Vasco entrega proposta para licitação do Maraca; Flamengo cogita impugnação

O Flamengo apontou que o Vasco da Gama incluiu jogos de Santos e Brusque na oferta e cogita solicitar a impugnação.

Cerimônia de entrega e abertura das propostas pelo Maracanã
Cerimônia de entrega e abertura das propostas pelo Maracanã (Foto: Raphael Zarko / ge)

Aconteceu, na manhã nesta terça-feira (05), no Palácio da Guanabara, sede do Governo do Rio de Janeiro, a entrega das três propostas da licitação do Maracanã. Todas chegaram em envelopes lacrados, uma delas do Vasco da Gama, em parceria com a WTorre.

Trata-se do Consórcio Maracanã Para Todos. Os oponentes são Flamengo e Fluminense, do Consórcio Fla-Flu, que administração o estádio no momento, e a Arena 360, do Consórcio RNGD, que está à frente do Mané Garrincha, em Brasília. Os documentos foram abertos e vistoriados por cada grupo.

Cabe agora a Comissão Especial de Licitação analisar a documentação dos participantes, o que também será vistoriado pelos concorrentes e tem uma nova abertura de prazos para impugnações. O resultado ainda não tem prazo para ser divulgados. As informações são da Rádio Itatiaia. Abaixo, confira as etapas da licitação, detalhadas pelo site Globo Esporte.

Cronograma da licitação

  • Dia 7 de dezembro de 2023: propostas entregues pela dupla Flamengo e Fluminense, Vasco e Arena 360.
  • Dia 19 de dezembro de 2023: comissão de licitação habilita os três concorrentes e abre prazo para impugnações
  • Primeira semana de fevereiro de 2024: Governo prevê divulgar resultado de análise de impugnações e defesa em total de seis recursos de concorrentes
  • Fase atual – neste dia 5 de março: abertura dos envelopes de propostas técnicas dos classificados e nova abertura de prazos para recursos e análise do Governo em cima destes recursos
  • Fase 3 – sem data estipulada: abertura dos envelopes de propostas financeiras dos classificados e nova abertura de prazos para recursos e análise do Governo em cima destes recursos
  • Publicação do resultado – sem data prevista.

Impugnação, Flamengo?

Na cerimônia, Rodrigo Dunshee de Abrantes, vice-presidente do Flamengo, apontou que o Vasco colocou jogos de Santos e Brusque, pela Série B, na proposta pela licitação do Maracanã para se somar aos seus e, com isso, subir a pontuação nos critérios técnicos exigidos.

– Eu ouvi dizer que o consórcio do Vasco pretendeu apresentar jogos de um time de Brusque e também do Santos. O edital foi feito para a população do Rio de Janeiro. Se isso se confirmar, o Flamengo vai impugnar. Aliás, o Flamengo talvez nem tenha que impugnar porque a gente acredita que a própria comissão vá afastar essa questão, mas eu ainda não li. Ainda vou ter que ler com calma, mas é uma informação que eu recebi – declarou Dunshee.

Parceira do Gigante pelo Maraca, a WTorre está à frente da reforma da Vila Belmiro, portanto, é aliada do Santos, que tem o interesse de mandar jogos fora de São Paulo. Lúcio Barbosa, CEO da Vasco SAF, presente na cerimônia, questionado não quis falar especificamente sobre a proposta

– A gente não pode comentar sobre a proposta especificamente. A gente não tem acesso à proposta deles ainda. O que posso comentar é que a gente está confiante em relação à nossa proposta. Ela está de acordo com os requisitos de edital. O nome do nosso consórcio é Maracanã para todos. A gente conta também com Flamengo, Fluminense e Botafogo jogando no Maracanã para engrandecer o futebol carioca – disse o CEO vascaíno.

Faz diferença?

No processo, os concorrentes precisam mostrar um documento para provar que possuem pelo menos 25 datas oficiais de futebol, levando em conta que 75% delas devem ser válidas pelo Campeonato Brasileiro, da Séries A e B, a segunda na que se encaixam Santos e Brusque. Além disso, precisam estar incluídas Copa do Brasil e competições internacionais.

O mínimo não deve ser problema para o Vasco, mas que ainda ficaria atrás na pontuação, já que a máxima será dada a quem apresentar pelo menos 70 por ano, o que não deve ser problema para Flamengo e Fluminense. A oferta técnica tem peso de 60% da pontuação total, enquanto a financeira, em que os envelopes ainda serão abertos, apenas 40%. As informações são do site Uol.

Arena 360

Longe do atrito entre Vasco, Flamengo e Fluminense, sendo que o primeiro já havia tentando impugnar a abertura dos envelopes, a Arena 360 não tem um clube do seu lado e adota uma postura pacífica, aberta para todos os clubes, mas com uma média para a dupla Fla-Flu, por não terem outro estádio. Ainda sobre a proposta do consórcio, estabelecem valores prévios de aluguel, que variam de acordo com o nível da competição.

Estamos no Google NotíciasSiga-nos!
2 comentários
  • Responder

    Caso não haja uma marmelada e nosso Vasco é W Torres vença a disputa para administrar o Maracanã, mas na minha opinião a coisa mais urgente, seria trocar a grama que está sendo usada, por uma grama folhuda que tem uma grande duração e manutenção fácil. E no mais é dar uma geral no Maraca, colocando a disposição da população as visitas no museu e em todas dependência que ficaram a disposição do público. Vamos pra cima deles meu Real Clube Vasco da Gama.

  • Responder

    Esse baralho já está marcado o tal do governador não vai perder a teta dele

Comente

Veja também
Jogadores do Vasco comemorando gol contra o Grêmio
Vasco enfrenta o Criciúma neste sábado, às 16h, em São Januário, pelo Brasileiro

Após duas derrotas fora de casa, o Vasco da Gama contará com o apoio da torcida para voltar a vencer no Campeonato Brasileiro.

Rodrigues foi goleiro do Vasco nos anos 40
Conheça o goleiro que ganhou na loteria e abriu caminho para Barbosa no Vasco

Ídolo do Vasco da Gama e maior goleiro da história, Barbosa foi premiado com a sorte do seu antecessor na posição.

Jogadores do Vasco comemorando gol contra o Grêmio
Confira quais canais transmitem o jogo entre Vasco e Criciúma

Confira quais canais transmitem o jogo entre Vasco da Gama e Criciúma, pela quarta rodada do Campeonato Brasileiro.

Árbitro Caio Max Augusto Vieira
Definida a arbitragem para o jogo entre Vasco e Criciúma

Confira a arbitragem para o jogo entre Vasco da Gama e Criciúma, que acontece neste sábado, pelo Campeonato Brasileiro.

Gary Medel treina com elenco nesta quarta-feira
Escalação do Vasco para jogo contra o Criciúma

Confira a escalação do Vasco para a partida deste sábado contra o Criciúma, às 16h, em São Januário, pelo Campeonato Brasileiro.