Vasco formaliza pedido para constituir SAF; Jorge Salgado comemora: ‘Dia histórico’

O Vasco da Gama pretende constituir uma Sociedade Anônima de Futebol, que permite ao Clube formar uma empresa para operar o futebol.

Jorge Salgado, Antônio Peralta e Eduardo Ferreira em São Januário
Jorge Salgado, Antônio Peralta e Eduardo Ferreira em São Januário (Foto: João Pedro Isidro/Vasco)

Na tarde desta segunda-feira (29/11), a Diretoria Administrativa do Club de Regatas Vasco da Gama formalizou pedido de constituição de Sociedade Anônima do Futebol (SAF) para o exercício da atividade do futebol do Clube. O presidente Jorge Salgado assinou o documento e entregou para o Presidente do Conselho Deliberativo, Carlos Fonseca, e para o Presidente do Conselho de Beneméritos, Antônio Peralta.

A SAF é um tipo societário criado pela Lei n.º 14.193, de 6 de agosto de 2021, que permite ao Clube constituir empresa para operar o futebol, com regime tributário simplificado e normas de governança que asseguram a gestão profissional e transparente.

O Vasco entende que a criação da SAF é a medida mais adequada para se obter, a um só tempo, o saneamento das finanças do Clube e a realização de investimentos no futebol, pois esse regime jurídico oferece instrumentos para captação de recursos financeiros a um custo inferior do que aquele hoje disponível para o Clube no mercado.

O Presidente Jorge Salgado falou sobre a formalização do pedido junto aos Conselhos Deliberativo e de Beneméritos.

– Hoje é um dia histórico para o nosso Clube. Acabei de assinar o encaminhamento para o Conselho Deliberativo e o Conselho de Beneméritos, para que a gente consiga aprovar a criação da Sociedade Anônima do Futebol. É mais um passo no sentido da modernização do Club de Regatas Vasco da Gama. Isso vai nos propiciar algumas possibilidades interessantes no futuro.

Carlos Fonseca, Presidente do Conselho Deliberativo, também falou sobre a proposta de constituição da SAF.

– Recebi hoje do Presidente Jorge Salgado a demanda para que a gente comece a analisar os trâmites para a abertura de uma SAF. É um novo período para o Clube, temos que encarar como uma vanguarda. O Vasco vai buscar pautar esse processo de clube-empresa no país. É um primeiro passo importante. A gente já tem uma medida dentro do Conselho Deliberativo que trabalhou a ideia da SAF, e a gente aqui vai poder utilizar o que está sendo conversado em relação ao estatuto dentro dessa aceleração proposta. O objetivo é que o Vasco possa estar bem posicionado para o futuro que virá para o futebol brasileiro.

O Presidente do Conselho de Beneméritos, Antônio Peralta também falou sobre o recebimento do pedido.

– Nós estamos unidos, juntos, para fazer o melhor para a instituição. O Vasco precisa sair e buscar de novo estar onde ele sempre deve estar, no alto. Então estamos unidos, coesos, e vamos levar ao nosso Conselho, para que ele possa apreciar e recomendar o que for melhor para o clube.

Fonte: Site Oficial do Vasco

Mais sobre:Jorge Salgado
Estamos no Google NotíciasSiga-nos!
4 comentários
  • Responder

    Só esperamos que isso ñ seja preposital, “Carlos Leite” torna dono da instituição Vasco da Gama….Tem alguma coisa errada ai! Ele ñ foi fiador dos emprestimos do Vasco do nada. ELE já sabia do projeto do Salgado.😪😪😪

    • O ÚNICO salgado que conheço e o que eu como é festinha

  • Responder

    Eu sou a favor do Vasco virar clube-empresa!!!!
    Vende logo para os árabes ou qualquer outra grande empresa, pois assim a gestão será responsável!!!

    VAI ACABAR A MAMATA DE TODOS ESSES GRUPOS POLÍTICOS!!!

    Imaginem acabar com Salgados, Euricos, Campelos, Levens, Brants e Mussas da vida???? Imaginem acabar com essas eleições fraudadas, a cada 3 anos um golpe???? É O SONHO DE TODO VASCAÍNO , POR ISSO ESSES GRUPOS POLÍTICOS ESTÃO APAVORADOS!!!

    Vamos apoiar a SAF!!!

  • Responder

    Passou da hora de colocarmos o dedo na ferida e expor a podridão que assolou o Vasco.

    A verdade é que o clube é refém de empresários, sendo o maior câncer o Sr. Carlos Leite.

    Todas as contratações giram em torno de jogadores desses empresários ” amigos” do clube e são esses quem escalam o time.

    Para isso os empresários pagam por fora aos treinadores para escalar seus jogadores em detrimento dos melhores jogadores. E obviamente os treinadores se vendem faturando um dinheiro a mais.

    No final o empresário ganha pois valoriza seu jogador, o treinador ganha pois enfia um dinheiro fácil no bolso e o Vasco….bem, o Vasco que SE FODA né.

    Ano que vem começa tudo de novo! Vamos ver os refugos que vão enfiar no clube!!!

Comente

Veja também
Jogadores do Vasco em treino no CT Moacyr Barbosa
Paralisação do Brasileiro pode ser benéfica para o Vasco

Com duas rodadas paralisadas, o técnico Álvaro Pacheco terá tempo para desenvolver seu trabalho no Vasco da Gama.

Reunião do Conselho Deliberativo do Vasco
Oposição cobra transparência ao Vasco após reassumir controle da SAF

Conselheiros de oposição reclamaram da falta de aviso e diálogo interno no Vasco da Gama sobre a investida na Justiça contra a 777 Partners.

Lúcio Barbosa em coletiva após a permanência do Vasco
SAF negociava antecipação de aportes da 777 antes de liminar da Justiça

Com problemas de fluxo de caixa, a SAF negociava a antecipação dos aportes junto a 777 Partners para colocar as contas em dia.

José Roberto Lamacchia e Leilão Pereira são casados há muitos anos
Conheça José Lamacchia, dono da Crefisa, interessado na Vasco SAF

José Roberto Lamacchia, dono da Crefisa, está interessado em comprar a parte da 777 Partners na SAF do Vasco da Gama.

Álvaro Pacheco, técnico português cogitado no Vasco
Álvaro Pacheco pretende estrear pelo Vasco contra o Fortaleza

O técnico Álvaro Pacheco, que chega ao Rio de Janeiro neste domingo, tem a intenção de estrear pelo Vasco da Gama de imediato.