Vasco joga sem centroavante e aposta em nova estratégia de Diniz

Vasco da Gama enfrentou o Mirassol, na estreia do Brasileiro, sem um nove de referência e com mais mobilidade no setor ofensivo.

Andrés Gómez em jogo do Vasco contra o Mirassol
Andrés Gómez em jogo do Vasco contra o Mirassol (Foto: Douglas Moreti/Agência F8/Gazeta Press)

Na estreia do Campeonato Brasileiro, o Vasco apresentou uma mudança importante em sua formação tática na derrota contra o Mirassol. O técnico Fernando Diniz surpreendeu ao abrir mão de um centroavante de referência e escalar a equipe com maior mobilidade no setor ofensivo.

A principal novidade foi a saída de GB, atacante de área com maior presença física e jogo aéreo, para a entrada de Johan Rojas, jogador de características mais criativas e qualidade com a bola nos pés. Com isso, o Gigante da Colina passou a atuar sem um homem fixo na área adversária.

No desenho ofensivo, os quatro jogadores de frente — Coutinho, Rojas, Andrés Gómez e Nuno Moreira — apresentaram muita movimentação, alternando posições constantemente. Na maioria das vezes, Coutinho ou Gómez apareciam jogando mais por dentro do campo. A ideia era ocupar os espaços e chegar até o gol adversário com dinamismo na troca de passes, em vez de apostar em cruzmentos para um centroavante mais fixo dentro da área.

Sem a posse de bola, o Vasco se reorganizava em um 4-4-2. Coutinho e Rojas formavam a primeira linha de pressão, enquanto Andrés Gómez e Nuno Moreira recuavam pelos lados, atuando como alas e ajudando na recomposição defensiva.

A proposta tática mostrou pontos positivos. Apesar de surgir de um cruzamento, o gol vascaíno, inclusive, surgiu exatamente desse conceito: Philippe Coutinho apareceu como elemento surpresa dentro da área para finalizar e balançar as redes. A movimentação constante dificultou a leitura defensiva do adversário e deu mais dinâmica ao ataque cruz-maltino.

Porém, após sofrer a virada, um problema frequente do Vasco se repetiu: o time manteve muita posse de bola, mas teve dificuldade para transformar esse domínio em chances claras de gol. A circulação era intensa, porém pouco efetiva no último terço do campo.

O Cruz-Maltino volta a campo na próxima segunda-feira (2), quando enfrenta o Madureira, às 20h (de Brasília), em São Januário, pela quinta rodada do Campeonato Carioca.

Fonte: Globo Esporte

Comente

Veja também
Jornalista detona postura de Diniz com jogadores do Vasco

Técnico do Vasco da Gama, Fernando Diniz chamou atenção com bronca dada no elenco Cruzmaltino na derrota para o Mirassol.

Tabela do Campeonato Brasileiro 2026; veja a colocação do Vasco

Veja a colocação do Vasco da Gama no Campeonato Brasileiro 2026, e a tabela completa atualizada em tempo real.

Vasco Feminino Sub-20 anuncia novo técnico

Equipe feminina Sub-20 do Vasco da Gama será comandada por um novo treinador no fortalecimento da base em 2026.

Diniz minimiza falha de Lucas Piton em derrota do Vasco para o Mirassol

Fernando Diniz saiu em defesa de Lucas Piton após erro do lateral na derrota do Vasco da Gama para o Mirassol pela estreia do Brasileiro.

Quarteto ofensivo de Diniz não funciona e Vasco sofre na estreia do Brasileiro

Técnico do Vasco da Gama, Diniz optou por testar uma formação diferente daquela que iniciou a temporada no Campeonato Carioca.

Torcida do Vasco perde a paciência e elege culpado por derrota para o Mirassol

Vasco da Gama estreou no Campeonato Brasileiro 2026 com uma derrota de virada para a equipe do Mirassol fora de casa.

Velhos erros voltam a assombrar o Vasco no início do Brasileiro

Vasco da Gama cometeu falhas defensivas que culminaram na derrota para o Mirassol, na estreia do Brasileiro.

Diniz revela expectativa por estreia de reforços e cita Cuiabano e Spinelli

Fernando Diniz analisou os novos jogadores do Vasco da Gama, além de falar sobre os possíveis reforços para o time.

Vasco é o clube do Brasil que mais faturou com vendas em 2026

Com a transferência de Rayan ao Bournemouth e outros ativos, o Vasco da Gama é o Clube brasileiro que mais faturou com vendas em 2026.

Diniz se manifesta após bronca no elenco e cita episódio com Rayan

Fernando Diniz explica bronca no elenco em Mirassol x Vasco da Gama e cita que os jogadores entendem seu jeito energético.

Sair da versão mobile