Vasco inicia nova era com a SAF e detalhes separam da venda à 777 Partners
O jogo contra o Bahia será o primeiro do Vasco da Gama como SAF e venda à 777 Partners deve ser oficializada semana que vem.
No final das contas, apesar do atraso em função da dívida que precisou ser acertada na Federação do Rio, o rito da transição do Vasco da Gama em Sociedade Anônima de Futebol deu certo. O clube está prestes a inaugurar uma nova era e se prepara para fazer sua primeira partida sob o registro da SAF.
A SAF foi registrada na CBF na sexta-feira. Em seguida, os contratos de todos os jogadores foram transferidos do Club de Regatas Vasco da Gama para o Vasco da Gama SAF. Até o fechamento dessa reportagem, 38 atletas já estavam registrados sob a inscrição da nova agremiação.
Trata-se de um momento histórico. Passados 123 anos desde sua fundação, o futebol do Vasco deixa o modelo associativo para trás e vai entrar em campo como uma empresa privada. 100% das ações dessa companhia ainda pertencem ao Vasco – a venda dos 70% para a 777 Partners será provavelmente efetuada apenas na semana que vem.
Uma vez repassados os 70%, a 777 passa a ter o controle sobre o departamento de futebol do Vasco, o que significa que o presidente Jorge Salgado deixa de ter ingerência absoluta – ele ocupará uma das cadeiras no Conselho Administrativo enquanto seu mandato estiver em vigor. O ge informou na sexta que outro nome também está confirmado no organograma da SAF: o de Lúcio Barbosa, diretor financeiro.
Don Dransfield, CEO da 777 Football Group, está no topo desse organograma: é sob o guarda-chuva dele que estão todos os clubes da holding, como Genoa (Itália), Red Star (França), Standard Liège (Bélgica) e em breve o Vasco. Abaixo dele encontra-se o alemão Johannes Spors, diretor-esportivo da empresa. E Paulo Bracks, ex-dirigente do Internacional, será o diretor-esportivo da SAF do Vasco em específico e o homem de confiança da 777 no clube para gerir o futebol.
De acordo com o contrato selado entre as partes, a 777 Partners vai transferir R$ 120 milhões para a SAF ainda este ano, o que deve acontecer imediatamente depois que a venda dos 70% for efetuada. O Vasco conta com esse dinheiro para fechar as folhas salariais do mês que vem e arcar com os custos do dia a dia.
Bahia e Vasco se enfrentam neste domingo, às 16h (de Brasília), na Arena Fonte Nova, em jogo válido pela 26ª rodada da Série B do Brasileirão.
Fonte: Globo Esporte