Vasco formaliza pedido para constituir SAF; Jorge Salgado comemora: ‘Dia histórico’

O Vasco da Gama pretende constituir uma Sociedade Anônima de Futebol, que permite ao Clube formar uma empresa para operar o futebol.

Jorge Salgado, Antônio Peralta e Eduardo Ferreira em São Januário
Jorge Salgado, Antônio Peralta e Eduardo Ferreira em São Januário (Foto: João Pedro Isidro/Vasco)

Na tarde desta segunda-feira (29/11), a Diretoria Administrativa do Club de Regatas Vasco da Gama formalizou pedido de constituição de Sociedade Anônima do Futebol (SAF) para o exercício da atividade do futebol do Clube. O presidente Jorge Salgado assinou o documento e entregou para o Presidente do Conselho Deliberativo, Carlos Fonseca, e para o Presidente do Conselho de Beneméritos, Antônio Peralta.

A SAF é um tipo societário criado pela Lei n.º 14.193, de 6 de agosto de 2021, que permite ao Clube constituir empresa para operar o futebol, com regime tributário simplificado e normas de governança que asseguram a gestão profissional e transparente.

O Vasco entende que a criação da SAF é a medida mais adequada para se obter, a um só tempo, o saneamento das finanças do Clube e a realização de investimentos no futebol, pois esse regime jurídico oferece instrumentos para captação de recursos financeiros a um custo inferior do que aquele hoje disponível para o Clube no mercado.

O Presidente Jorge Salgado falou sobre a formalização do pedido junto aos Conselhos Deliberativo e de Beneméritos.

– Hoje é um dia histórico para o nosso Clube. Acabei de assinar o encaminhamento para o Conselho Deliberativo e o Conselho de Beneméritos, para que a gente consiga aprovar a criação da Sociedade Anônima do Futebol. É mais um passo no sentido da modernização do Club de Regatas Vasco da Gama. Isso vai nos propiciar algumas possibilidades interessantes no futuro.

Carlos Fonseca, Presidente do Conselho Deliberativo, também falou sobre a proposta de constituição da SAF.

– Recebi hoje do Presidente Jorge Salgado a demanda para que a gente comece a analisar os trâmites para a abertura de uma SAF. É um novo período para o Clube, temos que encarar como uma vanguarda. O Vasco vai buscar pautar esse processo de clube-empresa no país. É um primeiro passo importante. A gente já tem uma medida dentro do Conselho Deliberativo que trabalhou a ideia da SAF, e a gente aqui vai poder utilizar o que está sendo conversado em relação ao estatuto dentro dessa aceleração proposta. O objetivo é que o Vasco possa estar bem posicionado para o futuro que virá para o futebol brasileiro.

O Presidente do Conselho de Beneméritos, Antônio Peralta também falou sobre o recebimento do pedido.

– Nós estamos unidos, juntos, para fazer o melhor para a instituição. O Vasco precisa sair e buscar de novo estar onde ele sempre deve estar, no alto. Então estamos unidos, coesos, e vamos levar ao nosso Conselho, para que ele possa apreciar e recomendar o que for melhor para o clube.

Fonte: Site Oficial do Vasco

Mais sobre:Jorge Salgado
Estamos no Google NotíciasSiga-nos!
4 comentários
  • Responder

    Só esperamos que isso ñ seja preposital, “Carlos Leite” torna dono da instituição Vasco da Gama….Tem alguma coisa errada ai! Ele ñ foi fiador dos emprestimos do Vasco do nada. ELE já sabia do projeto do Salgado.😪😪😪

    • O ÚNICO salgado que conheço e o que eu como é festinha

  • Responder

    Eu sou a favor do Vasco virar clube-empresa!!!!
    Vende logo para os árabes ou qualquer outra grande empresa, pois assim a gestão será responsável!!!

    VAI ACABAR A MAMATA DE TODOS ESSES GRUPOS POLÍTICOS!!!

    Imaginem acabar com Salgados, Euricos, Campelos, Levens, Brants e Mussas da vida???? Imaginem acabar com essas eleições fraudadas, a cada 3 anos um golpe???? É O SONHO DE TODO VASCAÍNO , POR ISSO ESSES GRUPOS POLÍTICOS ESTÃO APAVORADOS!!!

    Vamos apoiar a SAF!!!

  • Responder

    Passou da hora de colocarmos o dedo na ferida e expor a podridão que assolou o Vasco.

    A verdade é que o clube é refém de empresários, sendo o maior câncer o Sr. Carlos Leite.

    Todas as contratações giram em torno de jogadores desses empresários ” amigos” do clube e são esses quem escalam o time.

    Para isso os empresários pagam por fora aos treinadores para escalar seus jogadores em detrimento dos melhores jogadores. E obviamente os treinadores se vendem faturando um dinheiro a mais.

    No final o empresário ganha pois valoriza seu jogador, o treinador ganha pois enfia um dinheiro fácil no bolso e o Vasco….bem, o Vasco que SE FODA né.

    Ano que vem começa tudo de novo! Vamos ver os refugos que vão enfiar no clube!!!

Comente

Veja também
Hugo Moura durante a apresentação pelo Vasco
Hugo Moura explica escolha pelo Vasco e projeta casa cheia contra o Criciúma

Apresentado de forma oficial no Vasco da Gama, Hugo Moura revelou que está feliz de retornar ao Rio e projetou encontro com a torcida.

Torcedores eternizam o ídolo Dinamite na pele
Torcedores eternizam Dinamite na pele em tatuagem; Vasco TV mostra

Dois torcedores do Vasco da Gama visitaram o Studio da Colina para homenagear o ídolo Roberto Dinamite na pele.

Emiliano e Ramón durante Fluminense x Vasco
Vasco pode ter novidades em todos os setores contra o Criciúma

O técnico do Vasco da Gama, Ramón Díaz, está ensaiando mudanças na defesa, no meio e no ataque para o jogo contra o Criciúma.

Fábio Gomes comemorando gol pelo Vasco sobre o Criciúma pela Série B 2022
Série B, drama até o fim e Fabio Gomes herói: relembre o último Vasco x Criciúma

Adversários neste sábado, Vasco da Gama e Criciúma protagonizaram jogo emocionante no último encontro, pela Série B de 2022.

Puma Rodríguez em campo contra o Fluminense
Puma se torna última opção e fica atrás de improvisados no Vasco

O lateral-direito do Vasco da Gama, Puma Rodríguez, soma apenas quatro jogos em 2024, e aparece atrás até de jogadores de improvisados.