Vasco intensifica discussões da SAF com consultorias e diálogo com opositores

Vasco da Gama vem atuando nos bastidores para fortalecer o processo de transformação do futebol em sociedade anônima.

Jorge Salgado, Antônio Peralta e Eduardo Ferreira em São Januário
Jorge Salgado, Antônio Peralta e Eduardo Ferreira em São Januário (Foto: João Pedro Isidro/Vasco)

A diretoria do Vasco trabalha em três frentes para acelerar o quanto pode o processo para transformar seu futebol em sociedade anônima. Além das consultorias jurídica e de valoração da marca, em andamento, o clube tenta convencer opositores da necessidade de tomar o caminho, já escolhido por Botafogo e Cruzeiro, para sair da crise.

Na sexta-feira, o presidente Jorge Salgado esteve com duas lideranças de oposição: Julio Brant, cabeça da “Sempre Vasco”, segundo grupo mais numeroso no Conselho Deliberativo, e Luis Manuel Fernandes, grande benemérito. Nas conversas, defendeu a SAF como única opção para o cruz-maltino se livrar da asfixia financeira.

Salgado ouviu de Brant a sugestão de que o clube se abrisse para o recebimento de investimentos imediatos no futebol, que seriam vinculados à sociedade anônima a ser constituída posteriormente. A proposta foi rechaçada pela diretoria. Já Fernandes, favorável à SAF, pediu que a diretoria ofereça mais informações sobre a mudança antes de levar a discussão adiante.

– É uma pauta que está muito embrionária. O Conselho de Beneméritos levantou dez pontos para serem esclarecidos há um mês. Ainda não tivemos resposta — afirmou.

O clube aguarda o resultado das consultorias contratadas para dar mais detalhes do que espera com a SAF. A Veirano Advogados já terminou um parecer jurídico, sobre como a lei pode ser aplicada ao Vasco e ao tipo de endividamento do clube. Está agora debruçada na elaboração do estatuto da SAF. Já a KPMG faz a valoração de todos os ativos do Vasco que seriam repassados para a SAF — com esse estudo, o clube quer alinhar um número mínimo de investimento caso surja interessados na compra das ações.

De acordo com Carlos Roberto Osório, vice-presidente do clube, já ocorreram sondagens do mercado depois que o Vasco manifestou o desejo de aderir à SAF, em novembro passado.

– É natural, uma vez que o Vasco, dos cinco clubes nacionais do Brasil, é o único que sinalizou esse desejo.

Com os trabalhos das consultorias finalizados, o presidente Jorge Salgado deve convidar os outros poderes do clube para uma reunião em que apresentará um primeiro esboço de como imagina a implementação da SAF vascaína. O clube convidou membros do Conselho Deliberativo e beneméritos para acompanhar e opinar sobre o processo.

Ao sócio e ao torcedor em geral, a VascoTV deve produzir um programa em que Roberto Duque Estrada, vice-presidente do clube e membro do grupo executivo que participa das consultorias da SAF, explica com mais detalhes uma possível mudança.

Entrave estatutário

Paralelamente, o Vasco elabora reforma estatutária que preveja a possibilidade de o futebol ser transferido para uma sociedade anônima. Existem discordâncias internas sobre a necessidade de mudança no texto. Parte da diretoria defende que não é preciso. Outros pensam que é. Fernandes discutiu o tema com Salgado em sua conversa:

– O presidente sugeriu, e acho válido, que se antecipe a mudança referente à SAF no estatuto e depois se discuta as outras alterações.

Com a proposta de, inicialmente, ser o dono dos ativos da SAF, o clube efetivamente tenta adiantar o processo para ter condições de atrair bons investidores.

Porém, depois de elaborado o projeto — que deverá estipular qual será o percentual do clube nos ativos da SAF — o Vasco terá de votar a pauta tanto no Conselho Deliberativo quanto na Assembleia Geral.

Fonte: O Globo

1 comentário
  • Responder

    Não há necessidade de SAF.
    É só entregar o Vasco nas mãos de pessoas responsável, e junto com a torcida, nos colocamos o Vasco no seu devido lugar.
    chega de aventureiros na presidência do Vasco.

Comente

Veja também
Próximos jogos do Vasco da Gama

Veja os próximos jogos da equipe do Vasco da Gama que serão disputados em vários campeonatos na próxima temporada.

Jornalista afirma que Fábio Carille é melhor que Filipe Luís

O jornalista Elia Júnior colocou Carille na frente de Filipe Luís, e pontuou que o técnico do Flamengo está no início da carreira.

Tchê Tchê, Payet e Lemos seguem fora; Adson pode voltar contra o Lanús

O atacante Adson treinou normalmente nesta segunda-feira e deve estar na lista de relacionados do Vasco contra o Lanús.

Vasco pode ter mudanças para enfrentar o Lanús

Com possível retorno de Tchê Tchê, Fábio Carille deve promover alterações na equipe titular do Vasco da Gama para enfrentar o Lanús.

Veja os jogadores que mais atuaram sob o comando de Carille no Vasco

Alguns jogadores do Vasco da Gama tem prestígio com Fábio Carille e lideram lista com maior números de partidas em 2025.

Vitória contra o Lanús pode aliviar pressão interna sobre Carille

Além de garantir a liderança do Grupo G, vitória sobre o Lanús pode aliviar pressão interna no Vasco da Gama sobre Fabio Carille.

Confira as datas e horários de Vasco x São José pelas oitavas de final do NBB

Classificado para as oitavas de final da NBB, o Vasco da Gama enfrenta o São José Basketball e a Liga Nacional define datas.

Lanús chega pressionado e com problemas no elenco para enfrentar o Vasco

Próximo adversário do Vasco da Gama na Sul-Americana, Lanús chega com técnico pressionado e vários desfalques.

Vasco lamenta morte do Papa Francisco

Nesta segunda-feira (21), Vaticano anuncia falecimento do Papa Francisco, aos 88 anos, e Vasco da Gama lamenta.

Vasco não quer priorizar competições, mas sequência de jogos preocupa

A sequência de jogos do Vasco começa a desgastar os jogadores, mas Carille diz que usará o que tiver de melhor contra o Lanús