Vasco empossa 150 novos conselheiros nesta sexta; posse de Salgado será dia 25

Os novos 150 membros do Conselho Deliberativo serão empossados nesta sexta-feira, onde será eleita a direção da mesa diretora.

Reunião do Conselho Deliberativo do Vasco
Reunião do Conselho Deliberativo do Vasco (Foto: Felippe Costa)

A troca de bastão no Vasco, que terá Jorge Salgado como presidente no triênio 2021/2022/2023, se inicia oficialmente na noite desta sexta-feira na Sede Náutica da Lagoa, na Zona Sul do Rio de Janeiro. Serão empossados os novos 150 membros eleitos do Conselho Deliberativo – 120 da chapa de Jorge Salgado e mais 30 de Julio Brant – e será realizada a eleição da presidência e da mesa diretora do Conselho Deliberativo e dos membros do Conselho Fiscal.

A reunião será presencial e está marcada para as 19h30 – com segunda chamada às 20h -, mas terá também transmissão on-line para os membros do conselho (principalmente os idosos) que não puderem comparecer ao encontro, devido à pandemia da Covid-19. A convocação da sessão solene foi feita pelo presidente Alexandre Campello na última terça.

Como foi durante todo processo eleitoral, o ambiente é de divisão no clube. Há incertezas sobre comparecimento dos apoiadores de Luiz Roberto Leven Siano, o mais votado na eleição presencial do dia 7 de novembro, posteriormente anulada por colegiado de juízes do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ/RJ). Diversas ações na Justiça ainda buscam a anulação da reunião, da posse da futura diretoria de Jorge Salgado e também da eleição do dia 14 de novembro.

Não à toa, a assessoria jurídica de Salgado – e do grupo Mais Vasco – não deseja caráter oficial de posse nesta sexta. Estrategicamente, querem evitar eventual contestação posterior na Justiça, porque o estatuto prevê a posse do presidente da diretoria administrativa depois dos conselheiros eleitos.

A chapa se apega ao que diz o estatuto em vigência. O artigo 76, inciso I, determina que o Conselho Deliberativo se reúna “a cada três anos na primeira semana da segunda quinzena do mês de janeiro”, com a posse do presidente eleito para a segunda semana da segunda quinzena.

Como grande benemérito, Jorge Salgado vai à reunião e ficará ao lado dos seus pares. Simbolicamente, é provável que faça um discurso no plenário, com passagem informal de bastão de Alexandre Campello, atual presidente.

Novas caras nos conselhos

Nos últimos dias, o presidente do Conselho Deliberativo, Roberto Monteiro, silenciou sobre o tema, depois de sua convocação ter sido refeita por Campello. Isso porque Monteiro fez a convocação para o dia 25 (segunda), mas Campello antecipou para o dia 22 (sexta).

Monteiro e o vice-presidente do Deliberativo, Sérgio Romay, se negaram a convocar a posse dos novos membros eleitos para a primeira quinzena de janeiro e têm o entendimento de que o ato marcado para esta sexta-feira é nulo.

Espera-se que o rito seja realizado da seguinte forma: como Monteiro e Romay não consideram legítima a sessão solene desta sexta-feira, caberá a Alexandre Campello dar início ao evento. Ele empossará Otto Carvalho, que sucederá Faués Jassus, o Mussa, na presidência da Assembleia Geral. Otto dará posse aos novos 150 membros do Conselho Deliberativo e abrirá a votação das novas mesas dos conselhos Deliberativo e Fiscal.

Participam das eleições dos novos presidentes de poder 300 conselheiros (150 eleitos e 150 natos). O novo presidente do Deliberativo – Carlos Fonseca é o candidato da Mais Vasco, chapa de Jorge Salgado – conduzirá a votação para apontar quem sucederá Edmílson Valentim, atual presidente do Conselho Fiscal, e dos dois membros fixos.

Encerrada a votação do Conselho Fiscal, o novo presidente do Deliberativo finaliza o evento e marca nova sessão solene para segunda-feira, quando Jorge Salgado será empossado oficialmente.

Ação para impedir posse de Salgado

Na última quarta-feira, 12 associados do Vasco entraram com ação no TJ/RJ com o objetivo de anular a eleição do 14 de novembro, vencida por Jorge Salgado, e consequentemente impedir a posse do presidente do eleito. A peça assinada pelos advogados Reinaldo Coniglio Rayol Junior e João Batista de Oliveira Reis sustenta que o pleito do dia 14 foi realizado sob liminar do STJ. E também trata a contratação da “Eleja Online”, empresa que conduziu a eleição online, como irregular.

Fonte: Globo Esporte

Nenhum comentário ainda.
Deixe sua opinião

Últimas notícias
23 de junho de 2021
Tem algo aí? Alex Teixeira publica registro de encontro com Souza e Pássaro

O meia-atacante Alex Teixeira publicou uma foto que mostra encontro com Souza e Alexandre Pássaro, diretor executivo do Vasco da Gama.

Cria do Vasco, Nathan será comprado pelo Boavista-POR por cerca de 1 milhão de euros

O lateral-direito Nathan, revelado pelo Vasco da Gama, será comprado definitivamente pelo Boavista-POR por cerca de 1 milhão de euros.

Romulo testa positivo para Covid-19 e se torna desfalque no Vasco

O volante do Vasco da Gama, Romulo, testou positivo para Covid-19 e ficou de fora da delegação que embarcará para Belo Horizonte.

Carlos Osório repudia ameaça aos jogadores e garante que o Vasco tomará providências

Carlos Roberto Osório, VP do Vasco da Gama, falou sobre a ameaça sofrida pelos jogadores no confronto diante do CRB.

Zeca vibra com partida sem levar gol, exalta liderança de Castan e cita disputa na direita

O lateral-esquerdo do Vasco da Gama, Zeca, disse que seu foco é ajudar a equipe e se colocou à disposição para jogar em qualquer lado.

Vasco TV mostra treino da última terça-feira na preparação para encarar o Cruzeiro

Confira agora alguns trechos do treino do Vasco da Gama realizado na última terça-feira, no CT do Almirante.

Vasco receberá R$ 500 mil pela transferência de Marlon Santos ao Shakhtar Donetsk

O Vasco da Gama será recompensado em R$ 500 mil pela transferência de Marlon Santos, que trocou o Sassuolo pelo Shakhtar Donetsk.

Assista ao vídeo que mostra a inauguração do CT para o Futebol Feminino do Vasco

Confira o vídeo que mostra a inauguração do CT para o futebol feminino do Vasco da Gama na Vila Olímpica de Duque de Caxias.

Abel Braga relembra sua passagem como zagueiro do Vasco: ‘Espetacular’

O técnico Abel Braga, que atualmente está no Lugano, disse que sua passagem como jogador do Vasco da Gama foi espetacular.

Ricardo Sá Pinto fala sobre desavença com Fellipe Bastos no Vasco

O técnico Ricardo Sá Pinto falou sobre seu desentendimento com o meia Fellipe Bastos, durante sua passagem pelo Vasco da Gama.

Veja mais notícias