Vasco contrata, dispensa atletas e equilibra elenco; veja quem ganhou e perdeu espaço
O Vasco da Gama buscou 6 jogadores na última janela de transferências, mas a defesa segue carente; veja quem deve ganhar ou perder espaço.
O Vasco encerrou a segunda janela de transferências de 2024 com boas notícias, como a volta de Coutinho, e algumas apostas, mas com a preocupação de não ter resolvido uma das suas principais carências: a defesa.
Ao todo, o Vasco realizou seis contratações na segunda janela de transferências da temporada, período que também ficou marcado pelas saídas de atletas do elenco que haviam perdido espaço, principalmente depois de contratações.
Enquanto há a expectativa pelas atuações das novas caras, como a de Maxime Dominguez, que sequer estreou, e de Coutinho, Jean David e outros ganhando sequência, há também os jogadores que perderam espaço após as chegadas desta janela. Com isso, o ge listou quem deve ganhar mais protagonismo e quem deve ir para o fim da fila.
Ganharam ou podem ganhar espaço
Emerson Rodríguez
É possível dizer que o atacante colombiano já ganhou espaço no elenco do Vasco. Emerson Rodríguez estreou junto com Coutinho, no segundo tempo da partida contra o Atlético-MG, e já soma oito partidas pelo clube carioca, não tendo entrado somente em dois jogos. Nos últimos três confrontos, foi titular no ataque.
Jean David
Com a lesão de Adson, Jean David ganhará ainda mais protagonismo no time do Vasco. O ge ouviu de pessoas ligadas ao departamento de futebol que o atacante já havia sido contratado para brigar por vaga no time titular de Rafael Paiva, atuando pela esquerda. Mas desde a lesão do ponta-direita titular da equipe, o chileno foi aproveitado na maioria das vezes pelo outro lado do ataque. Está pedindo passagem entre os 11 iniciais.
Zagueiros
O Vasco não se reforçou para a defesa na janela de transferências, e isso significa que o clube só pode contratar jogadores livres no mercado. Sem opções que agradam ao departamento de futebol, a comissão técnica deve manter Maicon e João Victor na titularidade da equipe, com Léo sendo a primeira opção no banco de reservas. Além disso, jovens como Lyncon e Luiz Gustavo podem ganhar oportunidade.
Quem perdeu ou pode perder espaço
Rossi
O atacante fazia parte da lista de jogadores negociáveis para o Vasco na última janela, mas ele preferiu seguir no clube e rejeitou propostas do mercado. Rossi não entra em campo há dois meses e parece ter perdido ainda mais espaço após a chegadas de Emerson Rodríguez e Jean David, que estão entre as opções na ponta direita do elenco, ao lado de Rayan e Maxime Dominguez.
JP
Usado com frequência no início da passagem de Rafael Paiva, até como titular, JP “sumiu” dos últimos jogos do Vasco. O meia não foi relacionado para os confrontos contra o Athletico-PR, por exemplo, e soma menos de 40 minutos em campo nos últimos dez jogos.
Galdames
É bem verdade que Galdames já havia perdido espaço no Vasco antes da chegada dos reforços, mas a tendência é de que o chileno perca ainda mais minutagem depois das contratações do meio do ano e, principalmente, quando Jair e Paulinho voltarem após o longo período de inatividade por lesões.
Para o setor do meio de campo, o Vasco contratou Souza, mais defensivo. Galdames já atuou de segundo volante e de terceiro homem de meio, posições que podem ser ocupadas por Maxime Dominguez e Coutinho, respectivamente.
Fonte: Globo Esporte