Vasco e Pérolas Negras estreiam no Brasileiro Feminino Série A3 em momentos opostos

O Vasco da Gama enfrenta o Pérolas Negras na estreia do Brasileirão Feminino Série A3, neste sábado, e tenta buscar retorno à Série A2.

Vasco enfrentou o Botafogo pela Copa Rio Feminina
Vasco enfrentou o Botafogo pela Copa Rio Feminina (Foto: Matheus Lima/ Vasco da Gama)

Pérolas Negras e Vasco estreiam com confronto regiona e vão a campo vivendo momentos opostos. Enquanto o Pérolas chega empolgado por fazer história e disputar sua primeira participação em uma competição nacional, o Cruz-Maltino tenta se recuperar da queda no ano passado e buscar o acesso à Série A2.

O Pérolas Negras conseguiu a vaga na competição através do Campeonato Carioca. A equipe terminou em quinto lugar, atrás de Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco, garantindo a classificação para a competição. O Vasco, por sua vez, caiu para a A3 após ter uma das quatro piores campanhas da Série A2 de 2022.

O Vasco vem passando por um processo de reestruturação do futebol feminino. O clube optou por uma troca de profissionais no início deste ano, o que provocou um atraso no planejamento. Contratou Tatiele Silveira, campeã brasileira como técnica em 2019 pela Ferroviária, para ser a coordenadora do futebol feminino.

Para o comando da equipe, o Cruz-Maltino acertou com a técnica Jaqueane Correa no início de fevereiro, mas anunciou a demissão da treinadora menos de dois meses depois. A metodologia de trabalho de Jaqueane não agradou ao Vasco, que decidiu pelo desligamento após apenas dois jogos, com derrotas por 3 a 1 para o Flamengo e por 5 a 1 para o Fluminense.

O novo técnico é Jorge Barcellos, que veio de Portugal, onde comandava o time feminino do Famalicão. Ele tem grande experiência na categoria e chegou a treinar a seleção brasileira, onde conquistou a medalha de ouro nos jogos Pan-Americanos de 2007.

– Quando você tem mudança é importante agregar valores e conhecimento. A experiência é boa, mas o hoje é muito importante, entender a aposta que está sendo feita pelo clube. Trazer profissionais qualificados facilita o dia a dia. A vitória você constrói – disse Jorge em entrevista à VascoTV.

Técnico do Pérolas Negras desde julho do ano passado, Gustavo Freitas exaltou não apenas a histórica classificação para a competição nacional, mas também a capacidade de superação das jogadoras. Em 2021, o Pérolas Negras ficou em sexto lugar no Carioca e bateu na trave na busca pela A3, mas “trabalhou muito sério” para conquistar a vaga.

– Conseguimos um feito histórico para o clube, o que nos traz expectativas e responsabilidades, mas também sabemos que os pés têm que estar no chão, principalmente por ser uma competição eliminatória. Tentamos converter a empolgação em foco no objetivo. Com relação ao momento vivido pelo Vasco, não é algo que analisamos no dia a dia, e independentemente de qualquer momento vivido, é uma camisa de muito peso – destacou Gustavo ao ge.

O Pérolas iniciou a pré-temporada do fim de fevereiro na parte de preparação física e adequação ao modelo de jogo. A equipe está há cerca de 20 dias na fase final de ajustes de detalhes em relação ao Vasco.

– É especial por ser um duelo regional e por tudo que o Vasco sempre representou em sua história, sobretudo no futebol. Mas são exatamente esses jogos grandes que mais nos motivam a fazer bem o nosso trabalho. Conseguimos manter as jogadoras destaques do ano passado, nos reforçamos pontualmente e trabalhamos bem durante a pré temporada. Vamos buscar a vitória nos dois jogos, mesmo sabendo das dificuldades que serão impostas pelo adversário – afirmou Gustavo.

O Vasco também se apresentou no fim de fevereiro, mas com atraso. O time tinha a estreia marcada para o dia 5 de março, em jogo contra o Flamengo na Copa Rio, mas o duelo foi adiado para o dia 22 do mesmo mês. A reformulação que atingiu direção e comissão chegou também ao elenco, que dispensou as jogadoras da base e contratou alguns reforços para o time principal.

Entre as novidades está a meia Esquerdinha, que defendeu o América-MG na temporada passada. Ela falou sobre a preparação do Vasco para o Brasileiro e projetou a estreia contra o Pérolas Negras.

– Os treinos de preparação foram bem intensos, tanto na parte física quanto na tática. Acredito que estamos evoluindo em vários aspectos. O Jorge exige muito a intensidade e é bem atento aos detalhes e também aos ajustes. Eu espero um jogo bem intenso, pois as duas equipes querem vencer, e por ser uma decisão de 180 minutos é muito importante a gente já consiga impor nosso ritmo e comece a construir o resultado positivo neste primeiro jogo – declarou Esquerdinha.

Pérolas Negras e Vasco se enfrentam neste sábado, às 15h (horário de Brasília), no Estádio do Trabalhador, em Resende, para o jogo de ida da primeira fase da Série A3. A volta será no domingo seguinte, no estádio Nivaldo Pereira, em Nova Iguaçu. Em caso de empate no placar agregado, a vaga nas oitavas de final será decidida nos pênaltis. Os quatro semifinalistas da Série A3 sobem de divisão para disputar a Série A2 em 2024.

Fonte: Globo Esporte

Estamos no Google NotíciasSiga-nos!
Comente

Veja também
Ramón Díaz em jogo contra o Deportivo Maldonado
Ramón Díaz exigiu reforços à 777 Partners antes de deixar o Vasco; veja os nomes

Ramón Díaz se reuniu recentemente com Josh Wander e solicitou a chegada de reforços para resolver os problemas do elenco.

Pedro Martins estava no Cruzeiro
Pedro Martins se reunirá com Ramón Díaz e buscará reverter demissão

Pedro Martins, o novo executivo, assume a direção hoje com a missão de tentar reverter pedido de demissão de Ramón Díaz.

Euriquinho enquanto era dirigente do Vasco
Euriquinho classifica venda do Vasco como ‘maior assalto da história do futebol brasileiro’

Euriquinho contestou a ideia de que o Vasco não tinha solução e revelou como o contrato com a 777 Partners foi lido na época.

Euriquinho durante participação no podcast Fora de Jogo
Euriquinho revela que Vasco vai falir e diz que consequências do contrato são seríssimas

Criticando o negócio feito pela gestão Jorge Salgado, ele diz que o Clube vai acabar se não houver uma mudança radical.

Vasco conquista a Copa Rio Sub-20
Vasco goleia o Flamengo e é campeão da Copa Rio Sub-20

O Vasco da Gama goleou o Flamengo pelo placar de 4×1 em São Januário e foi campeão invicto na Copa Rio Sub-20.