Vasco finaliza instalação do novo sistema de irrigação em São Januário
O Vasco da Gama colocou um novo sistema com 41 aspersores para melhor o gramado, mais que o dobro do anterior que tinha apenas 19.
Nesta segunda-feira (13), o Vasco da Gama finalizou a colocação do novo sistema de irrigação no gramado de São Januário. O campo vascaíno agora conta com 42 aspersores tipo rotor, muito mais que os 19 aparelhos que formava o sistema que estava antes.
Caso não saiba, o aspersor é responsável pela distribuição da água pelo gramado de forma automática, que costuma ser visto antes das partidas ou no intervalo, o que depende do que solicitar a comissão técnica. A grama seca ou molhada pode ser estratégico a depender do estilo de jogo.
Em média, os campos brasileiros contam com 35 aspersores, com exceção para o Maracanã, que tem um sistema avançado instalado para a Copa do Mundo de 14, o que pode ser explicado pela busca de superar a complexidade de necessidade de regar por causa do sombreamento sobre o gramado.
Com o novo número de aspersores, a Colina Histórica agora superou a média de cobertura com alcance de 100% sobre o campo de forma otimizada. Outro ponto é que, com o novo sistema de irrigação, o estádio tem um controle mais efetivo de energia e água, o que trará uma melhor performance no trabalho e um gramado mais duradouro.