Vasco emite nota sobre imbróglio com demitidos e ataca o Sindeclubes

Em nota sobre o imbróglio judicial acerca da demissão dos funcionários, o Vasco da Gama não poupou críticas ao Sindeclubes.

Funcionários demitidos na frente de São Januário
Funcionários demitidos na frente de São Januário (Foto: Reprodução)

A diretoria do Vasco da Gama emitiu uma nota oficial no site do Clube nesta sexta-feira se posicionando acerca do imbróglio judicial na ação movida pelo Ministério Público do Trabalho pela demissão de 186 funcionário, medida adotada pela gestão sob alegação de contenção de gastos. A publicação traz várias críticas ao Sindeclubes.

Foi determinado liminarmente que os colaboradores fossem reintegrados, mas, o TST, também em decisão liminar, suspendeu os efeitos da decisão de primeiro piso, dando uma folga à gestão nesta disputa na seara trabalhista.

Na nota publicada hoje, o clube reiterou a crise financeira que está vivendo e disse estar agindo de boa-fé e criticou veementemente a entidade que está representando os trabalhadores na Justiça.

O Vasco repudia veementemente a reprovável conduta do Sindeclubes durante a negociação da proposta de acordo coletivo. Ao mesmo tempo em que aparentava negociar com o Clube, instigava não só o ajuizamento de dezenas de ações individuais, mas, também, a propositura de ação civil pública. O Vasco lamenta, ainda, o fato de que a postura do Sindeclubes acabou por impedir o Clube de quitar integralmente as verbas rescisórias logo após a cessão dos direitos econômicos do atleta Talles Magno, como previa a proposta de acordo coletivo.

Publicou.

Confira a nota

O Club de Regatas Vasco da Gama vem, diante da repercussão em torno de uma decisão gerencial promovida de forma legítima e com amparo na lei, prestar os seguintes esclarecimentos sobre os fatos que antecederam as demissões ocorridas em 12 de março deste ano:

É sabido que o Vasco atravessa a mais grave crise financeira de sua centenária história. Diante desse contexto, o primeiro passo da atual gestão, com vistas a reequilibrar as finanças do Clube e reverter o quadro de insolvência generalizada com o qual se deparou, era reduzir os custos – inclusive a folha de pagamentos – para níveis compatíveis com as receitas, e, com isso, tentar acabar de vez com a histórica e inaceitável prática de atrasos no pagamento dos salários.

Foi assim que, no início do mês de março, o Vasco entrou em contato com o Sindeclubes, objetivando negociar os termos de um acordo coletivo de trabalho para o parcelamento das verbas rescisórias dos colaboradores que seriam desligados.

Seguiram-se diversas reuniões, conversas e e-mails entre o Vasco e o Sindeclubes para alinhar as premissas da proposta de acordo, bem como o trâmite das demissões.

O Vasco, atuando de forma leal e à luz da boa-fé, expôs as dificuldades financeiras que põem em risco sua viabilidade operacional e comprometeu-se a colocar em dia os salários atrasados previamente aos desligamentos e a apresentar proposta de acordo coletivo com pagamento escalonado, para que os valores menores fossem quitados mais rapidamente. Além disso, comprometeu-se a antecipar o pagamento das verbas rescisórias na hipótese de recebimento de receitas extraordinárias.

O Sindeclubes, por seu turno, agiu de forma bem diferente. Em um primeiro momento, tentou insistir para que o Vasco fizesse acordos individuais para posterior homologação pelo sindicato; o que, além de não oferecer segurança jurídica ao Clube, impõe o pagamento de custosas taxas ao sindicato por cada acordo homologado.

Em um segundo momento, após longa negociação e recebimento da proposta de acordo coletivo encaminhada pelo Vasco, o departamento jurídico do Sindeclubes manifestou-se verbalmente favorável à proposta. Na oportunidade, explicitou que a proposta estava apta a ser apresentada na Assembleia do Sindicato, considerando-a absolutamente viável, especialmente porque os colaboradores receberiam os valores em até, no máximo, o final da atual gestão.

