Vasco e Fluminense fazem duelo marcado por aposta na base
Sem condições financeiras, Vasco e Fluminense apostam na base como forma de manterem equipes competitivas por valores menores.
Sem condições financeiras para grandes contratações, Fluminense e Vasco fazem neste domingo, às 18h30, no Engenhão, um clássico entre duas equipes formadas em grande parte com jogadores de suas próprias categorias de base. O duelo faz parte da sexta rodada do Campeonato Carioca.
Vasco e Fluminense apostam nas categorias de base como forma de manterem equipes competitivas por valores menores. O Cruzmaltino passa por grave crise financeira desde 2012, enquanto o Tricolor está em fase de readequação à nova realidade sem a parceira de 15 anos Unimed Rio.
As duas equipes, inclusive, tiveram seus atacantes brigando por vagas no mesmo setor na equipe titular da seleção brasileira sub-20 que disputou o Sul-Americano da categoria no começo do mês. Na ocasião, Thalles, de 19 anos, do Vasco, teve mais oportunidades, enquanto o tricolor Kenedy, de 19, foi um reserva bastante utilizado. Os dois chegaram até mesmo a atuar juntos.
A dupla chama atenção também pelo assédio de outros clubes. Kenedy já está na mira de equipes europeias, com direito a propostas milionárias apesar da carreira ainda em seus primeiros passos. Thalles vive situação parecida e já teve multa rescisória fixada pelo Vasco em R$ 100 milhões.
Mas Thalles e Kenedy são apenas duas das apostas mais conhecidas das equipes para o clássico deste domingo. Uma das sensações do Fluminense na temporada, por exemplo, é o meia Robert, de 18 anos, enquanto o zagueiro Luan, de 21, é titular da defesa cruzmaltina desde o começo do ano.
No Fluminense, também são peças importantes no elenco Marlon, Igor Julião, Rafinha e Michael, além da grande expectativa sobre nomes como Gerson e Marcos Felipe, integrantes da seleção brasileira sub-20. Ao todo, dos 33 jogadores que formam o grupo tricolor para 2015, 15 passaram por Xerém antes de atuarem pelos profissionais.
“Temos que ter cuidado especial, [os garotos] têm qualidade. Podem carregar peso maior por vestir a camisa titular do Fluminense. Temos que blindar, pedir paciência à torcida. Terão jogos bons, outros não tão bons. Após o jogo falei que a derrota tem que servir de aprendizado. Para esse grupo amadurecer, tem que passar por isso. Mas são jogadores de muita qualidade”, ressaltou Fred após a derrota para o Volta Redonda na última quinta, a primeira da temporada.
A situação no Vasco não é muito diferente. Dos 34 atletas que formam o atual elenco, 13 tiveram passagens pelas categorias de base. Além de Thalles e Luan, Yago, Marquinhos do Sul, Jhon Cley, Lorran, Henrique e Jordi também têm tido chances na equipe. Além deles, Matheus Índio e Guilherme Costa são vistos como donos de grande potencial em São Januário.
O clássico também serve como chance de reabilitação para as duas equipes. O Vasco empatou com o Barra Mansa por 1 a 1 na última quarta, enquanto o Fluminense perdeu para o Volta Redonda no mesmo dia, ambos os jogos válidos pela quinta rodada do Carioca.
Uol