Vasco quer se livrar de fantasma na Copa do Brasil

O Vasco enfrenta o ABC em São Januário, com as marcas de eliminações traumáticas na Copa do Brasil.

Empatar por 0 a 0 fora de casa, em torneio eliminatório, pode ser considerado até um bom resultado.  Porém, quando a premissa anterior refere-se ao Vasco na Copa do Brasil a situação inverte-se. O clube cruzmaltino enfrenta o ABC nesta quarta-feira, em São Januário, com as marcas de eliminações traumáticas na competição.

A derrota mais marcante ocorreu na temporada de 2005 para o desconhecido Baraúnas-RN, pelo surpreendente placar de 3 a 0, na segunda fase. O nome do atacante Cícero Ramalho, de 40 anos, ainda causa calafrios aos vascaínos. Mesmo com uma barriguinha saliente, o experiente atacante marcou duas vezes e entrou para a galeria dos carrascos inusitados da Copa do Brasil.

Na época, o time voltou para o Rio de Janeiro com a classificação muito bem encaminhada, já que havia empatado fora por 2 a 2, gols de Alex Dias e Haroldo (contra). Porém, o Vasco teve uma atuação irreconhecível e acabou amargando uma das maiores decepções dentro da Colina.

A eliminação para a equipe do Rio Grande do Norte virou motivo de piada entre os rivais. Ainda mais porque o passado recente condenava o Vasco. Depois de conseguir um bom resultado (1 a 1), contra o 15 de Novembro-RS longe do Rio, o Vasco foi batido na Cidade Maravilhosa por 3 a 0. Dauri marcou dois gols e Canhoto, em rebote de pênalti cobrado por ele mesmo, completou o placar.

Na verdade, os deslizes vascaínos começaram desde os primórdios da Copa do Brasil, que teve a primeira edição em 1989. Dois anos depois, o Vasco caiu diante do Remo-PA na segunda fase. Após um empate sem gols no Mangueirão, o time empatou novamente, desta vez por 1 a 1, em São Januário. No ano seguinte, em 1992, a equipe carioca foi eliminada nas oitavas de final da competição pelo CSA-AL. Na ocasião, o Vasco, comandado por Joel Santana e que ainda tinha no elenco o atual presidente Roberto Dinamite, empatou por 3 a 3, na cidade de Maceió, e perdeu em casa por 1 a 0.

Ansiedade pelo milésimo gol de Romário atrapalhou o clube em 2007

A última grande decepção vascaína foi no ano de 2007. O clube vivia a expectativa do milésimo gol de Romário e, prevendo a possibilidade de um grande público, transferiu a partida da volta, contra o Gama-DF, para o estádio do Maracanã. Em Brasília, o Vasco conseguiu um empate em 2 a 2 e precisava de uma vitória simples ou um empate com menos de um gol para se classificar para a terceira fase da Copa do Brasil.

Motivada com a possibilidade de ver o gol 1.000 do baixinho, a torcida compareceu. Porém, os 32.681 pagantes acabaram voltando para casa desanimados. O Gama surpreendeu o Vasco e venceu por 2 a 1. O sonho do título havia terminado mais uma vez.

Confira as eliminações mais marcantes:

 

Ano Adversário Fase
2007Gama-DF (2 a 1 no Maracanã)Segunda fase
2005Baraúnas (3 a 0 em São Januário)Segunda fase
200415 de Novembro-RS (3 a 0 em São Januário)Segunda fase
1992CSA-AL (1 a 0 em São Januário)Oitavas de final
1991Remo-PA ( 1 a 1 em São Januário)Segunda fas

Para não repetir os mesmos erros e sair da competição de uma forma precoce. A diretoria manteve o valor dos ingressos mais baratos para a partida desta quarta-feira, às 21h50m, contra o ABC-RN. O GLOBOESPORTE.COM acompanha em Tempo Real.

– Para nós que chegamos ao clube na Série B seria um orgulho imenso vencer a Copa do Brasil. É um título que o clube não tem em sua galeria. Isso sim é o que marca e falo todos os dias que precisamos entrar para a história. Na Copa do Brasil é final desde o começo. Se passarmos pelo ABC, vamos encarar o Náutico, que é um clube de muita torcida. Qualquer jogo é complicado, fica até difícil analisar. Como se trata de um torneio traiçoeiro, quem encarnar o espírito de decisão desde o início leva vantagem – disse o goleiro Fernando Prass.

Fonte: globo esporte

Estamos no Google NotíciasSiga-nos!
Comente

Veja também
Edmundo é ídolo do Vasco
Edmundo projeta o Vasco ‘nas cabeças’ com troca no comando da SAF

O ídolo do Vasco da Gama, Edmundo, se mostrou bastante otimista com a possível troca de comando na SAF vascaína.

José Roberto Lamacchia e Leila Pereira
Rumores sobre Crefisa e Vasco agitam política do Palmeiras

A oposição do Palmeiras manifestou insatisfação com os rumores, enquanto Leila Pereira, presidente e dona da Crefisa, se defende.

Álvaro Pacheco, possível novo técnico do Vasco
Saiba quais são os profissionais que chegam ao Vasco com Álvaro Pacheco

Próximo de ser anunciado, o técnico Álvaro Pacheco chegará ao Vasco da Gama com uma comissão técnica própria com quatro integrantes.

Josh Wander durante entrevista em visita ao Rio de Janeiro
777 Partners contrata grande escritório no RJ para recorrer de liminar

A 777 Partners está se preparando para tentar derrubar a liminar que a tirou o poder sobre a SAF do Vasco da Gama.

Lúcio Barbosa durante apresentação da Betfair no Vasco
SAF pede adiantamento ao Vasco e aguarda dinheiro da Betfair para fluxo de caixa

Com o caixa esvaziado, a SAF do Vasco da Gama está no aguardo de recursos para não passar por problemas nos pagamentos de compromissos.