Vasco e Fluminense disputaram a TG uma vez e o Vasco goleou

Vasco e Fluminense, rivais no domingo, decidiram a Taça Guanabara diretamente apenas uma vez. Em 1994, o Vasco goleou o rival por 4 x 1.

Disputada desde 1965, a Taça Guanabara teve uma importância maior em seus primeiros anos, quando servia para apontar o representante carioca na Taça Brasil. A partir de 1972, a Taça GB passou a fazer parte do Campeonato Carioca. Desde então, vem sendo disputada em diferentes formatos (pontos corridos, grupos, semifinal e final, etc).

Em 47 edições, o Flamengo ainda se mantém como o maior vencedor com 19 títulos, seguido por Vasco (11), Fluminense (8), Botafogo (6) e América, Americano e Volta Redonda (que venceram uma vez cada).

O Vasco, que conquistou a Taça Guanabara pela última vez em 2003, é o clube com mais vices (11 no total). O Flamengo perdeu 10 finais, e Botafogo e Fluminense perderam oito decisões. Em 2003, aliás, o Vasco conquistou seu último título Estadual.

Vasco e Fluminense, rivais no domingo, decidiram a Taça Guanabara diretamente apenas uma vez. Em 1994, o Vasco goleou o rival por 4 x 1. Em outras três edições, os dois clubes terminaram como campeões e vices, mas quando o torneio foi disputado no sistema de pontos corridos. Em 1985, o Flu foi campeão com dois pontos de vantagem sobre o Vasco. Em 1987, o Vasco foi campeão com um ponto de vantagem, conquistado no empate contra o Flamengo na última rodada. Já em 1993, o Fluminense ficou três pontos a frente do Vasco e levou o título.

Relembre aqui a final da Taça Guanabara de 1994:

3/4/1994
VASCO 4 x 1 FLUMINENSE (vídeo)
Local: Maracanã (Rio de Janeiro); Juiz: Carlos Elias Pimentel; Público: 6.231; Gols: Pimentel e Valdir (1º tempo); Ézio, Yan e Valdir (2º tempo)
VASCO: Carlos Germano, Pimentel, Alexandre Torres, Ricardo Rocha (Jorge Luiz) e Sidnei (Cássio); Leandro Ávila, França, William e Yan; Denner e Valdir. Técnico: Jair Pereira
FLUMINENSE: Ricardo Cruz, Alfinete, Márcio Costa, Luís Eduardo e Lira; Cláudio, Rogerinho, Wallace e Leonardo (Rogerinho); Mário Tilico e Ézio. Técnico: Delei
Se vencer o Fluminense no domingo, o Vasco irá conquistar a Taça Guanabara com 100% de aproveitamento. Feito que só o Botafogo conseguiu nas 47 edições anteriores, quando venceu seus 11 jogos em 1997.

Para chegar ao título da Taça GB depois de 18 anos (o último foi em 1993, justamente sobre o Vasco), o Flu precisará acabar com um jejum incômodo nos clássicos estaduais. O time de Abel Braga não vence um clássico carioca desde novembro de 2010. Nesse período já soma 12 jogos sem vitória, incluindo o empate de ontem com o Botafogo. A última vitória Tricolor em clássicos foi contra o Vasco (1 x 0, no Brasileirão de 2010).

Nos últimos quatro jogos entre eles, os times empataram duas vezes e o Vasco venceu dois (os dois últimos – 2 x 1 no Brasileiro de 2011 e 2 x 1 no Carioca desse ano).

coluna futebol em números

Curta nossa fan page no facebook

Inscreva seu e-mail abaixo e concorra a um Celular Oficial do Vasco

Comente

Veja também
Contrato da 777 Partners com o Vasco é revelado

O contrato de venda da SAF do Vasco para 777 Partners é revelado após pedido por segredo de justiça ser negado.

Saiba quais jogadores emprestados pelo Vasco podem retornar em 2025

Vasco da Gama conta com 12 jogadores que estão defendendo as cores de outros times espalhados pelo Brasil e pelo mundo.

Reta final! Confira os últimos jogos do Vasco em São Januário antes da reforma

Previsão do Vasco da Gama é poder iniciar as obras de revitalização em São Januário imediatamente após o fim do Campeonato Brasileiro.

Sforza ou Cocão? Veja números dos volantes que brigam por vaga no Vasco

Jovens meias do Vasco da Gama, Sforza e Mateus Cocão tem se revesado no time titular comandado por Rafael Paiva.

Sem vencer há 6 jogos, Vasco vive maior jejum de vitórias na temporada

A última vitória do Vasco da Gama aconteceu no início de setembro, quando o Cruzmaltino venceu o Vitória por 1×0.

Sair da versão mobile