De olho na liderança Vasco encara o Bahia em Salvador

Vasco e Bahia se enfrentam na tarde deste domingo, às 16h, em Pituaçu na cidade de Salvador.

Vasco e Bahia se enfrentam na tarde deste domingo, às 16h (de Brasília), em Pituaçu. Olhando o momento dos dois clubes na tabela do Campeonato Brasileiro, poucos apostariam em vitória dos donos da casa. No entanto, neste ano o Bahia já mostrou que é carne de pescoço para os cariocas. Mas não é só isso. Historicamente especificamente contra o Vasco, o Tricolor Baiano costuma complicar.

Em Salvador, o Vasco não vence uma partida de Campeonato Brasileiro há 20 anos, ou 14 jogos. O último triunfo dos cariocas na capital da Bahia foi contra o Vitória em 1991. Pela Série A do Brasileiro e contra o Bahia o Vasco não sabe o que é vencer desde 2000. Foram cinco jogos com três vitórias dos donos da casa além de dois empates.

Mas o momento agora é outro. Na cola do Corinthians, o Vasco nem pode pensar em perder para seguir firme na luta pelo título do Brasileiro. E o técnico Cristóvão Borges conta com a força do grupo para conquistar a vitória.

Já o Bahia ocupa a 14º colocação e quer vencer para se afastar de vez da zona de rebaixamento e ainda beliscar uma das vagas para a Copa Sul-Americana. Velho conhecido dos cariocas, o técnico Joel Santana espera surpreender mais uma vez.

A TV Globo exibe a partida para os estados de para os estados do RJ, ES, BA (exceto Salvador), SE, AL, PB, RN, CE, PI, PA, AM, AP, AC, RR, RO, DF e a cidades de Porto Alegre-RS, Petrolina-PE e Juiz de Fora-MG. O canal Premiere, pelo sistema pay-per-view, transmite o jogo para todo o Brasil. O GLOBOESPORTE.COM, em Tempo Real e com vídeos exclusivos, acompanha todas as emoções do confronto, a partir das 15h30m.

Bahia: o técnico Joel Santana realizou apenas um treino tático durante a semana, por causa das chuvas que atingem Salvador. Diante do contratempo, o treinador deixou claro que pretende fazer poucas mudanças na equipe. As alterações ficam por conta das laterais. Na direita, Marcos e Jancarlos estão lesionados, e dão lugar a Gabriel, que voltará a ser improvisado na posição. Na esquerda, Dodô se machucou durante o treinamento, mas se recuperou e treinou normalmente no sábado. Joel afirmou que ele vai jogar, no entanto Ávine, recuperado de uma lesão no menisco do joelho direito, tem chances de começar a partida. No meio de campo, Maranhão deve ser a novidade na escalação. Assim, o Bahia deve ter a seguinte formação neste domingo: Marcelo Lomba; Gabriel, Titi, Paulo Miranda e Dodô (Ávine); Fahel, Fabinho, Hélder e Maranhão; Souza e Jones.

Vasco: o técnico Cristóvão Borges está em dúvida entre duas formações. A primeira tem Nilton na zaga e Eduardo Costa no meio. Já na segunda, os dois saem para as entradas de Douglas ao lado de Dedé e Romulo no meio. A escalação só será definida momentos antes da partida. O restante do time está confirmado. O Vasco entra em campo com: Fernando Prass; Fagner, Dedé, Nilton (Douglas) e Felipe; Jumar, Eduardo Costa (Romulo), Allan e Diego Souza; Eder Luis e Elton.

Bahia: os laterais Marcos e Jancarlos se recuperam de lesões na coxa. Carlos Alberto e Magno não entram em campo por questões contratuais, já que vieram do Vasco.

Vasco: Renato Silva está suspenso e Fellipe Bastos cumpre pena imposta pelo STJD. Além dele, o Vasco ganhou esta semana um desfalque importante de última hora: Juninho Pernambucano. Seu retorno ao time era praticamente certo, mas no treino da última quinta-feira ele voltou a sentir um incômodo na panturrilha e o departamento médico o vetou. Victor Ramos com dores na coxa direita também está fora.

Bahia: Ávine, Fahel, Lulinha, Marcos, Maranhão, Ricardinho e Souza.

Vasco: Diego Souza, Eder Luis, Fagner, Julinho, Juninho Pernambucano e Romulo.

