Vasco leva desvantagem no confronto contra o Criciúma; veja retrospecto
Derrota do Vasco da Gama para o Criciúma, com goleada no primeiro turno, culminou na demissão do técnico Ramón Díaz.
O Vasco visita o Criciúma, no domingo (18), às 16h (de Brasília), no Estádio Heriberto Hülse, querendo melhorar seus retrospecto diante do rival pela Série A do Campeonato Brasileiro. Na história, o Tigre tem mais vitórias pela elite que o Cruzmaltino.
São seis vitórias do Vasco contra sete do Criciúma. O time catarinense passou a frente nos números pela Série A no duelo do primeiro turno quando derrotou, em pleno São Januário, os cariocas por 4 a 0. A partida culminou com a demissão de Ramón Díaz do cargo de treinador.
Antes do confronto deste ano, a última vez que os times se enfrentaram pelo Brasileirão foi em 2013. Naquele ano, os mandantes venceram: os dois jogos foram 3 a 2 a favor dos donos da casa.
Depois disso, Vasco e Criciúma se encontraram em quatro oportunidades pela Série B do Campeonato Brasileiro. Na segundona, são duas vitórias para cada um. O histórico geral traz vantagem ao Vasco: com 12 vitórias contra oito do Tigre. As equipes empataram apenas uma vez em 21 jogos.
Jogando no Heriberto Hülse, o Vasco venceu somente três vezes: em 1997, 2006 e 2022. O duelo de 2006 ocorreu pelas oitavas de final da Copa do Brasil. Na década de 90, a vitória foi pelo Brasileirão, a única do Cruzmaltino na cidade catarinense.
As equipes estão coladas na classificação da Série A do Campeonato Brasileiro. Com 21 jogos disputados, o Vasco aparece na 10ª colocação com 27 pontos. Já o Criciúma jogou uma partida a menos e conquistou 24 pontos.
Fonte: Itatiaia