equipes citadas acima não aparecem na lista.

Ranking de gols anulados pelo VAR no Brasileirão 2020
Ranking de gols anulados pelo VAR no Brasileirão 2020 (Foto: ge)

Quando se fala em mudanças de decisão por conta do VAR, o Vasco também lidera com folga. Apesar de não ser o time que mais teve o árbitro de vídeo deixando sua marca em suas partidas – o Santos teve 24 alterações nas marcações de campo após consulta ao VAR, 13 favoráveis e 11 contrárias -, o Cruz-Maltino é quem mais foi alvo de decisões contra si, com 17 no total. Ou seja, das 22 mudanças, 77,2% foram contra a equipe carioca.

Vale ressaltar que o Espião Estatístico não avalia se as mudanças de decisão foram corretas ou não. De acordo com a CBF, mais de 90% das decisões são acertadas. Portanto, o árbitro de vídeo tem corrigido muitos erros de campo, nas quais o Vasco sairia beneficiado.

Logo atrás vem o já rebaixado Botafogo, com 13 mudanças de decisão contra a equipe. Em contrapartida, o Alvinegro teve 10 a seu favor, o dobro de seu rival. Em outro extremo, Athletico-PR e Internacional foram os que tiveram mais mudanças de decisões a seu favor através do árbitro de vídeo no Brasileirão. Foram 14 ao todo para ambas as equipes até aqui, nove favoráveis e cinco contrárias.

Para analisar o impacto do VAR no Brasileirão, a equipe do Espião Estatístico fez o levantamento de todos os lances em que houve mudança da decisão de campo após a consulta ao árbitro de vídeo, como pênalti marcado, gol anulado e cartão vermelho mostrado ou retirado.

Veja abaixo o ranking geral de mudanças de decisões depois da consulta ao VAR no Campeonato Brasileiro até aqui:

Ranking de mudanças de decisão após consulta ao VAR por time no Brasileirão 2020

Ranking de mudanças de decisão após consulta ao VAR
Ranking de mudanças de decisão após consulta ao VAR (Foto: ge)

Fonte: Globo Esporte

Estamos no Google NotíciasSiga-nos!
1 comentário
  • Responder

    Isso pq n temos representantes , ninguem respeita mais o vasco, nem esses pilantras sopradores de apito.

Comente

Veja também
Vegetti comemorando gol contra o Bragantino
Com 2 gols, Vegetti está na disputa pelo Troféu Roberto Dinamite

O atacante do Vasco da Gama, Pablo Vegetti, está empatado na artilharia do Brasileirão com outros jogadores no momento.

Pedro Martins estava no Cruzeiro
Saiba 5 motivos que levaram o Vasco a escolher Pedro Martins

O novo executivo de futebol do Vasco da Gama, Pedro Martins, é aguardado no Rio de Janeiro e deve acompanhar ao jogo contra o Criciúma.

Pedro Martins em coletiva no Cruzeiro
Cruzeiro oficializa saída de Pedro Martins

O Cruzeiro oficializou a saída do executivo de futebol Pedro Martins, que está próximo de ser anunciado pelo Vasco da Gama.

Treino do Vasco com campo reduzido
Vasco completa penúltima etapa da preparação para o jogo contra o Criciúma; assista

O Vasco da Gama treino nesta quinta-feira, no CT Moacyr Barbosa, pela penúltima vez antes do jogo contra o Criciúma.

Pedro Martins estava no Cruzeiro
Acesso, 68 reforços e trocas de técnicos: a passagem de Pedro Martins pelo Cruzeiro

Novo executivo de futebol do Vasco da Gama, Pedro Martins assumiu o cargo no Cruzeiro no início da SAF, em 2022.