Vasco homenageia Dinamite com luzes, mosaico e bandeirões em São Januário

Ídolo do Vasco da Gama, Roberto Dinamite ganhou uma grande festa na partida entre o Cruzmaltino e o Sport, pelo Brasileiro.

Vasco x Sport - Homenagem Roberto Dinamite
Vasco x Sport - Homenagem Roberto Dinamite (Foto: André Durão)

Um dos maiores nomes da história do Vasco e do futebol brasileiro, Roberto Dinamite faria 71 anos neste domingo, 13 de abril. Em homenagem ao craque, que morreu em 2023, o clube fez uma grande festa em São Januário neste sábado, antes do jogo contra o Sport, pelo Campeonato Brasileiro. O tributo contou com show de luzes, bandeirões, cantos da torcida e camisas com patch customizado.

As honrarias começaram com um show de luzes. Todos os refletores do estádio foram apagados, deixando apenas a iluminação sobre a estátua de Dinamite que fica à beira do campo. Em seguida, familiares de Dinamite entraram no gramado e se juntaram a torcedores que carregavam bandeiras e puxavam cânticos em homenagem ao ex-jogador.

As arquibancadas também faziam a festa com gritos de: “ah, é Dinamite”. Dois bandeirões foram erguidos. Em um deles, havia uma imagem do craque à época de jogador, com a inscrição: “Dinamite Eterno”.

Os jogadores do Vasco também participam do tributo, carregando no peito um patch com uma ilustração de Dinamite. Os uniformes vão ser leiloados em parceria com a Play For a Cause. A renda vai ser convertida para a Cidade de Deus, favela que margeia o CT Moacyr Barbosa.

Roberto Dinamite morreu no dia 8 de janeiro de 2023, aos 68 anos. Ele vinha lutando contra um tumor no intestino desde o fim de 2021, teve uma piora no quadro e foi internado no hospital da Unimed, no Rio de Janeiro

Carlos Roberto de Oliveira nasceu em 13 de abril de 1954, em Duque de Caxias (RJ). Aos 17 anos ele recebeu o apelido que carregou até o fim da vida. Ao fazer seu primeiro gol pelo Vasco, na vitória por 2 a 0 sobre o Internacional, a manchete do Jornal dos Sports do dia seguinte marcou: “Garoto-dinamite explodiu”.

Roberto fez 708 gols em 1.110 jogos pelo Vasco. Ao todo, foram 190 gols marcados no Campeonato Brasileiro, o que faz dele o maior artilheiro da história da competição – em 2024, o artilheiro da edição do Brasileirão ganhou pela primeira vez o Troféu Roberto Dinamite.

Pelo Vasco, conquistou um Campeonato Brasileiro (1974) e cinco Campeonatos Cariocas (1977, 1982, 1987, 1988 e 1992).

Dezesseis anos após a aposentadoria, ele foi eleito presidente do Vasco, em 2008. Neste ano o Vasco chegou ao seu primeiro rebaixamento. Em 2009, o clube retornou à elite com título. E, em 2011, conquistou a Copa do Brasil, última taça a nível nacional. Depois, mais uma queda para a segundona, em 2013. Um ano antes do fim do mandato.

Ainda assim, a idolatria a Roberto persistiu. Em outubro de 2021, um programa de financiamento coletivo arrecadou R$ 190 mil para a construção de sua estátua em São Januário. O monumento foi inaugurado em 28 de abril de 2022, com grande festa.

A festa deste sábado, dois anos depois de sua morte, mostra que a conexão entre Roberto, Vasco e São Januário continua viva.

Fonte: Globo Esporte

Comente

Veja também
Pedro Raul reencontra o Vasco após passagem conturbada pelo Clube

Hoje no Ceará, o atacante Pedro Raul reencontra o Vasco da Gama vivendo momento de redenção no clube cearense.

Confira os fatores que deixaram Vegetti ainda mais letal no Vasco

O atacante Vegetti tem início avassalador com a camisa do Vasco nesta temporada em todas as competições disputadas.

João Victor se firma na zaga e cumpre meta pessoal no Vasco

Após recorde negativo em 2024, o zagueiro João Victor atuou em 16 partidas até o momento pelo Vasco sem ser expulso.

Olho no rival! Escalação do Ceará para o jogo contra o Vasco

Confira a escalação do Ceará para o jogo contra o Vasco da Gama, que acontece neste segunda-feira, pelo Brasileiro.

Confira quais canais transmitem o jogo entre Ceará e Vasco  

Confira quais canais transmitem o jogo entre Ceará e Vasco da Gama nesta terça-feira, pela 4ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Definida a arbitragem para o jogo entre Ceará e Vasco

Confira a arbitragem para o jogo entre Ceará e Vasco da Gama nesta terça-feira, no Maracanã, pela 4ª rodada do Brasileiro.

Payet pode ganhar tiularidade no Vasco contra o Ceará

Com Coutinho preservado, o meia Payet pode ganhar vaga no time titular do Vasco da Gama que enfrentará o Ceará.

É hoje! Vasco enfrenta o Ceará às 21:30 na Arena Castelão pelo Brasileiro

Jogo entre Ceará e Vasco da Gama acontece nesta terça-feira, as 21h30min, válido pela 4ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Escalação do Vasco contra o Ceará

Confira a escalação do Vasco para o jogo desta terça-feira contra o Ceará, na Arena Castelão, pelo Campeonato Brasileiro.

Vasco e Ceará se reencontram pelo Brasileiro após mais de 4 anos

O último duelo entre Vasco e Ceará foi no dia 30 de novembro de 2020, onde os cearenses venceram por 4×1, pelo Brasileiro.

Sair da versão mobile