Vasco homenageia os 100 anos da Resposta Histórica nos jogos desta quinta-feira
O Vasco da Gama começará a série de homenagens ao centenário da Resposta Histórica, símbolo da luta contra o racismo.
Em 2024, o Vasco da Gama comemora os 100 da Resposta Histórica, a carta em que se negou a retirar jogadores negros, pobres e operários do elenco, para continuar nas competições da AMEA.
Como não poderia ser diferente, será um ano de homenagens ao momento marcante e as homenagens começam nesta quinta-feira (18). Nos dois jogos do dia, as equipes entrarão em campo com nomes do combate ao racismo.
As camisas estarão com homenagens aos Camisas Negras, esquadrão campeão do Campeonato Carioca de 1923, e que inspirou tantas gerações. Outras personalidades da luta contra o preconceito também serão celebradas nos primeiros jogos do ano.
Contra Boavista, pela primeira rodada do Campeonato Carioca, e San Lorenzo, pela estreia no torneio Serie Río de La Plata, a equipe principal e alternativa do Vasco vão a campo com os seguintes nomes na camisa:
- Nelson da Conceição
- Albanito (Leitão)
- Mingote (Domingos Vicente Passini Filho)
- Nicolino (João Baptista Soares)
- Claudionor (Bolão)
- Artur
- Paschoal
- Torterolli (Nicomedes Conceição)
- Arlindo
- Alipio M. (Negrito)
- Cecy (Sylvio Moreira)
No braço das camisas, ainda terá um patch comemorativo, dizendo: “Lutaremos por esse ideal até o fim”, como pode ser observado abaixo:
Leilão
Depois das partidas, as camisas utilizadas serão leiloadas na plataforma Play For a Cause, e os recursos obtidos serão convertidos para o Observatório da Discriminação Facial, parceiro da iniciativa. Portanto, o dinheiro terá como destino o combate diário contra o racismo.