O aspirante ao quadro da Fifa Wilton Pereira Sampaio (DF) apita apartida, auxiliado por Altemir Hausmann (Fifa/RS) e Marrubson Melo Freitas (DF). Ao todo, Wilton Pereira participou de 13 jogos, aplicou 73 cartões amarelos (média de 5,6) e sete vermelhos (média de 0,5), marcou 514 faltas (média de 39,5) e três pênaltis no Campeonato Brasileiro, que registra média de 5,1 amarelos, 0,3 vermelho e 35,7 faltas. Destes amarelos, 38 foram para mandantes e 35 para visitantes. Ele ainda não apitou jogos do Vasco, mas trabalhou em dois dos baianos na Série A deste ano: Bahia 0 x 0 Coritiba, pela 11ª rodada, e Ceará 3x 0 Bahia, pela 19ª.


Bahia:
líder entre os goleiros no Troféu Armando Nogueira, Marcelo Lomba promete fechar a meta tricolor na partida deste domingo. O arqueiro, que veio do Flamengo, tem familiaridade com o futebol carioca, vive uma boa fase e pretende dar seu melhor para manter a invencibilidade do Bahia diante de times do Rio de Janeiro.

Vasco: Felipe vai jogar novamente na lateral esquerda. Contra o Atlético-PR, ele entrou na posição na qual iniciou sua carreira e fez dois tempos distintos. No primeiro acabou sentindo dificuldade e dando espaços para o rival. No segundo tempo, o posicionamneto foi corrigido, Felipe atuou quase como um ponta e o time subiu de produção. Fica a dúvida para saber como será a atuação diante do Bahia.

Joel Santana, técnico do Bahia: “O Bahia precisa ter a proposta de uma equipe equilibrada, que sabe que a partida vai oscilar. O Vasco tem um time muito maduro e experiente. Precisamos manter o equilíbrio durante todo o jogo para não ter a oscilação que ocorreu diante do Cruzeiro”.

Cristóvão Borges, técnico do Vasco: “O Bahia vai jogar em casa, empurrado pela sua torcida e vai fazer de tudo para nos atrapalhar. Sabemos que será um jogo muito duro e complicado. Vamos precisar ter a aplicação tática e a determinação que tivemos contra o Atlético-PR no segundo tempo e contra o Atlético-MG na última rodada. Só assim vamos conseguir sair de lá com uma vitória”.

* Empate sem gols é o resultado que mais se repetiu na história deste confronto em Campeonatos Brasileiros. Sete dos 30 jogos terminaram com o placar em branco. O último 0 a 0, porém, foi há 17 anos, quando as duas equipes se enfrentaram em São Januário pelo Brasileirão de 1994.

* Na história da Série A do Campeonato Brasileiro, Bahia e Vasco se enfrentaram 11 vezes em Salvador, todas na Fonte Nova. Em casa, o Bahia venceu cinco vezes, contra duas vitórias do Vasco e quatro empates. Foram 19 gols do Bahia e 14 do Vasco.

* Computando apenas a classificação do segundo turno, a diferença entre Vasco e Bahia é de apenas três pontos. Em 11 rodadas do returno, o Vasco soma 19 pontos (5v/4e/2d), enquanto o Bahia tem 16 (4v/4e/3d).

No dia 28 de julho, Vasco e Bahia se enfrentaram pela 12ª rodada do primeiro turno do Brasileirão deste ano. Em São Januário, as equipes não saíram do 1 a 1. O time da casa passou o jogo todo tentando, mas foi o Tricolor baiano que saiu na frente, ainda no primeiro tempo, com Reinaldo. No entanto, aos 49 minutos da etapa final, Elton salvou o Vasco da derrota ao marcar o gol de empate.

Fonte: globo esporte

Comente

Veja também
Vasco vacila em retorno a São Januário e fica no lucro com o empate

Rafael Paiva fez modificações que não funcionaram e Vasco da Gama fez um resultado negativo diante do Juventude, em São Januário.

Torcida do Vasco critica declaração de Rafael Paiva após empate em São Januário

Alguns vascaínos se mostram preocupados em relação aos jogadores com declaração de Rafael Paiva, após empate diante do Juventude.

Paiva analisa lance de Souza e cita experiência do volante: ‘Vai dar a volta por cima’

Rafael Paiva analisa lance de Souza, que foi expulso com apenas quatro minutos em campo, no duelo entre Vasco da Gama e Juventude.

Paiva lamenta lesões no Vasco e projeta voltas de Jair e Paulinho

Treinador do Vasco da Gama, Rafael Paiva analisou o extenso histórico de lesões do Cruzmaltino na temporada.

Paiva analisa estreia de Dominguez no time titular e sai em defesa de Maicon

Treinador do Vasco da Gama analisou as atuações de Maxime Dominguez e de Maicon, no empate entre o Cruzmaltino e o Juventude.

Sair da versão mobile