Vasco lidera ranking de gols anulados pelo VAR no Brasileiro

O Vasco da Gama é o clube que mais sofre com as mudanças da decisão de campo após a consulta do VAR no Brasileiro.

Germán Cano durante o jogo contra o Coritiba
Germán Cano durante o jogo contra o Coritiba (Foto: André Durão)

Muito discutido, elogiado e criticado, o VAR vem deixando sua marca no Campeonato Brasileiro, rodada após rodada. E um dos clubes que mais vêm sofrendo com as mudanças da decisão de campo após a consulta do árbitro de vídeo é o Vasco. Lutando contra o rebaixamento, a equipe de São Januário é a que teve mais decisões contra – 17 no total – e menos a favor – apenas cinco.

Além disso, o Vasco lidera o ranking de gols anulados pelo VAR, com sete gols invalidados. Em segundo vem o Fortaleza, com seis. Mas o impacto do árbitro de vídeo na equipe carioca não para por aí, pois o jogador com mais gols anulados com auxílio fundamental do árbitro de vídeo no Brasileirão também veste a Cruz de Malta: Germán Cano. Dos sete gols vascaínos que acaram por ser invalidados, quatro foram do centroavante argentino, o último na derrota por 3 a 0 para o Fortaleza no Castelão.

Se o Vasco é quem mais lamentou, outros clubes ainda não sofreram interferência do VAR quando balançaram as redes na competição. Athletico-PR, Bragantino e Ceará não tiveram nenhum gol invalidado pelo árbitro de vídeo no Brasileirão. Veja abaixo o ranking de gols anulados por time no Campeonato Brasileiro 2020 até aqui – as três equipes citadas acima não aparecem na lista.

Ranking de gols anulados pelo VAR no Brasileirão 2020
Ranking de gols anulados pelo VAR no Brasileirão 2020 (Foto: ge)

Quando se fala em mudanças de decisão por conta do VAR, o Vasco também lidera com folga. Apesar de não ser o time que mais teve o árbitro de vídeo deixando sua marca em suas partidas – o Santos teve 24 alterações nas marcações de campo após consulta ao VAR, 13 favoráveis e 11 contrárias -, o Cruz-Maltino é quem mais foi alvo de decisões contra si, com 17 no total. Ou seja, das 22 mudanças, 77,2% foram contra a equipe carioca.

Vale ressaltar que o Espião Estatístico não avalia se as mudanças de decisão foram corretas ou não. De acordo com a CBF, mais de 90% das decisões são acertadas. Portanto, o árbitro de vídeo tem corrigido muitos erros de campo, nas quais o Vasco sairia beneficiado.

Logo atrás vem o já rebaixado Botafogo, com 13 mudanças de decisão contra a equipe. Em contrapartida, o Alvinegro teve 10 a seu favor, o dobro de seu rival. Em outro extremo, Athletico-PR e Internacional foram os que tiveram mais mudanças de decisões a seu favor através do árbitro de vídeo no Brasileirão. Foram 14 ao todo para ambas as equipes até aqui, nove favoráveis e cinco contrárias.

Para analisar o impacto do VAR no Brasileirão, a equipe do Espião Estatístico fez o levantamento de todos os lances em que houve mudança da decisão de campo após a consulta ao árbitro de vídeo, como pênalti marcado, gol anulado e cartão vermelho mostrado ou retirado.

Veja abaixo o ranking geral de mudanças de decisões depois da consulta ao VAR no Campeonato Brasileiro até aqui:

Ranking de mudanças de decisão após consulta ao VAR por time no Brasileirão 2020

Ranking de mudanças de decisão após consulta ao VAR
Ranking de mudanças de decisão após consulta ao VAR (Foto: ge)

Fonte: Globo Esporte

1 comentário

  • junin - 11 de fevereiro de 2021

    Isso pq n temos representantes , ninguem respeita mais o vasco, nem esses pilantras sopradores de apito.

    Responder

Deixe sua opinião

Últimas notícias

9 de maio de 2021

Feliz, Germán Cano posa com placa e projeta final da Taça Rio

Germán Cano esbanja felicidade ao exibir placa e projeta vencer a final da Taça Rio, contra Botafogo ou Nova Iguaçu.

Confira os próximos 5 jogos do Vasco da Gama

Veja os próximos jogos do Vasco da Gama nesta temporada 2021, que serão disputadas em diversas competições.

Jogadores comemoram vitória contra o Madureira; veja publicações

Jogadores do Vasco da Gama comemoraram a vitória contra o Madureira com publicações em seus perfis nas redes sociais.

8 de maio de 2021

Cabo explica estratégia contra o Madureira e projeta final da Taça Rio: ‘Estamos prontos’

Marcelo Cabo falou sobre a tática adotada contra o Madureira e disse que o Vasco da Gama está preparado para a final da Taça Rio.

Cabo destaca domínio do Vasco, cita placar injusto e prevê times fechados na Série B

Técnico do Vasco da Gama, Marcelo Cabo falou do domínio Cruzmaltino contra o Madureira, lamentou placar magro e projetou Série B.

Cabo exalta DNA ofensivo do Vasco e diz que busca por evolução defensiva continua

Técnico do Vasco da Gama, Marcelo Cabo diz que a postura ofensiva do time é fruto de muito trabalho e que o sistema defensivo está evoluindo.

Cabo elogia o ‘camisa 10’ Marquinhos Gabriel: ‘Jogador de muita qualidade’

Técnico do Vasco da Gama, Marcelo Cabo teceu elogios ao meia Marquinhos Gabriel e afirmou que enxerga o jogador como na função de camisa 10.

Léo Matos exalta classificação e comenta assistências contra o Madureira

Autor de duas assistências no jogo contra o Madureira, Léo Matos exaltou a classificação do Vasco da Gama na Taça Rio.

Léo Matos brinca com Marquinhos Gabriel e pede Pix por ‘gol roubado’

Lateral-direito do Vasco da Gama, Léo Matos pediu, em tom irreverente, um depósito via Pix para Marquinhos Gabriel por ter ‘roubado seu gol’

Castan faz 111º jogo pelo Vasco e iguala número obtido no Corinthians

Capitão do Vasco da Gama, Leandro Castan chegou fez seu jogo de número 111 pelo Cruzmaltino contra o Madureira, neste sábado (08).

Veja mais notícias