Vasco e Seleção chegam a acordo sobre liberação de Paulinho

O atacante Paulinho será liberado da Seleção Sub-20 caso o Vasco da Gama avance para as finais da Taça Rio.

A presença de Paulinho nos compromissos da Seleção sub-20 contra o México, no fim de março, não é certa. O Vasco e a CBF entraram em acordo e o atacante será liberado caso sua equipe chegue à fase decisiva da Taça Rio. O período de convocação, entre 17 e 26 de março, abrange a semifinal e a final da competição.

Nesta quinta-feira, o coordenador de seleções da CBF, Edu Gaspar apresentou o planejamento das categorias de base da entidade ao lado dos treinadores das categorias sub-20, sub-17 e sub-15.

O principal ponto era a conscientização da importância da presença dos principais jogadores na preparação para as grandes competições. A sub-20, por exemplo, mira o Sul-Americano de 2019, que garante vaga no Mundial do mesmo ano e na Olimpíada de 2020.

– Sinto que em algum momento a Seleção perdeu a importância que tinha. É muito fácil receber uma negativa na convocação da Sub-20, esteja o atleta jogando ou não em seu clube. É corriqueiro.

– Com o Vasco foi diferente, a postura do clube foi muito boa. Nos ligaram e perguntaram se seria possível liberar o Paulinho em caso de classificação para as finais da Taça Rio. Perguntaram: ”Vocês liberariam? Se não entrarmos, está convocado”. Claro que respondi positivamente – frisou Edu.

Edu lembrou que a seleção sub-20 não tem competições oficiais em 2018. Por isso a necessidade de se marcar períodos de treinos e amistosos, como o que será realizado contra o México. O dirigente frisou a importância da preparação e lembrou que em 2013 e 2017 a seleção não conseguiu a colocação necessária na competição para chegar ao Mundial da categoria (precisa ficar entre os quatro primeiros).

Em 2015, ficou justamente no quarto lugar, a última vaga para o Mundial. Mas não teria garantido vaga na Olimpíada. A sorte é o Brasil entrou como país-sede e conquistou o único título que lhe faltava.

– Poder preparar os melhores atletas é de suma importancia. Vou convocar a seleção B? a seleção C? Essa preparação é sensivel. Não temos competições oficiais da sub-20 em 2018, temos que convocar para amistosos e os clubes muitas vezes não dão importância. Se fico fora do Mundial, falam mal da geração – analisou Edu.

Três atletas já não foram liberados por seus clubes para os compromissos (jogo-treino e amistoso) contra o México no fim de março: Vinícius Júnior e Lincoln, do Flamengo, e Brenner, do São Paulo. Em cima desse discurso, o coordenador de seleções mandou um recado: seria justo convocar para o Sul-Americano de 2019 um atleta que não participou da preparação?

– Temos que ser justos. É justo um jogador que não venha a participar da preparação, por melhor que ele seja, seja convocado para o Sul-Americano? Não é justo. O cara tem que participar, conhecer, estar junto com a equipe. É delicado isso. O Amadeu (Carlos, técnico da sub-20), vem preparando uma equipe com vários atletas. Ai tira quem jogou e convoca outro. Seria correto?

Globo Esporte

Comente

Veja também
Tomás Cuello, atacante do Athletico-PR
Vasco tem interesse em Tomás Cuello, atacante do Athletico-PR

De olho no mercado, o Vasco da Gama busca reforços para 2025 e demonstra interesse na contratação de Tomás Cuello.

Adson em jogo contra o Internacional
Vasco pode ter retorno de 3 jogadores lesionados na pré-temporada

Recuperados de suas respectivas lesões, três jogadores ficam à disposição da comissão técnica para a pré-temporada.

Reunião do Conselho Deliberativo do Vasco
Confira bastidores da reunião do CD do Vasco, que terminou em confusão

Reunião do Conselho Deliberativo do Vasco da Gama sobre recuperação judicial do Clube termina em confusão; confira.

Vasco vence o Corinthians pelo NBB
Vasco enfrenta o Brasília pelo NBB nesta quinta-feira; veja horário e onde assistir

Vasco da Gama recebe a equipe do Brasília, no ginásio de São Januário pela 19ª rodada do Novo Basquete Brasil.

Danilo é alvo do Vasco
Na mira do Vasco, Danilo descarta saída da Juventus em janeiro

Alvo do Vasco da Gama para 2025, Danilo manifestou o desejo de permanecer na Juventus, pelo menos, até o fim da temporada europeia.