Vasco lança camisa, mosaico e manifesto em prol da causa LGBTQIA+

Com camisa especial, mosaico e manifesto o Vasco da Gama declarou apoio à causa LGBTQIA+ neste domingo (27).

Camisa lançada pelo Vasco da Gama
Camisa lançada pelo Vasco da Gama

O Vasco da Gama manifestou incondicional à causa LGBTQIA+ neste domingo (27), um dia antes da comemoração do Dia do Orgulho Gay (28 de junho).

A diretoria do Clube lançou uma camisa oficial com a faixa transversal nas cores de um arco-íris, decorou um mosaico com a palavra ‘Respeito’ nas sociais de São Januário, e publicou um manifesto em apoio à causa. A camisa anunciada nas lojas oficiais a R$ 269,99 foi muito vendida durante o dia.

A atitude da diretoria gerou uma verdadeira guerra entre vascaínos nas redes sociais, colocando o nome do Clube entre os assuntos mais comentados no Twitter ao longo do dia. Para muitos, trata-se de lacração e oportunismo para desviar o foco do péssimo momento do time na Série B. Outros defenderam citando a luta histórica do Cruzmaltino em prol de causas minoritárias.

A camisa

Camisa LGBTQIA+ do Vasco
Camisa LGBTQIA+ do Vasco (Foto: reprodução)

O mosaico

Mosaico Vasco respeito
Mosaico Vasco respeito (Foto: Divulgação)

O manifesto

Movimento contra a homofobia e transfobia no esporte brasileiro

O mundo dos esportes não é um espaço que aceite as mudanças com facilidade e leveza. Pudera: o esporte é um reflexo da sociedade que o rodeia e, portanto, reproduz seus estereótipos e práticas, seus valores e preconceitos. Reproduz, enfim, sua inércia.

Mesmo assim, a sociedade muda. E, como reflexo da sociedade em transformação, o futebol também não se mantem imune às suas mudanças. Mas o esporte tem o dever de ir além: o futebol, particularmente, é uma inspiração comum a diversas gerações e deve fazer parte das transformações sociais, rumo a uma sociedade melhor e mais justa.

A homofobia e a transfobia são alguns dos mais graves problemas do nosso tempo e o esporte ainda é, infelizmente, um de seus espaços de mais forte reprodução. O Vasco da Gama assume para si a responsabilidade de se posicionar diante do tema, sem defender aquilo que é cômodo, mas sim aquilo que é correto. O clube será um parceiro daqueles que lutam contra o preconceito relacionado à orientação sexual ou à identidade de gênero de quem quer que seja.

Estamos conscientes de que uma parte das mudanças acontece dentro de nossos próprios muros. Mas estamos dispostos a nos engajar na construção de um Vasco melhor, que reflita o mundo que queremos ver para o futuro próximo: com respeito e dignidade, independentemente de orientação sexual ou identidade de gênero.

Ser parte da mudança – e não do problema – não é simples, já que exige uma mudança de nós mesmos. O Vasco convida clubes, atletas, torcedores, dirigentes, federações e sociedade para um compromisso conjunto de debate acerca da homofobia e da transfobia.

O Vasco de 1923 não aceitou o racismo, naturalizado no século anterior. O Vasco do século XXI se nega a aceitar a homofobia e a transfobia que marcaram o século XX.

Os jogadores usarão o polêmico uniforme no jogo contra o Brusque, que acontece às 21h, em São Januário, pela sétima rodada do Campeonato Brasileiro da Série B. Pressionado, o time comandado por Marcelo Cabo precisa vencer para encostar um pouco mais no G4.

Mais sobre:LGBTQIA+
4 comentários
  • Responder

    Essa diretoria com certeza sáo um bando de g..a..y ou flamenguistas para fazer a torcida passar por essa humilhação tomara que o time perca hj

    • Fora Salgado

  • Responder

    Verfonhaaaaaaaaaaaaaaa

  • Responder

    Vergonha!!! Vergonha!!! Vergonha!!! Vergonha!!! Vergonha!!! Vergonha !!! Vergonha !!! Vergonha !!! Vergonha !!! Vergonha!!! Vergonha !!! Vergonha !!!

Comente

Veja também
Serginho em treino do Vasco
Vasco pretende negociar jogadores sem espaço no elenco

A diretoria do Vasco da Gama pretende negociar pelo menos três jogadores sem espaço no elenco para a próxima temporada.

Adson comemorando gol contra o Internacional
Veja como estão as recuperações dos lesionados no Vasco

O Vasco da Gama terá o período sem jogos para recuperar alguns jogadores lesionados para a próxima temporada.

Paulo Henrique celebra gol contra o Botafogo
Paulo Henrique faz balanço da temporada pelo Vasco e projeta 2025

Titular do Vasco da Gama na reta final da temporada de 2024, Paulo Henrique faz balanço sobre o ano e projeta 2025.

Paulo Pezzolano em treino do Cruzeiro
Vasco abre negociação com Paulo Pezzolano, ex-técnico do Cruzeiro

O Vasco da Gama segue de olho no mercado em busca de um novo comandante para 2025 e abre negociações com Paulo Pezzolano, ex-Cruzeiro.

Coutinho em lance de gol contra o Atlético-MG
Philippe Coutinho sofre desvalorização de mercado em 2024; veja ranking

Philippe Coutinho, do Vasco da Gama, está na lista dos jogadores que mais desvalorizaram na temporada de 2024.