Vasco fechará 2021 com 7 técnicos diferentes; auxiliares estão incluídos

Com a demissão de Fernando Diniz, o auxiliar Fábio Cortez comandará o Vasco da Gama nas rodadas finais da Série B.

Fernando Diniz durante o jogo contra o Vitória
Fernando Diniz durante o jogo contra o Vitória (Foto: André Durão)

Com Fábio Cortez nas últimas três rodadas da Série B, o Vasco vai completar a surpreendente marca de sete técnicos diferentes no comando da equipe profissional ao longo de 2021. É verdade que três deles foram interinos, mas o fato do clube ter precisado de profissionais “tampões” em três ocasiões ao longo do ano – e ter usado três interinos diferentes – demonstra como foi confuso e ruim o trabalho do departamento de futebol no período.

E passaram pelo clube técnicos de diferentes estilos. O Vasco começou o ano com Vanderlei Luxemburgo tentando salvar o time do rebaixamento do Campeonato Brasileiro (ainda de 2020). Vale ressaltar que, mesmo ainda na gestão de Alexandre Campello, o atual presidente Jorge Salgado e o agora ex-diretor executivo de futebol Alexandre Pássaro já participaram da escolha de Luxa para o cargo.

Com a queda do Vasco para a Série B, Luxemburgo não ficou no comando da equipe. E Marcelo Cabo foi o escolhido para tentar levar o Vasco de volta para a elite. Mas, com o calendário apertado, o então treinador do time sub-20 Diogo Siston comandou um time de garotos do Cruz-Maltino nas duas primeiras partidas da atual temporada (as derrotas para Portuguesa-RJ e Volta Redonda pelo Carioca). Depois, Marcelo Cabo assumiu o barco já com o elenco principal.

Em uma passagem muito irregular, com o time demorando a engrenar na Série B e vindo de uma campanha muito decepcionante no Estadual, Marcelo Cabo deixou o clube na 12ª rodada da competição nacional. Antes da chegada de Lisca, o Vasco foi comandado pelo então técnico do sub-20 Alexandre Gomes no empate em 2 a 2 com o CSA, fora de casa.

Lisca chegou empolgado e logo na sua estreia conseguiu uma importante goleada por 4 a 1 sobre o Guarani. Mas depois a realidade se mostrou diferente, o trabalho voltou a ser irregular e o técnico gaúcho deixou o Gigante na Colina na 10ª colocação da Série B, na 23ª rodada. Dessa vez sem interinos, Fernando Diniz assumiu o cargo logo no jogo seguinte e teve uma boa arracanda nos primeiros sete jogos, dando esperanças de que poderia conseguir o acesso para a Série A com o Vasco. Mas, assim como teve que ascenção rápida, também teve uma queda brusca. Com quatro derrotas seguidas, sendo duas goleadas em casa, Diniz foi demitido na última quinta-feira.

Agora para cumprir tabela nas últimas três rodadas da Série B o Vasco vai contar com Fábio Cortez, assistente técnico da comissão permanente do clube, que já chegou a comandar a equipe em uma partida neste anos, mas apenas porque Marcelo Cabo estava suspenso. Enquanto isso, a diretoria comandada por Jorge Salgado vai atrás de um vice-presidente de futebol, um CEO e um diretor de futebol para, depois, escolher o profissional que será o responsável por começar a temporada de 2022 no cargo de treinador do clube.

  • Luxemburgo: 11J – 2 V, 4 E, 5 D
  • Diogo Siston: 2J – 2 D
  • Marcelo Cabo: 29J – 13 V, 10 E, 6 D
  • Alexandre Gomes: 1J – 1 E
  • Lisca: 12J – 4 V, 1 E, 7 D
  • Fernando Diniz: 12 J – 4 V, 3 E, 5 D

Fonte: Esporte News Mundo

Estamos no Google NotíciasSiga-nos!
Comente

Veja também
Pedrinho e Josh Wander
Saiba quanto a 777 Partners e o Vasco associativo devem à SAF

O balanço da Vasco SAF de 2023 detalha os créditos com o Clube associativo e a 777 Partners devem à empresa.

Josh Wander, sócio-fundador da 777 Partners
777 pede prazo para apresentar defesa em processo movido pela Leadenhall nos EUA

A 777 Partners pediu prazo até dia 24 de maio para apresentar defesa do processo movido pelo fundo inglês Leadenhall.

Jogadores do Vasco em treino no CT Moacyr Barbosa
Paralisação do Brasileiro pode ser benéfica para o Vasco

Com duas rodadas paralisadas, o técnico Álvaro Pacheco terá tempo para desenvolver seu trabalho no Vasco da Gama.

Reunião do Conselho Deliberativo do Vasco
Oposição cobra transparência ao Vasco após reassumir controle da SAF

Conselheiros de oposição reclamaram da falta de aviso e diálogo interno no Vasco da Gama sobre a investida na Justiça contra a 777 Partners.

Lúcio Barbosa em coletiva após a permanência do Vasco
SAF negociava antecipação de aportes da 777 antes de liminar da Justiça

Com problemas de fluxo de caixa, a SAF negociava a antecipação dos aportes junto a 777 Partners para colocar as contas em dia.