Vasco inicia série de confrontos diretos no Brasileiro; retrospecto é negativo

O Vasco da Gama não tem bom retrospecto quando enfrenta times que também estão na segunda metade da tabela.

Ramón Díaz durante Vasco x Fortaleza
Ramón Díaz durante Vasco x Fortaleza (Foto: André Durão/ge)

O Vasco vai iniciar, nesta quinta-feira (26), contra o Internacional, às 19h, em São Januário, uma série de confrontos diretos na luta contra o rebaixamento no Campeonato Brasileiro. Seis dos últimos dez jogos do Cruz-Maltino nesta reta final da competição serão contra times que estão na segunda metade da tabela do Brasileirão, a começar pelo duelo com o Colorado, válido pela 29ª rodada. E isso tem sido um problema para o Vasco neste Brasileiro.

Até o momento, o Vasco já fez 12 partidas contra os times que estão na segunda metade da tabela do Campeonato Brasileiro. E teve apenas três vitórias, dois empates e assustadoras sete derrotas – muitas delas em casa, para Bahia, Cruzeiro, Santos e Goiás. Estes números representam um aproveitamento de apenas 30,5%, que puxa para baixo a campanha do Vasco no Campeonato Brasileiro.

Já contra os dez primeiros colocados do Brasileirão, o Vasco conseguiu ter um desempenho melhor. Em 14 partidas, foram cinco vitórias, três empates e seis derrotas – um aproveitamento de 42,8%, que deixaria o Cruz-Maltino na 12ª colocação da competição. Até o momento, o Vasco bateu o Grêmio, duas vezes o Atlético-MG, o Fluminense e, mais recentemente, o Fortaleza.

O Inter, adversário desta quinta-feira, vem de uma goleada história por 7 a 1 sobre o Santos, e respirou um pouco no Brasileiro. Mas o Colorado ainda não vive uma situação tranquila na competição. O clube gaúcho é 14º colocado, com 35 pontos, apenas cinco na frente do próprio Vasco, que tem 30 e é o primeiro time na zona de rebaixamento. Uma vitória vascaína em São Januário pode trazer o Colorado de volta para perto do Z-4.

Depois do Inter, o Vasco ainda encara, na sequência, o Goiás (16º colocado), no próximo domingo (29), na Serrinha e, na rodada seguinte, na quinta-feira (2), o Cuiabá (11º), na Arena Pantanal. Ainda nesta reta final de Campeonato Brasileiro, o Cruz-Maltino também enfrenta o Cruzeiro (12º), América-MG (20º) e Corinthians (13º).

Ramón Diaz coloca do Inter na briga com o Vasco

Depois da derrota para o Flamengo, no último domingo, no Maracanã, o técnico Ramón Diaz falou sobre a partida contra o Inter. E relembrou que, antes da goleada sobre o Santos, o adversário desta quinta também vivia uma situação delicada.

– Vamos tratar de os recuperar no pouco tempo que teremos. O Internacional vem de uma grande vitória (por 7 a 1 contra o Santos), mas também estava numa situação complicada, como todos que estão separados por quatro, três ou dois pontos. Seguramente, vamos tentar conseguir o resultado que são os três pontos – afirmou Ramón Diaz.

Recentemente, em outra coletiva, o técnico argentino já havia ressaltado o equilíbrio e a pequena diferença de pontos entre os clubes que lutam contra o rebaixamento no Brasileirão. Tirando América-MG e Coritiba, que já estão muito atrás e precisam de milagres para não serem rebaixados, apenas sete pontos separam Santos (18º) e o Cuiabá (11º).

Este equilíbrio na briga contra o rebaixamento fez o Vasco sair e voltar para a zona do rebaixamento duas vezes nas últimas semanas. Depois da vitória sobre o América-MG, no final de setembro, em jogo atrasado, o Cruz-Maltino conseguiu passar uma semana fora do Z-4. Na rodada seguinte, com a derrota para o Santos, voltou para a zona. Já na última semana, após vencer o Fortaleza, o Cruz-Maltino deixou novamente o Z-4, mas já voltou com a derrota para o Flamengo.

Nesta montanha-russa de emoções, o Vasco tenta manter a campanha de recuperação que vive desde a chegada do técnico Ramón Diaz. Mas, para deixar de vez a zona do rebaixamento, o Cruz-Maltino vai precisar melhorar o seu desempenho contra os adversários diretos na luta para escapar do Z-4.

Números do Vasco em confrontos diretos contra o rebaixamento

  • Jogos: 12
  • Vitórias: 3
  • Empates: 2
  • Derrotas: 7
  • Gols marcados: 12
  • Gols sofridos: 16
  • Aproveitamento: 30,5%

Fonte: Trivela

Estamos no Google NotíciasSiga-nos!
1 comentário
  • Responder

    Com Medel na zaga a tendência é manter o retrospecto.

Comente

Veja também
Euriquinho enquanto era dirigente do Vasco
Euriquinho classifica venda do Vasco como ‘maior assalto da história do futebol brasileiro’

Euriquinho contestou a ideia de que o Vasco não tinha solução e revelou como o contrato com a 777 Partners foi lido na época.

Euriquinho durante participação no podcast Fora de Jogo
Euriquinho revela que Vasco vai falir e diz que consequências do contrato são seríssimas

Criticando o negócio feito pela gestão Jorge Salgado, ele diz que o Clube vai acabar se não houver uma mudança radical.

Vasco conquista a Copa Rio Sub-20
Vasco goleia o Flamengo e é campeão da Copa Rio Sub-20

O Vasco da Gama goleou o Flamengo pelo placar de 4×1 em São Januário e foi campeão invicto na Copa Rio Sub-20.

João Victor em São Januário
Panela de gringos e João Victor querendo sair marcaram desgaste de Ramón Díaz em SJ

Ramón e Emiliano já vinha sendo questionado no Vasco da Gama por comportamentos e escolhas dentro e fora de campo.

Emiliano e Ramón durante Fluminense x Vasco
Ramón e Emiliano teriam ficados surpresos com o ‘sim’ do Vasco ao pedido de demissão

Ramón e Emiliano Díaz esperavam que a diretoria do Vasco da Gama tentassem demovê-los da ideia de deixar o Clube.