Vasco e MP avançam no acordo para liberar São Januário; procurador-geral explica caso

O Vasco da Gama esteve reunido com o Ministério Público do Rio de Janeiro, em mais um passo importante para liberar São Januário.

Vasco se reuniu com o Ministério Público nesta quarta-feira
Vasco se reuniu com o Ministério Público nesta quarta-feira (Foto: Raphael Zarko)

Após 76 dias fechado, São Januário está mais próximo de ser liberado para receber público novamente. Em encontro na tarde desta quarta-feira, na sede do Ministério Público do Rio de Janeiro, o Procurador Geral de Justiça, Luciano Mattos, ouviu a proposta apresentada pelo Vasco para firmar o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC). Deverá acontecer uma nova reunião na próxima semana, provavelmente na quarta-feira.

– O Vasco apresentou uma proposta de Termo de Ajustamento de Conduta, que disciplina algumas regras que o Vasco poderia cumprir, aprimorando a segurança do estádio. Vamos fazer um exame mais detalhado dessa proposta. Acreditamos que estamos avançando num sentido positivo para a celebração desse termo de compromisso. A nossa expectativa é que na semana que vem façamos uma nova reunião com a presença de órgãos públicos e da federação, para conhecerem os termos da proposta – disse Luciano Mattos, procurador-geral de Justiça do Ministério Público do Rio.

O Vasco espera definir a liberação de São Januário neste próximo encontro e planeja enfrentar o Coritiba, no dia 21 de setembro, com público em seu estádio. Havia a expectativa de conseguir a liberação nesta quarta, mas o Procurador Geral explicou que quer ouvir os órgãos envolvidos.

– Hoje foi a primeira reunião, estamos conhecendo o processo, o Vasco apresentou algumas iniciativas. É importante aprofundar a análise e, antes de tomar a decisão, ouvir os órgãos públicos envolvidos. A questão da segurança nos estádios é objeto da nossa preocupação há muito tempo. Em relação a São Januário, o objeto são os fundamentos da ação, e o que a gente avalia é quais medidas devem ser adotadas de acordo com o pedido contido na ação. As principais são as medidas internas de segurança, como reconhecimento facial, maior monitoramento dentro e no entorno, medidas que possam contribuir com a operação da Polícia Militar e demais órgãos – explicou Luciano.

Estiveram presentes no encontro o presidente Jorge Salgado, o vice Carlos Roberto Osório, a CFO da SAF Kátia dos Santos e a diretora jurídica Gisele Cabrera, além dos advogados do clube.

Na proposta apresentada, o Vasco se compromete a efetuar algumas melhorias que dizem respeito ao esquema de segurança de São Januário, dentre as quais a implementação do sistema de reconhecimento facial nas catracas de acesso ao estádio, medida que terá grande peso na decisão do Ministério Público do Rio. Esses são alguns pontos:

  • Aumento no número de catracas
  • Aumento do espaço útil no acesso às catracas
  • Ajuste na abertura dos portões para o sentido da saída
  • Aumento do número de câmeras no interior do estádio
  • Reconhecimento facial nas catracas (para o jogo contra o Coritiba, apenas algumas estariam com o sistema funcionando)

– A entrada dos torcedores através de um sistema de reconhecimento facial é obrigação de todos os clubes brasileiros implementar até 2025 nas arenas. O Vasco já está fazendo isso e, até o fim do ano que vem, a ideia é conseguir colocar todo o acesso ao estádio através do sistema de reconhecimento facial. Acoplado às catracas tem um sistema tecnológico, que depende de tempo para ser implementado. A proposta é implementar esse sistema em fases até atingir o estádio inteiro no prazo estabelecido pelo Ministério Público. A gente está confiante (que o jogo contra o Coritiba será com torcida), mas não podemos garantir – afirmou o advogado do Vasco, Marcelo Figueira.

Para o próximo encontro serão convidados representantes dos seguintes órgãos: Polícia Militar, Polícia Civil, Defesa Civil, Prefeitura Municipal do Rio e Federação de Futebol do Estado do Rio.

Fonte: Globo Esporte

Comente

Veja também
Carille terá dura tarefa em duelo contra o Flamengo

Fábio Carille terá que vencer o Flamengo para dar fim a um jejum de 10 anos sem vencer o rival no Brasileiro e se garantir no cargo.

Diego Souza manda recado ao elenco do Vasco antes de clássico

Torcedor do Vasco, Diego Souza é sincero ao mandar forte recado aos jogadores do Clube, antes do clássico.

Relembre a última vez que Vasco venceu o Flamengo no Brasileiro

A última vez que o Vasco da Gama venceu o Flamengo pelo Brasileiro foi em 2015, com gols de Nenê e Rodrigo.

Confira o que está em jogo para o Vasco no clássico deste sábado

Vitória do Vasco diante do Flamengo colaria fim a um jejum de quase 10 anos e daria sobrevida ao técnico Carille.

Paulo Nunes aponta fragilidade e projeta posição do Vasco no Brasileiro

Paulo Nunes apontou as dificuldades que o time do Vasco enfrenta e demonstra preocupação com o time no Brasileiro.

Rayan sobe de produção e briga por posição no Vasco

O jovem atacante Rayan vem entrando bem nos jogos e começa a brigar por vaga no time titular do Vasco da Gama.

Irmã Elaine fala sobre seu amor pelo Vasco após conquistar a torcida vascaína

A freira Elaine, natural de Santarém, no oeste do Pará, realizou o sonho de conhecer São Januário e presenteou o atacante Vegetti.

Alex Sandro deve desfalcar o Flamengo contra o Vasco

Alex Sandro sofreu um edema na região posterior da coxa esquerda e não deve ficar à disposição para o clássico contra o Vasco.

Veja os objetivos e como será realizado o Censo Cruzmaltino

Carlos Amodeo, CEO da SAF do Vasco da Gama, explicou como pretende realizar o levantamento e seus principais objetivos.

Vasco fecha setor Leste Superior do Maracanã para o clássico; veja motivo

Com o setor fechado, a capacidade do Maracanã para o clássico entre Vasco e Flamengo cairá em quase 10 mil torcedores.