Ocorre que, na primeira sessão da assembleia em que foi apreciada a proposta de acordo coletivo, o representante do Sindeclubes, em atitude contraditória com sua conduta perante o Clube, desvirtuou completamente a proposta apresentada, faltou com a verdade sobre o número máximo de parcelas, desdenhou da proposta que ele havia dito ser viável e instigou os empregados a ingressar com ações individuais contra o Vasco em vez de aceitar o acordo coletivo, colocando-se, inclusive, à disposição para atuar como seu advogado.

O referido estratagema do Sindeclubes foi desvendado com a divulgação de áudio gravado na primeira sessão da assembleia em que foi apreciada a proposta de acordo coletivo. Após a divulgação, o Sindeclubes emitiu nota na qual reconheceu que cometeu um “equívoco” na interpretação da proposta e tratou a assembleia como se fosse uma simples reunião, em tentativa de reduzir a gravidade do ato praticado.

O Vasco repudia veementemente a reprovável conduta do Sindeclubes durante a negociação da proposta de acordo coletivo. Ao mesmo tempo em que aparentava negociar com o Clube, instigava não só o ajuizamento de dezenas de ações individuais, mas, também, a propositura de ação civil pública.

O Vasco lamenta, ainda, o fato de que a postura do Sindeclubes acabou por impedir o Clube de quitar integralmente as verbas rescisórias logo após a cessão dos direitos econômicos do atleta Talles Magno, como previa a proposta de acordo coletivo.

Com a decisão do Tribunal Superior do Trabalho (TST), que suspendeu a liminar que determinava a reintegração dos demitidos, o Vasco pôde enfim efetivar os pagamentos aos demitidos, embora os recursos já não fossem mais suficientes para quitar integralmente os débitos. No dia 26/05, o Vasco fez pagamentos das rescisões líquidas e multas de 40% do FGTS a boa parte dos colaboradores desligados no dia 12/03, e pretende realizar negociações para ajustar planos de pagamento do saldo em aberto.

O Vasco reafirma seu compromisso em adotar as melhores práticas de gestão, não só para superar a grave crise financeira que atravessa, mas, também, para cumprir devidamente todas as suas obrigações com colaboradores e fornecedores.

Por fim, o Vasco se coloca à inteira disposição do Ministério Público do Trabalho (MPT) para esclarecer todos os fatos relativos à negociação com o Sindeclubes, bem como para encontrar soluções que assegurem o pagamento dos saldos em aberto com os colaboradores demitidos e o pagamento tempestivo dos salários dos empregados ativos.

Enquanto Clube e Sindicato brigam, os ex-colaboradores aguardam um final menos triste neste litígio, que já manchou a história de acolhimento do Gigante da Colina, queira ou não, infelizmente.

Mais sobre:Sindeclubes
Estamos no Google NotíciasSiga-nos!
Comente

Veja também
Edmundo relembra saída do Vasco em 1993
Edmundo projeta meio de tabela para o Vasco no Brasileiro

Eterno ídolo do Vasco da Gama, Edmundo analisou o desempenho do time neste início de Campeonato Brasileiro.

Gary Medel celebra a permanência no Vasco
Volta importante! Vasco não sofreu gol no Brasileiro com Medel em campo

Capitão do Vasco da Gama, Medel voltou ao Rio após passar alguns dias no Chile visitando a mãe que está com problemas de saúde.

Payet em jogo contra o América-MG
Payet avança na recuperação e deve ser relacionado contra o Criciúma

Camisa 10 do Vasco da Gama, o francês Payet não joga com a camisa Cruzmaltina desde as semifinais do Campeonato Carioca.

Roberto Dinamite, ídolo do Vasco, em sua época de jogador
Relembre vitórias do Vasco sobre o Criciúma com shows de Dinamite, Romário e Edmundo

Vasco e Gama e Criciúma se reencontram neste sábado (27), às 16h, pela quarta rodada do Campeonato Brasileiro.

Hugo Moura durante a apresentação pelo Vasco
Hugo Moura explica escolha pelo Vasco e projeta casa cheia contra o Criciúma

Apresentado de forma oficial no Vasco da Gama, Hugo Moura revelou que está feliz de retornar ao Rio e projetou encontro com a torcida.