Vasco é o time grande que mais vezes esteve no Z4 do Brasileiro

Desde que o torneio passou a ser por pontos corridos, em 2003, o Vasco da Gama foi rebaixado 4 vezes, disputando a Série B em 5 oportunidades.

Medel em jogo contra o Athletico-PR
Medel em jogo contra o Athletico-PR (Foto: André Durão)

O relacionamento entre o Vasco e a zona de rebaixamento da Série A do Campeonato Brasileiro, na era dos pontos corridos, é de idas e vindas. O Cruz-Maltino é a equipe do chamado pelotão dos 12 grandes do futebol nacional que mais vezes esteve entre os quatro piores da competição.

Ao todo, o Vasco apareceu 121 vezes nesta situação. Com o empate do Botafogo com o Goiás, por 1 a 1, na segunda-feira (2), a equipe retornou para o local que esteve em 19 das 25 rodadas disputadas neste ano e se isolou na ponta como o time que mais ficou no Z4 do próprio Botafogo, que soma 120 rodadas.

Vale lembrar, que desde ficou instituído o Brasileiro por pontos corridos, em 2003, o Vasco já foi rebaixado em quatro oportunidades, disputando a Série B nacional em cinco anos, uma vez que em 2021 não conseguiu o acesso, retornando apenas nesta temporada. O Botafogo, por sua vez, jogou três vezes a Segunda Divisão.

Antes dos pontos corridos, o Cruz-Maltino nunca havia sido rebaixado. E essa sina parece não parar de persguir a equipe, que sequer conquistou a taça neste modelo de campeonato. Em 2011, foi vice-campeão para o Corinthians. Se o Botafogo for campeão nesta temporada, o Vasco, ao lado de Grêmio e Internacional, serão os únicos clubes dos 12 grandes a nunca ter vencido o nacional em pontos corridos.

Até 2021, Vasco, Botafogo, Inter, Grêmio e Atlético nunca tinham levado o troféu. O Galo ficou com o caneco naquele mesmo ano, enquanto o Glorioso é o líder desta edição, sete pontos a frente do segundo colocado. Colorado e Grêmio já disputaram o título em diversas oportunidades.

Vasco no Top-10 do Z4

Na soma geral, o Vasco ainda aparece entre os dez times que mais vezes frequentaram a zona de rebaixamento da Era dos Pontos Corridos. O líder no quesito é o Coritiba. Lanterna da edição atual, até aqui o Coxa ficou entre os quatro últimos em 153 rodadas. A equipe é seguida pelo Goiás, que apareceu 147 vezes.

Depois, times que estão na Série B atualmente, aparecem a frente do Vasco: Avaí, Atlético-GO e Sport, com 143, 141 e 131 rodadas, respectivamente. Atrás do Vasco e do Botafogo está o América, que esteve em 119 rodadas no Z4.

Chances de rebaixamento

O Vasco melhorou consideravelmente suas chances de ficar na Série A do Brasileiro, mas o risco da degola ainda assusta bastante. Segundo números do Instituto de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a equipe tem 34,5% de probabiilidade de ser rebaixado pela quinta vez em sua história.

Com mais chances estão o Santos, com 34,9%; Bahia, com 54,9%; Coritiba e América com 95,2%. Concorrente direto do Cruz-Maltino, o Goiás tem 28,8% de chances de ser rebaixado. Logo depois aparece o Internacional com 20,9%. Botafogo, Red Bull Bragantino, Grêmio, Palmeiras e Flamengo são os únicos sem nenhuma chance de serem rebaixados.

Fonte: Rádio Itatiaia

Estamos no Google NotíciasSiga-nos!
Comente

Veja também
Álvaro Pacheco, possível novo técnico do Vasco
Álvaro Pacheco deixa o Vitória de Guimarães e deve fechar com o Vasco nas próximas horas

Agora ex-treinador do Vitória de Guimarães, Álvaro Pacheco está de malas prontas para assumir o comando do Vasco da Gama.

Léo Jardim em ação pelo Vasco contra o Água Santa-SP
Léo Jardim ainda não recebeu proposta de renovação do Vasco

Goleiro do Vasco da Gama que recentemente foi convocado para a Seleção Brasileira, Léo Jardim entrou na mira do Sporting-POR.

Vegetti e Mavi
Vegetti celebra vitória do Vasco após voltar a marcar no Brasileiro

Atacante do Vasco da Gama, Vegetti fez o gol que garantiu o triunfo diante do Vitória, no último domingo (12), em São Januário.

Marquinhos em Vasco x Bauru Basket
Vasco perde para o Bauru e está fora das semifinais do NBB

O Vasco da Gama liderava o jogo até os dois minutos finais e levou a virada do Bauru pelo placar de 76 a 73.

Gary Medel vive momento delicado no Vasco
Empresário crava futuro de Medel no Vasco

André Cury, empresário de Gary Medel, decretou qual será o destino do zagueiro, cotado a deixar o Vasco da Gama.