Vasco é o 2º time com mais torcida visitante no Brasileiro; média é de 2,5 mil por jogo

O Vasco da Gama divide o 2º lugar no ranking com o Palmeiras; líder é o Flamengo, com média de 3,1 mil torcedores.

Torcida do Vasco em jogo contra o Atlético no Mineirão
Torcida do Vasco em jogo contra o Atlético no Mineirão (Foto: Daniel Ramalho/Vasco da Gama)

Num Brasileirão com ótima média de público até aqui, de 27.146 pagantes por partida em 21 rodadas, estádios lotados têm virado rotina jogo a jogo. Mas as torcidas não têm feito bonito apenas nos jogos em casa. Levantamento do GLOBO mostra que, quando o desafio é fora de casa, a presença cresceu. E não só no topo da tabela.

Líder de média de público geral, o Flamengo aparece como o que mais leva visitantes neste campeonato, o único a superar a média de 3 mil por partida. Em segundo, dois lados da tabela estão representados: o vice-líder Palmeiras e o 18º colocado Vasco, que se enfrentaram no último domingo e têm média de 2.538 visitantes por jogos. No Allianz Parque, 2.003 vascaínos pagantes assistiram à partida.

A situação da torcida cruz-maltina impressiona pelas dificuldades que enfrentou este ano. Uma confusão na derrota por 1 a 0 para o Goiás, em junho, que terminou com interdição de São Januário e punição à torcida, inviabilizou a presença de visitantes no clássico contra o Botafogo, no dia 2 de julho. Se até hoje ainda não conseguiu na Justiça a desinterdição de São Januário, o cruz-maltino acumula, em público visitante total, uma ”Colina para si”, de 20.303 torcedores – quase a mesma capacidade total que seu estádio.

Veja o levantamento de maiores torcidas visitantes completo

  • 1º – Flamengo – 3.113 (24.905 em 8 jogos)
  • 2º – Palmeiras – 2.538 (22.844 em 9 jogos) e Vasco – 2.538 (20.303 em 8 jogos)
  • 4º – São Paulo* – 2.360 (18.882 em 8 jogos)
  • 5º – Corinthians – 2.280 (20.524 em 9 jogos)
  • 6º – Botafogo – 1.899 (17.093 em 9 jogos)
  • 7º – Grêmio – 1.454 (11.635 em 8 jogos)
  • 8º – Cruzeiro – 1.414 (12.728 em 9 jogos)
  • 9º – Fluminense – 1.235 (12.352 em 10 jogos)

*Sem dados da partida do último fim de semana, contra o América-MG.

Observações: as demais torcidas não chegaram à média de mil torcedores fora de casa. O levantamento não leva em conta partidas de torcida única, portões fechados ou torcida divida.

Os números mostram revelam também uma maior presença do torcedor fora de casa. Em 2022, só Flamengo, Corinthians, Palmeiras, São Paulo, Botafogo e Fluminense, nesta ordem, conseguiram levar mais de mil pessoas (em média) em partidas fora de casa.

Além do Vasco, Grêmio e Cruzeiro, três torcidas numerosas e que foram promovidos da Série B, figuram no top 10. Em sexto, aparece o líder Botafogo: um movimento de força, já que o alvinegro aparece como torcida de menor número absoluto entre as seis primeiras da lista, segundo pesquisa recente do Datafolha. O alvinegro chegou a colocar mais torcedores na Arena do Grêmio (1.333) que o arquirrival Internacional (1.205).

Completam a lista São Paulo e Corinthians, vice-líder e terceiro colocado na média de público geral. O Fluminense, que faz grande campanha no Brasileiro (é 5º colocado) e na Libertadores aparece em nono, fechando a lista.

Fonte: O Globo

Estamos no Google NotíciasSiga-nos!
1 comentário
  • Responder

    A torcida do Vasco é simplesmente MARAVILHOSA!!!!
    Eu tenho muito orgulho dessa torcida que impressiona por causa das circunstancias adversas.
    O SENTIMENTO NÃO PODE PARAR.
    Força Vasco!!!

Comente

Veja também
Rafael Paiva em Fortaleza x Vasco
Rafael Paiva elogia elenco após empate e comenta declaração de Maicon

Rafael Paiva fez questão de elogiar o desempenho do grupo em campo e destacou a importância de estar vivo para o jogo de volta.

Mateus Carvalho em jogo contra o Fortaleza
Notas dos jogadores do Vasco contra o Fortaleza

Confira as notas dos jogadores do Vasco da Gama na partida desta quarta-feira, contra o Fortaleza, pela Copa do Brasil.

Roger Flores
Roger Flores vê Vasco correndo errado ao analisar empate com o Fortaleza

Para o comentarista, por estarem correndo atrás da bola, os jogadores do Vasco da Gama demonstram desgaste ainda no primeiro tempo.

Rafael Paiva em entrevista coletiva
Rafael Paiva analisa empate do Vasco com o Fortaleza; veja a entrevista coletiva

O técnico interino Rafael Paiva destacou a dificuldade da partida, mas valorizou o resultado do jogo contra o Fortaleza.