Vasco intensifica discussões da SAF com consultorias e diálogo com opositores

Vasco da Gama vem atuando nos bastidores para fortalecer o processo de transformação do futebol em sociedade anônima.

Jorge Salgado, Antônio Peralta e Eduardo Ferreira em São Januário
Jorge Salgado, Antônio Peralta e Eduardo Ferreira em São Januário (Foto: João Pedro Isidro/Vasco)

A diretoria do Vasco trabalha em três frentes para acelerar o quanto pode o processo para transformar seu futebol em sociedade anônima. Além das consultorias jurídica e de valoração da marca, em andamento, o clube tenta convencer opositores da necessidade de tomar o caminho, já escolhido por Botafogo e Cruzeiro, para sair da crise.

Na sexta-feira, o presidente Jorge Salgado esteve com duas lideranças de oposição: Julio Brant, cabeça da “Sempre Vasco”, segundo grupo mais numeroso no Conselho Deliberativo, e Luis Manuel Fernandes, grande benemérito. Nas conversas, defendeu a SAF como única opção para o cruz-maltino se livrar da asfixia financeira.

Salgado ouviu de Brant a sugestão de que o clube se abrisse para o recebimento de investimentos imediatos no futebol, que seriam vinculados à sociedade anônima a ser constituída posteriormente. A proposta foi rechaçada pela diretoria. Já Fernandes, favorável à SAF, pediu que a diretoria ofereça mais informações sobre a mudança antes de levar a discussão adiante.

– É uma pauta que está muito embrionária. O Conselho de Beneméritos levantou dez pontos para serem esclarecidos há um mês. Ainda não tivemos resposta — afirmou.

O clube aguarda o resultado das consultorias contratadas para dar mais detalhes do que espera com a SAF. A Veirano Advogados já terminou um parecer jurídico, sobre como a lei pode ser aplicada ao Vasco e ao tipo de endividamento do clube. Está agora debruçada na elaboração do estatuto da SAF. Já a KPMG faz a valoração de todos os ativos do Vasco que seriam repassados para a SAF — com esse estudo, o clube quer alinhar um número mínimo de investimento caso surja interessados na compra das ações.

De acordo com Carlos Roberto Osório, vice-presidente do clube, já ocorreram sondagens do mercado depois que o Vasco manifestou o desejo de aderir à SAF, em novembro passado.

– É natural, uma vez que o Vasco, dos cinco clubes nacionais do Brasil, é o único que sinalizou esse desejo.

Com os trabalhos das consultorias finalizados, o presidente Jorge Salgado deve convidar os outros poderes do clube para uma reunião em que apresentará um primeiro esboço de como imagina a implementação da SAF vascaína. O clube convidou membros do Conselho Deliberativo e beneméritos para acompanhar e opinar sobre o processo.

Ao sócio e ao torcedor em geral, a VascoTV deve produzir um programa em que Roberto Duque Estrada, vice-presidente do clube e membro do grupo executivo que participa das consultorias da SAF, explica com mais detalhes uma possível mudança.

Entrave estatutário

Paralelamente, o Vasco elabora reforma estatutária que preveja a possibilidade de o futebol ser transferido para uma sociedade anônima. Existem discordâncias internas sobre a necessidade de mudança no texto. Parte da diretoria defende que não é preciso. Outros pensam que é. Fernandes discutiu o tema com Salgado em sua conversa:

– O presidente sugeriu, e acho válido, que se antecipe a mudança referente à SAF no estatuto e depois se discuta as outras alterações.

Com a proposta de, inicialmente, ser o dono dos ativos da SAF, o clube efetivamente tenta adiantar o processo para ter condições de atrair bons investidores.

Porém, depois de elaborado o projeto — que deverá estipular qual será o percentual do clube nos ativos da SAF — o Vasco terá de votar a pauta tanto no Conselho Deliberativo quanto na Assembleia Geral.

Fonte: O Globo

1 comentário
  • Responder

    Não há necessidade de SAF.
    É só entregar o Vasco nas mãos de pessoas responsável, e junto com a torcida, nos colocamos o Vasco no seu devido lugar.
    chega de aventureiros na presidência do Vasco.

Comente

Veja também
Vasco pode ter mudanças para enfrentar o Lanús

Com possível retorno de Tchê Tchê, Fábio Carille deve promover alterações na equipe titular do Vasco da Gama para enfrentar o Lanús.

Veja os jogadores que mais atuaram sob o comando de Carille no Vasco

Alguns jogadores do Vasco da Gama tem prestígio com Fábio Carille e lideram lista com maior números de partidas em 2025.

Vitória contra o Lanús pode aliviar pressão interna sobre Carille

Além de garantir a liderança do Grupo G, vitória sobre o Lanús pode aliviar pressão interna no Vasco da Gama sobre Fabio Carille.

Confira as datas e horários dos jogos de Vasco x São José pelas oitavas de final do NBB

Classificado para as oitavas de final da NBB, o Vasco da Gama enfrenta o São José Basketball e a Liga Nacional define datas.

Lanús chega pressionado e com problemas no elenco para enfrentar o Vasco

Próximo adversário do Vasco da Gama na Sul-Americana, Lanús chega com técnico pressionado e vários desfalques.

Vasco lamenta morte do Papa Francisco

Nesta segunda-feira (21), Vaticano anuncia falecimento do Papa Francisco, aos 88 anos, e Vasco da Gama lamenta.

Vasco não quer priorizar competições, mas sequência de jogos preocupa

A sequência de jogos do Vasco começa a desgastar os jogadores, mas Carille diz que usará o que tiver de melhor contra o Lanús

Vasco aciona o América-MG na Justiça por venda de atleta

O Vasco da Gama quer o pagamento de R$ 1,3 milhão, valor referente a uma multa prevista em contrato, no tocante à negociação.

Fabrício Bruno desfalca o Cruzeiro contra o Vasco

O zagueiro Fabrício Bruno recebeu o terceiro cartão amarelo e está fora do jogo contra o Vasco da Gama, no próximo domingo.

Loide Augusto perde espaço no Vasco após más atuações

Atacante não convenceu na oportunidades recebidas e vê outras opções serem testadas por Fábio Carille no Vasco da Gama.

Sair da versão mobile