Vasco e União Rondonópolis se enfrentaram pela última vez há 20 anos; relembre

Há 20 anos, o Vasco da Gama enfrentou o União Rondonópolis-MT em duelo válido pela primeira fase da Copa do Brasil; relembre.

Marco Brito em Vasco x União Rondonópolis-MT, em 2025
Marco Brito em Vasco x União Rondonópolis-MT, em 2025 (Foto: Reprodução)

Há 20 anos, Vasco e União Rondonópolis se encontraram pela última vez na história. No dia 16 de fevereiro de 2005, os times se enfrentaram em São Januário, com vitória vascaína por 2 a 0, também em jogo válido pela primeira fase da Copa do Brasil. Substituto de Romário naquela partida, Marco Brito foi o nome do jogo e decidiu a vaga para os donos da casa com os dois gols.

Sob muita chuva, São Januário recebeu um modesto público de apenas 883 pagantes para o jogo de volta daquele confronto. O time vascaíno era comandado à época por Joel Santana e havia empatado o jogo de ida em 2 a 2, no estádio Luthero Lopes, em Rondonópolis. O treinador decidiu poupar Romário por causa de uma lesão na coxa e colocou Marco Brito no comando de ataque para o duelo de volta. E o atacante não decepcionou.

O primeiro gol saiu logo aos 17 minutos de jogo. Após cruzamento do lateral Claudemir, Marco Brito aproveitou falha da zaga e do goleiro para abrir o placar. Ainda no primeiro tempo, o atacante tabelou com Alex Dias e foi derrubado com falta dentro da área. Sem Romário, cobrador oficial do time, Allann Delon foi para a bola, e o goleiro André defendeu.

O regulamento da época, em que gol fora de casa era critério de desempate, permitia que o Vasco até empatasse em 1 a 1 para sair com a classificação, por conta dos dois gols marcados como visitante no jogo de ida. Marco Brito, porém, sacramentou a classificação na etapa final, em nova parceria com Claudemir. Após cruzamento do lateral, o atacante cabeceou para o fundo das redes, aos 19 minutos do segundo tempo.

Cria das categorias de base do Fluminense, Marco Brito teve passagem pelo Vasco entre 2004 e 2005. Foram 31 jogos pelo clube de São Januário, com 11 gols marcados e duas assistências. O ex-jogador pendurou as chuteiras em 2012, atuando pelo São Gonçalo.

Coincidentemente, as equipes voltam a se encontrar pela primeira fase da Copa do Brasil vinte anos depois. A partida acontece nesta terça-feira, às 21h30, no estádio Kleber Andrade, em Cariacica.

Como nos últimos anos, a primeira fase será decidida em um confronto com jogo único entre os times. No entanto, a edição de 2025 teve uma mudança importante no regulamento: o visitante não terá mais a vantagem do empate nas duas primeiras fases. Assim, a tarefa do Vasco será ainda mais complicada: será preciso vencer para se classificar sem a necessidade de decisão nos pênaltis.

Fonte: Globo Esporte

Comente

Veja também
Veja 5 nomes que podem assumir o Vasco após a saída de Carille

Vasco da Gama iniciou a busca por um novo treinador depois da saídade de Fábio Carille do comando técnico.

Vasco pode efetivar Felipe como técnico

Felipe assumiu interinamente o cargo de treinador do Vasco da Gama após a demissão do técnico Fábio Carille.

Casimiro critica Carille e diz o que acha de Diniz no Vasco

Influenciador digital, Casimiro Miguel avaliou a chegada de um novo técnico ao Vasco da Gama após a demissão de Fábio Carille.

Diniz vê Vasco com bons olhos e aguarda proposta de Pedrinho

Sem clube desde que foi demitido do Cruzeiro, em janeiro, Fernando Diniz pode ser o novo treinador do Vasco da Gama.

Vasco quer mudar cara do time com Felipe enquanto escolhe novo técnico

Ídolo do Vasco da Gama, Felipe Maestro assume a equipe interinamente após a demissão do técnico Fábio Carille. 

Carille encerra passagem pelo Vasco com 43% de aproveitamento

Demitido do Vasco da Gama, Fábio Carille somou nove vitórias, cinco empates e sete derrotas à frente do Cruzmaltino.

Vasco peca nas finalizações e amarga mais um revés fora de casa no Brasileiro

Vasco da Gama desperdiça chances e acaba sendo derrotado pelo Cruzeiro, pela sexta rodada do Campeonato Brasileiro.

Inteligência Artificial aponta os melhores nomes para assumir o Vasco

Com a terceira derrota do Vasco da Gama fora de casa no Brasileiro, Vasco da Gama resolveru demitir o técnico Fábio Carille.

Saiba os motivos por trás da demissão de Carille do Vasco

Ex-técnico do Vasco da Gama, Fábio Carille deixou o Cruzmaltino após a derrota para o Cruzeiro, pelo Campeonato Brasileiro.

Pedrinho define perfil do novo técnico do Vasco

Com a demissão de Fábio Carille, Felipe comanda interinamente, mas Pedrinho já define perfil do novo técnico do Vasco da Gama.