Vasco fez 16 contratações em quase 1 ano e meio com Marcelo Sant’ Ana

Executivo foi mandado embora do Vasco da Gama depois de reunião em Salvador e sequência de resultados ruins.

Marcelo Sant'Ana com a camisa do Vasco
Marcelo Sant'Ana com a camisa do Vasco (Foto: Leandro Amorim/Vasco)

Antes de mais nada, o ciclo de Marcelo Sant´Ana como diretor executivo de futebol do Vasco terminou e o legado de resultados é muito abaixo das expectativas pelo torcedor e principalmente pela diretoria cruzmaltina. Afinal, ele chegou para ser os ‘olhos’ do presidente Pedro Paulo de Oliveira, o Pedrinho, no futebol cruzmaltino.

Em quase um ano de trabalho, foram 16 contratações, nenhum título e uma lista de eliminações vexatórias, partidas vergonhosas, especialmente na Série A do Campeonato Brasileiro. A derrota para o Vitória no último sábado (10) foi a gota d’água para mudanças.

Também entram na conta, por exemplo, a eliminação no Campeonato Carioca (com direito a duas vitórias do Flamengo), a derrota na fase de grupos da Copa Sul-Americana para o modesto Academia Puerto Cabello – Todas em 2025.

Resumindo: nas competições disputadas pelo Vasco na gestão Marcelo Sant´Ana, fracassos foram acumulados. Ano passado, a frustração ficou pelo fato de o clube ter morrido na praia em uma competição: Copa do Brasil.

Marcelo Sant´Ana é um executivo com rodagem no mercado e chegou em junho do ano passado, substituindo Pedro Martins, que passou um mês no cargo. Anteriormente, o diretor comandou o futebol do América-RN que disputou a Série D do Campeonato Brasileiro de 2024.

No América-RN, que é uma SAF, Marcelo Sant´Ana ocupou o cargo de diretor em 2024. Ele é muito conhecido no futebol nordestino por ter presidido o Bahia entre os anos de 2015 e 2017. Nesse ínterim, conquistou o Campeonato Baiano (2016) e a Copa do Nordeste (2017).

Foi, na época, o presidente mais jovem entre os clubes das Séries A e B do Brasileirão. Respaldado pelo presidente Pedro Paulo de Oliveira o Vasco fez 16 contratações o tendo como dirigente remunerado. Porém, nenhum deu retorno técnico ou financeiro

Quanto o Vasco gastou com reforços?

Entre 2024 e 2025 foram contratados 16 jogadores, mas os reforços mais caros (R$ 45,610.000) chegaram neste ano no Clube de São Januário. Da lista da era Marcelo Sant´Ana fazem parte, por exemplo, as contratações de Benjamín Garré, Loide Augusto, Mauricio Lemos, Nuno Moreira, entre outros.

Com Marcelo Sant´Ana, o Vasco teve dois técnicos efetivos e ainda a interinidade de Rafael Paiva e Felipe Loureiro. Pelo clube passaram Álvaro Pacheco e, por último, Fábio Carille. Ele, por exemplo não participou das negociações por Fernando Diniz.

Fonte: RTI Esporte

Mais sobre:Marcelo Sant'Ana
Comente

Veja também
Diniz comanda primeiro treino no Vasco antes de duelo contra o Lanús

Novo técnico do Vasco da Gama, Fernando Diniz comanda primeira atividade antes de viagem para a Argentina.

Diniz terá autonomia em reformulação do elenco do Vasco

Novo técnico do Vasco da Gama para a temporada, Fernando Diniz participará da reformulação do elenco do Clube.

Veja os motivos que levaram o Vasco a demitir Marcelo Sant’ana

Contratado após a saída da 777 Partners, Marcelo Sant’ana deixa o Vasco da Gama após 10 meses como diretor de futebol.

Vasco chegará a 16 executivos no futebol em pouco mais de uma década

Após sequência negativa, Vasco da Gama demitiu o diretor de futebol, Marcelo Sant’Ana na noite deste domingo (11).

Diniz começa trabalho em meio à reformulação no futebol do Vasco

Novo treinador do Vasco da Gama, Fernando Diniz chega ao Clube em momento de crise e mudanças administrativas.

Vasco mantém Felipe como diretor técnico após saída de Marcelo Sant’Ana

Depois de uma curta passagem como técnico do Vasco da Gama, Felipe retorna ao cargo de diretor técnico do Clube.

Casimiro revela expectativa com chegada de Diniz ao Vasco

Influenciador digital, Casimiro Miguel falou sobre o momento do Vasco da Gama e da contratação de Fernando Diniz.

Fernando Diniz celebra volta ao Vasco e elogia Pedrinho em chegada ao Rio

Novo técnico do Vasco da Gama, Fernando Diniz desembarcou na cidade do Rio de Janeiro na noite deste domingo (11).

Rodrigo Caetano entra na mira do Vasco

Antigo sonho do presidente Pedrinho, Rodrigo Caetano atualmente ocupa o cargo de diretor de seleções da CBF.

Vasco inicia era Diniz com decisão na Copa Sul-Americana

Vasco da Gama encara o Lanús, nesta terça-feira (13), em confronto que pode decidir futuro do Cruzmaltino na Copa Sul-Americana.