Vasco inicia nova era com a SAF e detalhes separam da venda à 777 Partners

O jogo contra o Bahia será o primeiro do Vasco da Gama como SAF e venda à 777 Partners deve ser oficializada semana que vem.

Executivos da 777 Partners se tornaram sócios do Vasco
Executivos da 777 Partners se tornaram sócios do Vasco (Foto: Rafael Ribeiro/Vasco)

No final das contas, apesar do atraso em função da dívida que precisou ser acertada na Federação do Rio, o rito da transição do Vasco da Gama em Sociedade Anônima de Futebol deu certo. O clube está prestes a inaugurar uma nova era e se prepara para fazer sua primeira partida sob o registro da SAF.

A SAF foi registrada na CBF na sexta-feira. Em seguida, os contratos de todos os jogadores foram transferidos do Club de Regatas Vasco da Gama para o Vasco da Gama SAF. Até o fechamento dessa reportagem, 38 atletas já estavam registrados sob a inscrição da nova agremiação.

Trata-se de um momento histórico. Passados 123 anos desde sua fundação, o futebol do Vasco deixa o modelo associativo para trás e vai entrar em campo como uma empresa privada. 100% das ações dessa companhia ainda pertencem ao Vasco – a venda dos 70% para a 777 Partners será provavelmente efetuada apenas na semana que vem.

Uma vez repassados os 70%, a 777 passa a ter o controle sobre o departamento de futebol do Vasco, o que significa que o presidente Jorge Salgado deixa de ter ingerência absoluta – ele ocupará uma das cadeiras no Conselho Administrativo enquanto seu mandato estiver em vigor. O ge informou na sexta que outro nome também está confirmado no organograma da SAF: o de Lúcio Barbosa, diretor financeiro.

Don Dransfield, CEO da 777 Football Group, está no topo desse organograma: é sob o guarda-chuva dele que estão todos os clubes da holding, como Genoa (Itália), Red Star (França), Standard Liège (Bélgica) e em breve o Vasco. Abaixo dele encontra-se o alemão Johannes Spors, diretor-esportivo da empresa. E Paulo Bracks, ex-dirigente do Internacional, será o diretor-esportivo da SAF do Vasco em específico e o homem de confiança da 777 no clube para gerir o futebol.

De acordo com o contrato selado entre as partes, a 777 Partners vai transferir R$ 120 milhões para a SAF ainda este ano, o que deve acontecer imediatamente depois que a venda dos 70% for efetuada. O Vasco conta com esse dinheiro para fechar as folhas salariais do mês que vem e arcar com os custos do dia a dia.

Bahia e Vasco se enfrentam neste domingo, às 16h (de Brasília), na Arena Fonte Nova, em jogo válido pela 26ª rodada da Série B do Brasileirão.

Fonte: Globo Esporte

Mais sobre:777 PartnersSAF
Comente

Veja também
Gabriel Pec celebra gol pelo Vasco
Gabriel Pec revela desejo de voltar ao Vasco

Atacante revelado no Vasco da Gama, Gabriel Pec tem sido um dos destaques do LA Galaxy, dos Estados Unidos.

Troféu da Copa do Brasil
Vasco tinha confiança em reverter datas das semis da Copa do Brasil

Decisão do STJD na última sexta-feira (11) manteve os jogos no fim de semana e frustrou os planos do Vasco da Gama.

Vegetti em ação pelo Vasco contra o São Paulo
Vaso não vence o São Paulo no Morumbi há 12 anos

Próximo adversário do Vasco da Gama no Brasileiro, São Paulo mantém tabu de mais de uma década contra o Cruzmaltino no Morumbi.

Rafael Paiva em jogo contra o Atlético-GO
Desfalques no ataque do Vasco fazem Rafael Paiva buscar soluções no elenco 

Técnico do Vasco da Gama, Rafael Paiva quebra a cabeça para definir o setor ofensivo da equipe após baixas por lesões.

Léo Jacó comemora gol do título carioca sub-20 pelo Vasco
Carrasco de rivais, Léo Jacó cumpre profecia em título do Vasco sobre o Flamengo

Herói do título do Vasco da Gama contra o Flamengo, pelo Carioca Sub-20, o atacante Léo Jacó marcou o gol que garantiu a conquista.