Vasco é o único clube não-europeu a ter artilheiro em Copa do Mundo e Olimpíadas

Com os ídolos Romário e Ademir de Menezes, o Vasco da Gama é um dos quatro clubes a ter artilheiro em Copa do Mundo e Olimpíadas.

Ademir de Menezes em ação pelo Vasco
Ademir de Menezes em ação pelo Vasco (Foto: FIFA)

A Seleção Brasileira Masculina iniciou nesta quinta-feira (22) a sua caminhada nos Jogos Olímpicos de Tóquio com uma vitória por 4×2 sobre a Alemanha. Na partida, teve gol de cria das categorias de base do Vasco da Gama, Paulinho, hoje no Bayer Leverkusen.

O atacante marcou o último gol brasileiro no triunfo. Quando se fala em vascaíno nas Olímpiadas, logo lembra-se do próprio Paulinho, além de Douglas Luiz, Lucão e Ricardo Graça, outros garotos formados em São Januário que estão em Tóquio. O goleiro e o zagueiro, inclusive, ainda estão no Gigante.

A relação entre Vasco e Olimpíadas, porém, não se limita a isso. O Gigante, que ao longo da história teve vários atletas convocados, teve um artilheiro da competição com Romário, na edição de Seul, em 1988. O detalhe é que o Cruzmaltino tem um papel de destaque na história por também ter tido goleador máximo em Copa do Mundo.

Foi o caso do ídolo Ademir de Menezes, no Mundial de 1950, no Brasil. Inclusive, o Vasco é um dos quatro clubes do mundo, o único não-europeu, a ter artilheiro de Copa do Mundo e Olimpíadas no futebol masculino. A curiosidade foi destacada pelo Twitter Estude Vasco. Nas ocasiões, os vascaínos levaram suas Seleções às melhores campanhas desde então.

Eles também seguem como maiores artilheiros brasileiros numa única edição de Copa do Mundo e Olimpíadas. Ademir de Menezes marcou nove gols e Romário sete. Em relação aos outros três clubes que tiveram artilheiros nas competições, foram os casos do italiano Inter de Milão (CM 2002, OL 1936 e OL 2000), do croata Dínamo Zagreb (CM 1962 e OL 1984) e o polonês Stal Mielec (CM 1974 e OL 1976).

Único ouro

Entre todos os vascaínos que já passaram por Olimpíadas, apenas um conseguiu a medalha de ouro. Foi o caso do zagueiro Luan, atualmente no Palmeiras, que foi o representante do Vasco no Rio, em 2016. Agora no Vasco, o lateral-esquerdo Zeca também estava naquela Seleção Brasileira, na época defendendo o Santos.

Estamos no Google NotíciasSiga-nos!
Comente

Veja também
Phillipe Gabriel renova com o Vasco até 2027
Vasco renova com Phillipe Gabriel até 2027

Grande promessa da base, o goleiro Phillipe Gabriel, de 18 anos, assinou com o Vasco da Gama até dezembro de 2027.

Fernando Diniz em Fluminense x Vasco pelo Brasileiro 2023
Em má fase, Fluminense muda programação antes do clássico

O Fluminense resolveu se concentrar para o clássico contra o Vasco da Gama, diante da má fase que enfrenta na temporada.

Maicon em treino do Vasco
Maicon deve ser novidade entre os titulares contra o Fluminense

Mesmo com João Victor recuperado, o técnico do Vasco da Gama, Ramón Díaz, deve escalar Maicon na zaga contra o Fluminense.

Maicon, zagueiro do Vasco
Escalação do Vasco contra o Fluminense

Confira a escalação do Vasco da Gama contra o Fluminense na partida deste sábado, no Maracanã, pelo Campeonato Brasileiro.

João Victor em São Januário
João Victor será relacionado contra Fluminense e Medel segue fora

Enquanto Gary Medel segue no Chile, o Vasco da Gama contará com João Victor para o clássico contra o Fluminense.