Vasco homenageia Dinamite com luzes, mosaico e bandeirões em São Januário

Ídolo do Vasco da Gama, Roberto Dinamite ganhou uma grande festa na partida entre o Cruzmaltino e o Sport, pelo Brasileiro.

Vasco x Sport - Homenagem Roberto Dinamite
Vasco x Sport - Homenagem Roberto Dinamite (Foto: André Durão)

Um dos maiores nomes da história do Vasco e do futebol brasileiro, Roberto Dinamite faria 71 anos neste domingo, 13 de abril. Em homenagem ao craque, que morreu em 2023, o clube fez uma grande festa em São Januário neste sábado, antes do jogo contra o Sport, pelo Campeonato Brasileiro. O tributo contou com show de luzes, bandeirões, cantos da torcida e camisas com patch customizado.

As honrarias começaram com um show de luzes. Todos os refletores do estádio foram apagados, deixando apenas a iluminação sobre a estátua de Dinamite que fica à beira do campo. Em seguida, familiares de Dinamite entraram no gramado e se juntaram a torcedores que carregavam bandeiras e puxavam cânticos em homenagem ao ex-jogador.

As arquibancadas também faziam a festa com gritos de: “ah, é Dinamite”. Dois bandeirões foram erguidos. Em um deles, havia uma imagem do craque à época de jogador, com a inscrição: “Dinamite Eterno”.

Os jogadores do Vasco também participam do tributo, carregando no peito um patch com uma ilustração de Dinamite. Os uniformes vão ser leiloados em parceria com a Play For a Cause. A renda vai ser convertida para a Cidade de Deus, favela que margeia o CT Moacyr Barbosa.

Roberto Dinamite morreu no dia 8 de janeiro de 2023, aos 68 anos. Ele vinha lutando contra um tumor no intestino desde o fim de 2021, teve uma piora no quadro e foi internado no hospital da Unimed, no Rio de Janeiro

Carlos Roberto de Oliveira nasceu em 13 de abril de 1954, em Duque de Caxias (RJ). Aos 17 anos ele recebeu o apelido que carregou até o fim da vida. Ao fazer seu primeiro gol pelo Vasco, na vitória por 2 a 0 sobre o Internacional, a manchete do Jornal dos Sports do dia seguinte marcou: “Garoto-dinamite explodiu”.

Roberto fez 708 gols em 1.110 jogos pelo Vasco. Ao todo, foram 190 gols marcados no Campeonato Brasileiro, o que faz dele o maior artilheiro da história da competição – em 2024, o artilheiro da edição do Brasileirão ganhou pela primeira vez o Troféu Roberto Dinamite.

Pelo Vasco, conquistou um Campeonato Brasileiro (1974) e cinco Campeonatos Cariocas (1977, 1982, 1987, 1988 e 1992).

Dezesseis anos após a aposentadoria, ele foi eleito presidente do Vasco, em 2008. Neste ano o Vasco chegou ao seu primeiro rebaixamento. Em 2009, o clube retornou à elite com título. E, em 2011, conquistou a Copa do Brasil, última taça a nível nacional. Depois, mais uma queda para a segundona, em 2013. Um ano antes do fim do mandato.

Ainda assim, a idolatria a Roberto persistiu. Em outubro de 2021, um programa de financiamento coletivo arrecadou R$ 190 mil para a construção de sua estátua em São Januário. O monumento foi inaugurado em 28 de abril de 2022, com grande festa.

A festa deste sábado, dois anos depois de sua morte, mostra que a conexão entre Roberto, Vasco e São Januário continua viva.

Fonte: Globo Esporte

Comente

Veja também
Veja as dúvidas e as opções do Vasco para o clássico contra o Flamengo

Fabio Carille segue com dúvidas para montar a equipe titular do Vasco da Gama para o clássico contra o Flamengo.

Confira datas e horários dos jogos entre Vasco e Operário-PR pela Copa do Brasil

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) define data dos confrontos de ida e volta da terceira fase da Copa do Brasil.

Reta final! Veja quando o contrato de Payet com o Vasco termina

Payet não deve ter contrato renovado com o Vasco da Gama; confira qual prazo de encerramento do vínculo do francês.

Vasco recebe lideranças indígenas em São Januário

Grupo Cultural Tiwa Fulni-ô visitou o Complexo de São Januário e conversou com os alunos do Colégio Vasco da Gama.

Inteligência Artificial aponta vencedor de Vasco x Flamengo

Vasco da Gama e Flamengo se enfrentam neste sábado (19), às 18h30, no Maracanã, pela quinta rodada do Brasileiro.

Vampeta decreta destino de Carille no Vasco

Comentarista da Jovem Pan, Vampeta cravou o que irá acontecer com o técnico Fábio Carille no Vasco da Gama.

Cicinho afirma que Vasco vai brigar para não cair no Brasileiro

Comentarista da Band, Cicinho criticou o time do Vasco da Gama após a derrota para o Ceará, pelo Campeonato Brasileiro.

Vasco encara o Bauru fora de casa pelo NBB

Time de basquete do Vasco da Gama entra em campo nesta quinta-feira (17) na busca de reencontrar o caminho das vitórias no NBB.

Payet pode se despedir de São Januário contra o Lanús

Em fim de contrato com o Vasco da Gama, Payet deve fazer sua última partida ao lado da torcida Cruzmaltina em São Januário.

Especialista? Carille encontra dificuldades para ajustar defesa do Vasco

Setor defensivo do Vasco da Gama cometeu diversos erros nas primeiras quatro rodadas do Campeonato Brasileiro.