Vasco: o grande eliminado da Taça Guanabara
O Vasco, sexto colocado do Grupo A da TG com apenas quatro pontos, já está eliminado.
A tradição dos campeonatos estaduais mostra que os clubes grandes entram na competição previamente credenciados para a grande festa. No Rio, por exemplo, a Taça Guanabara, que equivale ao primeiro turno do Carioca, definirá os semifinalistas na rodada do próximo fim de semana. O Vasco, sexto colocado do Grupo A com apenas quatro pontos, já está eliminado. Aliás, é o único entre os favoritos fora do baile. Flamengo, Fluminense e Botafogo estão classificados.
A segunda vaga do Grupo A ficará com Resende (13), Nova Iguaçu (11) ou Boavista (10). O time de São Januário deu adeus à competição na quarta rodada, quando, ao ser derrotado pelo Flamengo, somou sua quarta derrota consecutiva. O rival rubro-negro, com 18 pontos, lidera a chave. Botafogo (16) e Fluminense (15) não podem ser alcançados pelo Bangu, terceiro colocado com nove pontos, e já estão garantidos no outro grupo.
Nos últimos anos, no entanto, tem sido comum um clube grande ficar fora das fases finais. Isso ocorre devido à nova mentalidade das equipes de menor investimento, que têm iniciado os trabalhos de pré-temporada entre outubro e novembro. Além de bem condicionados, os times ganham também em entrosamento. Em 2002 (Americano), 2005 (Volta Redonda) e 2006 (Madureira), as equipes chamadas pequenas decidiram o título estadual contra um grande.
“Sabemos como é a rivalidade no Rio. E só o Vasco está fora. Nosso torcedor certamente não está feliz, o jeito agora é trabalhar forte para chegarmos com tudo na Taça Rio”, disse o meia Jeferson, autor de um dos gols da goleada de 3 a 0 sobre o Americano, neste domingo.
Com o triunfo sobre o time de Campos, o Vasco quebrou um incômodo jejum de cinco jogos sem vencer. Considerando o empate em 0 a 0 diante do Volta Redonda, o grupo hoje reage mais confiante. Para Jeferson, o resultado deste domingo serviu como ponto de partida para a retomada cruzmaltina no segundo turno.
“Este resultado não foi à toa. Estamos mais soltos. E isso servirá de preparação para a Taça Rio. O Vasco é grande. Nossa meta agora é brigar para chegar na final do estadual. Vamos crescer no segundo turno”, afirmou Jeferson.
Fonte: ig