Vasco enfrenta “Barcelona do Chile”

Nesta quarta-feira, em São Januário, o Vasco enfrentará a Universidad de Chile pela Sul-Americana.

O Santos está se preparando para enfrentar o temido Barcelona no Mundial de Clubes da Fifa, em dezembro. Nesta quarta-feira, em São Januário, o Vasco também terá um desafio bastante complicado.

O time carioca também enfrentará um Barça. Só que o genérico. Às 21h50, em São Januário, o vice-líder do Campeonato Brasileiro recebe o “Barcita”, tratamento dado à Universidad de Chile pela boa campanha ao longo da temporada. O jogo vale pela semifinal da Copa Sul-Americana. Dia 30, em Santiago, sai o classificado para a final.

O La U, como também é conhecido, defende uma invencibilidade de 28 partidas. Na atual competição, goleou o Flamengo em pleno Engenhão por 4 a 0 e virou uma espécie de time da moda no continente. O técnico Cristóvão Borges destaca a qualidade do adversário. Tanto que dividiu a preleção em duas partes para evitar ser surpreendido.

“Quis antecipar o vídeo. Passei uma parte hoje e passarei outra parte amanhã”, revela Cristóvão. “Eles têm ótima movimentação que a gente já conhece, mas têm uma dinâmica de jogo com a qual não estamos acostumados”, completou o treinador vascaíno.

Cristóvão sabe que o La U tecnicamente é superior a Aurora, da Bolívia, e Universitario, do Peru. Há ainda outro complicador: contra as outras duas equipes sul-americana, o Vasco decidiu a vaga em casa. Desta vez, fará a primeira partida no Rio – isso às vésperas de um clássico importante contra o Fluminense, domingo, no Engenhão, pelo Brasileiro.

“O grau de dificuldade aumenta a cada mudança de fase. Todo cuidado é pouco, todo estudo tem que ser aproveitado nesse momento. Eles procuram fazer algumas coisas que o Barcelona faz, algumas jogadas são parecidas, por isso é uma equipe interessante” frisou Cristóvão.

A missão do Vasco é vencer e não sofrer gol. Cristóvão terá dois sérios desfalques. Éder Luís, com o pé esquerdo fraturado, volta somente em 2012. E Diego Souza cumprirá suspensão automática pela expulsão na vitória de 5 a 2 sobre o Universitario. Cristóvão faz mistério, mas deve escalar Bernardo na vaga de Diego. A dúvida passa a ser o sucessor de Éder.

Leandro é uma das opções ao lado de Elton no ataque. Outra hipótese é o treinador escalar Allan com Rômulo, Juninho Pernambucano e Felipe, avançando Bernardo na frente. Assim, o Vasco entraria em campo Fernando Prass; Fágner, Dedé, Renato Silva e Jumar; Rômulo, Juninho, Felipe e Bernardo (Allan); Leandro (Bernardo) e Elton.

O time chileno está no Rio desde segunda-feira. Na manhã desta terça, fiz um treino secreto em São Januário. Somente o técnico Jorge Sampaoli concedeu entrevista. Perguntado se estava de volta ao Rio para repetir o sucesso contra o Flamengo, o treinador da equipe chilena disse que não há como comparar os dois times. O Vasco, segundo ele, está em um patamar superior ao rival rubro-negro.

“O Vasco é o melhor time do futebol brasileiro hoje em dia, atravessa uma fase espetacular”, comentou o treinador. “Será um outro confronto, outra história”.

FICHA TÉCNICA – VASCO X UNIVERSIDAD DE CHILE
Data: 23 de novembro de 2011
Local: São Januário, Rio de Janeiro (RJ)
Horário: 21h50 (horário de Brasília)
Árbitro: Antonio Arias (PAR)
Auxiliares: Rodney Aquino (PAR) e Carlos Cáceres (PAR)

VASCO: Fernando Prass; Fagner, Dedé, Renato Silva e Jumar; Rômulo, Juninho, Felipe e Bernardo (Allan); Leandro (Bernardo) e Elton
Técnico: Cristovão Borges

UNIVERSIDAD DE CHILE: Herrera; Osvaldo González, Marcos González e Rojas; Rodríguez, Aránguiz, Díaz, Mena e Lorenzetti; Vargas e Gallegos
Técnico: Jorge Sampaoli

Fonte: ig

Promoção: Inscreva seu email abaixo e concorra à uma camisa oficial do Vasco

Comente

Veja também
Payet e jogadores comemorando gol em SJ
Vasco se prepara para sequência decisiva após a Data Fifa

Vasco da Gama terá dois desafios que podem definir a temporada da equipe logo após a pausa para a Data Fifa.

Jair de volta aos treinos do Vasco
Jair deve voltar a ser relacionado contra o São Paulo

Volante do Vasco da Gama, Jair retorna ao time após oito meses parado por conta de uma lesão no joelho direito.

Pedrinho e Eduardo Paes em São Januário
Reeleito no Rio, Eduardo Paes promete ajuda ao Vasco e demais clubes da cidade

Prefeito do Rio de Janeiro pelos próximos quatro anos, Eduardo Paes estreitou relações com os times da capital fluminense.

Jogadores do Vasco em São Januário
Vasco terá 5 confrontos diretos por Libertadores até o fim do Brasileiro; veja tabela

Praticamente livre do rebaixamento, Vasco da Gama ainda sonha com uma vaga na Copa Libertadores do ano que vem via Brasileiro.