Vasco é o time grande que mais vezes esteve no Z4 do Brasileiro

Desde que o torneio passou a ser por pontos corridos, em 2003, o Vasco da Gama foi rebaixado 4 vezes, disputando a Série B em 5 oportunidades.

Medel em jogo contra o Athletico-PR
Medel em jogo contra o Athletico-PR (Foto: André Durão)

O relacionamento entre o Vasco e a zona de rebaixamento da Série A do Campeonato Brasileiro, na era dos pontos corridos, é de idas e vindas. O Cruz-Maltino é a equipe do chamado pelotão dos 12 grandes do futebol nacional que mais vezes esteve entre os quatro piores da competição.

Ao todo, o Vasco apareceu 121 vezes nesta situação. Com o empate do Botafogo com o Goiás, por 1 a 1, na segunda-feira (2), a equipe retornou para o local que esteve em 19 das 25 rodadas disputadas neste ano e se isolou na ponta como o time que mais ficou no Z4 do próprio Botafogo, que soma 120 rodadas.

Vale lembrar, que desde ficou instituído o Brasileiro por pontos corridos, em 2003, o Vasco já foi rebaixado em quatro oportunidades, disputando a Série B nacional em cinco anos, uma vez que em 2021 não conseguiu o acesso, retornando apenas nesta temporada. O Botafogo, por sua vez, jogou três vezes a Segunda Divisão.

Antes dos pontos corridos, o Cruz-Maltino nunca havia sido rebaixado. E essa sina parece não parar de persguir a equipe, que sequer conquistou a taça neste modelo de campeonato. Em 2011, foi vice-campeão para o Corinthians. Se o Botafogo for campeão nesta temporada, o Vasco, ao lado de Grêmio e Internacional, serão os únicos clubes dos 12 grandes a nunca ter vencido o nacional em pontos corridos.

Até 2021, Vasco, Botafogo, Inter, Grêmio e Atlético nunca tinham levado o troféu. O Galo ficou com o caneco naquele mesmo ano, enquanto o Glorioso é o líder desta edição, sete pontos a frente do segundo colocado. Colorado e Grêmio já disputaram o título em diversas oportunidades.

Vasco no Top-10 do Z4

Na soma geral, o Vasco ainda aparece entre os dez times que mais vezes frequentaram a zona de rebaixamento da Era dos Pontos Corridos. O líder no quesito é o Coritiba. Lanterna da edição atual, até aqui o Coxa ficou entre os quatro últimos em 153 rodadas. A equipe é seguida pelo Goiás, que apareceu 147 vezes.

Depois, times que estão na Série B atualmente, aparecem a frente do Vasco: Avaí, Atlético-GO e Sport, com 143, 141 e 131 rodadas, respectivamente. Atrás do Vasco e do Botafogo está o América, que esteve em 119 rodadas no Z4.

Chances de rebaixamento

O Vasco melhorou consideravelmente suas chances de ficar na Série A do Brasileiro, mas o risco da degola ainda assusta bastante. Segundo números do Instituto de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a equipe tem 34,5% de probabiilidade de ser rebaixado pela quinta vez em sua história.

Com mais chances estão o Santos, com 34,9%; Bahia, com 54,9%; Coritiba e América com 95,2%. Concorrente direto do Cruz-Maltino, o Goiás tem 28,8% de chances de ser rebaixado. Logo depois aparece o Internacional com 20,9%. Botafogo, Red Bull Bragantino, Grêmio, Palmeiras e Flamengo são os únicos sem nenhuma chance de serem rebaixados.

Fonte: Rádio Itatiaia

Comente

Veja também
Lédio Carmona comenta atuações de Coutinho e aponta evolução

O comentarista Lédio Carmona aprovou as últimas atuações e diz que Coutinho superou a desconfiança da torcida do Vasco.

Rayan vive início animador no Vasco e ultrapassa número de gols de 2024

O atacante Rayan já balançou a rede 3 vezes em 9 jogos disputados pelo Vasco em 2025, sendo apenas 5 como titular.

Vasco homenageia Vegetti por artilharia no século XXI

Presidente Pedrinho entrou a placa de homenagem ao atacante do Vasco da Gama, que vem se destacando com gols na temporada.

Mauro Cezar critica forma física de Philippe Coutinho

O comentarista Mauro Cezar questionou a forma física de Coutinho, após o meia não jogar os 90 minutos dos últimos jogos.

Números apontam importância de Vegetti no Vasco de Carille

O Vasco da Gama marcou 27 gols em 17 jogos na temporada, e o atacante foi o autor de 13 feitos nesse período.

Vegetti explica lance, nega ter cometido falta e projeta idolatria no Vasco

Autor de dois gols na vitória do Vasco da Gama por 3×1 contra o Sport em São Januário, Vegetti fala dos planos para a temporada.

Rayan comemora gol após 16 meses sem balançar as redes em São Januário

Rayan marcou o último gol em São Januário com a camisa do Vasco na partida contra o Madureira, no Carioca de 2024.

Vasco não empolga, mas 2ª vitória no Brasileiro alivia pressão sobre Carille

O time do Vasco da Gama não conseguiu se impor em casa, mas contou com o brilho de Vegetti para vencer o Sport.

Veja a reação de Payet ao ser perguntado se fica no Vasco

Atacante está em reta final de contrato com o Vasco da Gama e não há definição se as partes costuram a permanência no Clube.

Capasso desiste de acordo com o Vitória; veja quanto o zagueiro custou ao Vasco

Capasso chegou a um acordo com o Vitória, mas desistiu por entender que o Clube lutaria contra o rebaixamento no Brasileiro.

Sair da versão mobile