Vasco faz ‘jogo de comadre’ contra o São Paulo e desperdiça 2 pontos no Brasileiro

Vasco da Gama enfrentou o São Paulo, neste sábado, em duelo onde nenhum dos dois times buscou a vitória com intensidade.

Paulinho em ação pelo Vasco contra o São Paulo
Paulinho em ação pelo Vasco contra o São Paulo (Foto: Leandro Amorim/Vasco da Gama)

– Jogamos contra a melhor equipe. A que ganhou a Copa do Brasil. É mais difícil ganhar a Copa do Brasil do que a Libertadores.

A declaração de Ramón Díaz após o empate sem gols contra o São Paulo, no último sábado, resume bem o que foi a partida em São Januário. O Vasco respeitou o atual campeão da Copa do Brasil, mesmo que o adversário não tenha se portado como tal, e o jogo começou e terminou com cara senão de 0 a 0, de 1 a 1. Ou seja, as equipes parecem ter jogado para empatar.

Campeão da Copa do Brasil em cima do Flamengo há 15 dias, o São Paulo que veio a São Januário não teve intenção de vencer. Ficou com a bola no primeiro tempo, quando teve mais de 60% de posse, mas sem agredir o Vasco. Circulou a bola sem objetivo.

O time de Ramón Díaz não pareceu contar com isso. Deu a bola ao Tricolor e marcou em bloco baixo para esperar o avanço do time visitante. O resultado foi um jogo que ninguém quis vencer.

Para o São Paulo, sem pretensões no Campeonato Brasileiro e com vaga garantida na Libertadores, o empate fora de casa soa bem. Para o Vasco, no entanto, correr riscos será necessário na busca por melhores posições na tabela.

O jogo tinha tanta cara de empate que até os 37 minutos dos primeiro tempo, apenas o Vasco havia finalizado e somente uma vez, aos 2, com Vegetti chutando por cima da meta de Rafael. O São Paulo só chegou ao ataque 35 minutos depois, em defesa de Léo Jardim após boa falta batida por Wellington Rato. O mesmo que, aos 45, parou no goleiro em cobrança de pênalti. Aos 48, o camisa 1 deu as caras, ou as mãos, novamente ao salvar chute cruzado de Lucas Moura.

A marcação do pênalti é discutível? É. Falta critério na arbitragem brasileira? Falta. Mas, entrando ou não nesse mérito, é justo dizer que um time poderia ter vencido, sim, no primeiro tempo. E que o fato de Léo Jardim ter sido o melhor do Vasco em campo mostra que faltou coragem à equipe da casa.

Para continuar no caminho da justiça, esse mesmo Vasco que não arriscou em toda a etapa inicial também mereceu um gol no segundo tempo. Lembra da história do jogo com cara de empate?

A mudança de postura passa pela movimentação de peças. Com a inversão dos pontas – Pec na direita e Marlon Gomes na esquerda -, o jogo do Vasco fluiu, com o time passando a jogar mais por dentro e finalizando três vezes em 10 minutos. Na melhor chegada, Paulinho serviu Pec com passe que quebrou a linha do São Paulo, e o atacante fez certo: o chute cruzado acertou a trave. No rebote, Praxedes finalizou para fora, mesmo com Rafael já batido no lance.

Pelo menos até os 15, 20 minutos do segundo tempo, o Vasco ainda tentou pressionar o time de Dorival. Mas sentiu o cansaço. Ramón Díaz não conseguiu manter o ritmo com as substituições, principalmente com Mateus Carvalho no lugar de Paulinho (depois revelou que o meia não estava 100% antes do confronto). Novamente, a equipe abaixou as linhas e foi o São Paulo que terminou o jogo ocupando o campo de ataque. Mas sem perigo, para a justiça do que foram os 90 minutos.

Para além do pênalti perdido por Wellington Rato e da bola de Gabriel Pec na trave, o jogo ainda assim poderia ter terminado de outra forma? No imaginário, sim. O segundo tempo reservou um pouco mais de emoção para os mais de 20 mil torcedores em São Januário.

Aos 32, Payet recuperou a bola no campo do São Paulo, disparou em direção ao gol, mas em vez de chutar, driblou o goleiro Rafael. A não finalização do francês fez a torcida imaginar um cenário diferente para a noite de sábado, que só foi quente mesmo longe das quatro linhas.

A lição é que o Vasco até pode ter uma postura cautelosa como a da última noite, diante do campeão da Copa do Brasil de 2023, em um jogo ou outro. Mas o time, que ainda pode voltar para o Z-4 ao fim da 26ª rodada, vai precisar se expor mais nos 12 jogos que restam. O próximo é novamente em São Januário, mas só no dia 18 de outubro, contra o Fortaleza.

Tempo suficiente para retomar o caminho do Vasco vibrante que já vimos com Ramón Díaz. Time que combina muito mais com a vibração que veio das arquibancadas no último sábado.

Fonte: Globo Esporte

Estamos no Google NotíciasSiga-nos!
1 comentário
  • Responder

    Time totalmente apático e sem vontade, marcação frouxa, time totalmente muito abaixo nos últimos 3 jogos, se Ramon continuar com essa conversinha fiada de que o time foi bem vamos despencar na tabela novamente

Comente

Veja também
Carlos Eduardo Mansur
Comentarista do GE apostam na vitória do Vasco sobre o Criciúma

Todos os oito comentarista do Grupo Globo apostaram que o Vasco da Gama vencerá o Criciúma, em São Januário, pelo Brasileirão.

Luis Fernandes é benemérito do Vasco
Vasco deve buscar repactuação dos contratos com a 777, orienta CB

O presidente do Conselho de Beneméritos, Luis Manoel Fernandes, disse ainda para que o Vasco sigam os alertas feitos na época da venda.

Wilson Seneme é o presidente da Comissão de Arbitragem da CBF
Exaltado, Seneme reclama de não expulsão de Ganso no jogo contra o Vasco

Wilson Seneme, presidente da Comissão de Arbitragem da CBF, se mostrou indignado com a não expulsão de Paulo Henrique Ganso no clássico.

João Victor em São Januário
Banco de reservas do Vasco custou quase R$ 100 milhões

Os jogadores que ficarão no banco de reservas contra o Criciúma custaram quase R$ 100 milhões aos cofres do Vasco da Gama.

João Victor sofreu um acidente leve a caminho da concentração do Vasco
João Victor sofre acidente leve a caminho do Vasco; zagueiro está entre relacionados

O zagueiro do Vasco da Gama, João Victor se acidentou a caminho da concentração, mas não se machucou e não será problema para o jogo.