Vasco empossa 150 novos conselheiros nesta sexta; posse de Salgado será dia 25

Os novos 150 membros do Conselho Deliberativo serão empossados nesta sexta-feira, onde será eleita a direção da mesa diretora.

Reunião do Conselho Deliberativo do Vasco
Reunião do Conselho Deliberativo do Vasco (Foto: Felippe Costa)

A troca de bastão no Vasco, que terá Jorge Salgado como presidente no triênio 2021/2022/2023, se inicia oficialmente na noite desta sexta-feira na Sede Náutica da Lagoa, na Zona Sul do Rio de Janeiro. Serão empossados os novos 150 membros eleitos do Conselho Deliberativo – 120 da chapa de Jorge Salgado e mais 30 de Julio Brant – e será realizada a eleição da presidência e da mesa diretora do Conselho Deliberativo e dos membros do Conselho Fiscal.

A reunião será presencial e está marcada para as 19h30 – com segunda chamada às 20h -, mas terá também transmissão on-line para os membros do conselho (principalmente os idosos) que não puderem comparecer ao encontro, devido à pandemia da Covid-19. A convocação da sessão solene foi feita pelo presidente Alexandre Campello na última terça.

Como foi durante todo processo eleitoral, o ambiente é de divisão no clube. Há incertezas sobre comparecimento dos apoiadores de Luiz Roberto Leven Siano, o mais votado na eleição presencial do dia 7 de novembro, posteriormente anulada por colegiado de juízes do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ/RJ). Diversas ações na Justiça ainda buscam a anulação da reunião, da posse da futura diretoria de Jorge Salgado e também da eleição do dia 14 de novembro.

Não à toa, a assessoria jurídica de Salgado – e do grupo Mais Vasco – não deseja caráter oficial de posse nesta sexta. Estrategicamente, querem evitar eventual contestação posterior na Justiça, porque o estatuto prevê a posse do presidente da diretoria administrativa depois dos conselheiros eleitos.

A chapa se apega ao que diz o estatuto em vigência. O artigo 76, inciso I, determina que o Conselho Deliberativo se reúna “a cada três anos na primeira semana da segunda quinzena do mês de janeiro”, com a posse do presidente eleito para a segunda semana da segunda quinzena.

Como grande benemérito, Jorge Salgado vai à reunião e ficará ao lado dos seus pares. Simbolicamente, é provável que faça um discurso no plenário, com passagem informal de bastão de Alexandre Campello, atual presidente.

Novas caras nos conselhos

Nos últimos dias, o presidente do Conselho Deliberativo, Roberto Monteiro, silenciou sobre o tema, depois de sua convocação ter sido refeita por Campello. Isso porque Monteiro fez a convocação para o dia 25 (segunda), mas Campello antecipou para o dia 22 (sexta).

Monteiro e o vice-presidente do Deliberativo, Sérgio Romay, se negaram a convocar a posse dos novos membros eleitos para a primeira quinzena de janeiro e têm o entendimento de que o ato marcado para esta sexta-feira é nulo.

Espera-se que o rito seja realizado da seguinte forma: como Monteiro e Romay não consideram legítima a sessão solene desta sexta-feira, caberá a Alexandre Campello dar início ao evento. Ele empossará Otto Carvalho, que sucederá Faués Jassus, o Mussa, na presidência da Assembleia Geral. Otto dará posse aos novos 150 membros do Conselho Deliberativo e abrirá a votação das novas mesas dos conselhos Deliberativo e Fiscal.

Participam das eleições dos novos presidentes de poder 300 conselheiros (150 eleitos e 150 natos). O novo presidente do Deliberativo – Carlos Fonseca é o candidato da Mais Vasco, chapa de Jorge Salgado – conduzirá a votação para apontar quem sucederá Edmílson Valentim, atual presidente do Conselho Fiscal, e dos dois membros fixos.

Encerrada a votação do Conselho Fiscal, o novo presidente do Deliberativo finaliza o evento e marca nova sessão solene para segunda-feira, quando Jorge Salgado será empossado oficialmente.

Ação para impedir posse de Salgado

Na última quarta-feira, 12 associados do Vasco entraram com ação no TJ/RJ com o objetivo de anular a eleição do 14 de novembro, vencida por Jorge Salgado, e consequentemente impedir a posse do presidente do eleito. A peça assinada pelos advogados Reinaldo Coniglio Rayol Junior e João Batista de Oliveira Reis sustenta que o pleito do dia 14 foi realizado sob liminar do STJ. E também trata a contratação da “Eleja Online”, empresa que conduziu a eleição online, como irregular.

Fonte: Globo Esporte

Comente

Veja também
Vasco anuncia contratação de promessa da base do Coritiba

Vasco da Gama anuncia a contratação do atacante Whalacy, revelado nas categorias do base do Coritiba e com passagens pelo Palmeiras.

Vasco tenta reduzir folha salarial para contratações na próxima janela

Com desejo de qualificar o plantel na próxima janela, o Vasco da Gama tenta negociar jogadores que estão fora dos planos.

Vegetti pede personalidade e coragem antes de duelo contra o Puerto Cabello

Vegetti pede a palavra antes de duelo entre Vasco da Gama e Puerto Cabello e faz discurso forte no vestiário.

Permanência de Carille no Vasco depende do desempenho contra o Sport

Pressionado no cargo, Fábio Carille terá mais uma chance de apresentar evolução no comando do Vasco da Gama.

Santos ainda deve R$ 6,8 milhões ao Vasco

Com o Vasco da Gama entre as principais dívidas do Santos, o clube paulista deve quase R$ 7 milhões ao Cruzmaltino, por compra de Nathan.

Discurso de Vegetti marca bastidores de Vasco 1 x 0 Puerto Cabello; assista

Assista aos bastidores da vitória do Vasco da Gama contra o Puerto Cabello em São Januário pela segunda rodada da Sul-Americana.

Jair recebe sondagens e pode deixar o Vasco

Fora do confronto diante do Puerto Cabello, Jair está na mira de clubes da MLS e tem futuro incerto no Vasco da Gama.

Marcelo Sant’Anna confirma que Vasco vai priorizar copas em 2025

Diretor de Futebol do Vasco da Gama, Marcelo Sant’Anna garantiu que o foco do Clube em 2025 será a Sul-Americana e a Copa do Brasil.

Vasco ficará quase 1 mês sem jogar em São Januário

Dos próximos dez jogos do Vasco da Gama na temporada, apenas dois serão disputados no estádio de São Januário.

Vasco pode confirmar saída de jogadores até esta sexta-feira

Janela extra da CBF para transferências de jogadores que tenham participado dos Estaduais se encerra nesta sexta-feira (11).