Vasco e Fluminense buscam soluções para espantar má fase no Brasileiro

Os aproveitamentos de Vasco da Gama e Fluminense fora de casa até agora neste Campeonato Brasileiro são iguais.

Fernando Diniz e Álvaro Pacheco
Fernando Diniz e Álvaro Pacheco (Foto: Montagem/ Nadine Freitas e Peter Ilicciev)

Atravessando momentos turbulentos no Campeonato Brasileiro, Fluminense e Vasco precisarão superar o péssimo retrospecto recente longe de seus domínios se quiserem iniciar recuperação hoje. O tricolor visita o Cruzeiro às 21h30, no Mineirão, em Belo Horizonte, enquanto o Vasco enfrenta o Juventude às 20h, no Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul.

Os aproveitamentos de Fluminense e Vasco fora de casa neste Brasileirão são iguais: quatro derrotas em quatro jogos. Nenhum ponto somado. E o retrospecto negativo dos dois não é novidade no Campeonato Brasileiro. Em 2023, as campanhas longe do Rio já haviam sido decepcionantes.

Retrospecto de Fluminense e Vasco fora de casa pelo Brasileiro desde 2023
Retrospecto de Fluminense e Vasco fora de casa pelo Brasileiro desde 2023 (Foto: Editoria de Arte)

No ano passado, a equipe de Fernando Diniz teve um desempenho de Z4, com apenas três vitórias (América-MG, Cruzeiro e Santos) nas 19 rodadas.

Dois pontos em comum marcam as derrotas do Fluminense longe do Maracanã neste Brasileirão. Contra Bahia e São Paulo, o tricolor saiu em vantagem no placar, mas não teve forças para segurar o resultado, cedeu o empate ainda no primeiro tempo e acabou sofrendo a virada na etapa final. Já contra Corinthians e Botafogo, o Flu sequer ofereceu resistência ao volume de jogo adversário e foi dominado durante os 90 minutos.

Sem Felipe Melo e Ganso, suspensos, Fernando Diniz pode realizar mudanças na equipe para buscar a primeira vitória fora de casa no Brasileirão, com as entradas de Thiago Santos e Renato Augusto.

Vivendo mais uma temporada caótica, o Vasco não vem tendo bons momentos longe de seus comandos. Nesta edição do Brasileiro, o cruz-maltino ainda não venceu fora de casa: foram quatro partidas disputas, todas com derrota. No ano passado, o desempenho como visitante também foi preocupante. A equipe carioca venceu apenas três, dos 19 duelos na competição nacional.

Apesar de não estar tendo boas atuações diante de sua torcida, fora de casa o Vasco vem encontrando ainda mais dificuldades, principalmente na parte ofensiva. Jogando como visitante, o cruz-maltino marcou dois gols em quatro partidas, sendo um deles na derrota de 2 a 1 para o Fluminense, no Maracanã.

Com quase um mês de clube, Álvaro Pacheco ainda busca sua primeira vitória no comando do Vasco. Nos três primeiros duelos, o treinador não teve vida fácil e enfrentou três adversários bem complicados: contra Flamengo, Palmeiras e Cruzeiro, o cruz-maltino somou apenas um ponto, tendo sofrido oito gols.

Para o duelo contra o Juventude, o treinador português não poderá contar com os dois principais nomes da equipe: Payet, que já vinha sendo desfalque por contusão, e Vegetti, suspenso, não estarão à disposição de Pacheco.

Para o comentarista do Sportv, Marcelo Raed, o problema das duas equipes não está na questão de jogar dentro ou fora de casa, mas sim no futebol apresentado. Ele afirma que as condições de Fluminense e Vasco são distintas, apesar de possuírem semelhanças nas atuais situações.

– O Fluminense teve a queda de rendimento dos principais jogadores do time, mas que para mim está atrelado a manutenção do sistema de jogo. Sem construção desde o sistema defensivo, o time se desgasta demais. Já com o Vasco, acredito que o caso seja mais complicado mais complicado. O novo treinador, Álvaro Pachedo não tem o tempo ideal para treinamento. Isso soma-se a um elenco com várias deficiências que foi montado por outro técnico, com uma outra forma de pensar o jogo. — disse Raed.

Fonte: Extra

Comente

Veja também
Pedrinho, presidente do Vasco
Pedrinho fala sobre busca por novo técnico e revela futuro de Payet e Coutinho

Pedrinho afirmou que não tem nada definido sobre a venda da SAF e garantiu o Vasco autossustentável até março de 2025.

Thiago Carpini, técnico do Vitória
Vasco faz sondagem por Thiago Carpini, técnico do Vitória

O presidente do Vitória, Fábio Mota, revelou que o Vasco da Gama fez sondagem para saber situação do técnico Thiago Carpini.

Estádio de São Januário
Cláudio Castro declara São Januário patrimônio histórico do Rio e comemora

O governador Cláudio Castro declarou São Januário, estádio do Vasco, patrimônio histórico, cultural e turístico do Rio.

Pedrinho em entrevista coletiva
Pedrinho afirma que tem interesse na venda da SAF do Vasco e revela 5 interessados

O presidente Pedrinho não deu muito detalhes de quem são os interessados na compra da SAF do Vasco, mas diz que são cinco.

Projeto da reforma do Estádio de São Januário
Secretário de Esportes do Rio detalha próximos passos para reforma de São Januário

O Vasco da Gama já pode concretizar a venda do potencial construtivo para viabilizar a reforma de São Januário.