Vasco e Flamengo voltam a disputar clássico em São Januário e fazem PM aumentar efetivo

Confusão no último Vasco da Gama x Flamengo em São Januário faz a PM aumentar o efetivo, mesmo com a pandemia.

Confusão no clássico Vasco x Flamengo em São Januário em 2017
Confusão no clássico Vasco x Flamengo em São Januário em 2017 (Foto: Premiere/Reprodução)

Quebra-quebra, pancadaria, confronto entre torcedores e a Polícia Militar, jogadores correndo para o vestiário e desviando de objetos e um morto do lado de fora do estádio. Este foi o saldo do último Vasco e Flamengo que ocorreu em São Januário, em 2017, que culminou numa pena pesada ao Cruz-Maltino pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). Três anos depois, os rivais voltam a ser enfrentar no local, às 17h de hoje (10) , e, mesmo com a pandemia, trazem alerta à PM.

Os portões fechados mudam a dinâmica do policiamento para o clássico, mas isso não significa que não há mobilização das forças de segurança. Apesar de estar sem público, o Batalhão Especializado de Policiamento em Estádios (BEPE) aumentou o efetivo e terá mais homens atuando do que o normal em tempos de coronavírus.

O clima de instabilidade política no Vasco, além da rivalidade normal do clássico, fez com que a Polícia Militar tomasse um cuidado extra. Haverá policiais montados no entorno de São Januário e aqueles que foram destacados para a segurança da arbitragem serão acionados em caso de necessidade.

Os pontos de concentração das organizadas de Fla e Vasco também são alvos de monitoramento constante e as unidades das respectivas áreas já estão de sobreaviso para o caso de haver alguma ameaça de conflito nestes pontos da cidade.

“Nós mantemos uma rotina em todos os clássicos, mas houve um reforço para esse. Tem todo esse ambiente político [no Vasco], além de colocação na tabela e o jogo em si”, disse o tenente-coronel Leonardo Faulhaber Martins, comandante do BEPE.

Uma morte e três baleados

São Januário foi palco de guerra ao final do clássico, válido pelo Campeonato Brasileiro daquele ano e vencido pelo Flamengo por 1 a 0, com gol de Éverton, hoje no Grêmio.

Torcedores atiraram os mais diversos objetos a campo, em protesto pela derrota. Os jogadores rubro-negros só deixaram o gramado 30 minutos depois do apito final, e ainda assim sob chuva de moedas, calçados, cadeiras e até rojões.

Quando a Polícia Militar tentou intervir, os vascaínos passaram a brigar na arquibancada e depredar o estádio. Torcedores que não estavam envolvidos na confusão ficaram sem ter para onde ir. Houve cenas de guerra, com crianças chorando, mulheres desesperadas e gente caída por causa da briga, dos tiros de bala de borracha e do gás de pimenta usado pelos policiais.

A confusão se estendeu para fora do estádio, e o torcedor David Rocha Lopes, de 27 anos, foi baleado e morto. Pelo menos outras duas pessoas deram entrada no Hospital Souza Aguiar com ferimentos a bala.

O UOL Esporte conversou o vascaíno Rafael Serra, personal trainer, que esteve na arquibancada naquele fatídico jogo e que detalhou os momentos de tensão vividos dentro e fora do estádio:

“Lembro que, depois do apito final, começou uma confusão generalizada em São Januário. A nossa torcida não aceitava perder para o rival dentro de casa e ainda estávamos próximos das eleições do clube. Alguns torcedores começaram a jogar bombas para dentro do campo, e a Polícia Militar jogando gás de pimenta em toda massa vascaína. Clima de guerra total. Perrengue para sair do estádio e desespero do lado de fora. Cavalaria acionada e policiais dando tiros de borracha. Lembro como se fosse hoje a gente correndo e tentando achar um lugar seguro. Esse foi o Vasco x Flamengo mais tenso que já fui.”

“Legítima defesa”

A morte de David Rocha Lopes ocorreu após um confronto de policiais e torcedores já do lado de fora de São Januário. Policiais militares que estavam em uma viatura ficaram encurralados e eram alvejados por paus, pedras e garrafas de vidro. Foi então que, segundo as investigações, o policial Renan Pongeluppe Freitas efetuou disparos e um acertou o tórax do vascaíno, que já chegou ao hospital morto.

O inquérito da Divisão de Homicídios concluiu que Renan agiu em legítima defesa e o absolveu, algo que até hoje causa revolta nos familiares de David, que afirmam que ele não estava envolvido na confusão.

Remanescentes

Vasco e Flamengo ainda possuem alguns jogadores remanescentes daquela partida. Pelo lado do Cruz-Maltino, estavam presentes Yago Pikachu, Andrey, Henrique e os lesionados Breno e Ramon. Já no lado rubro-negro, Diego e Everton Ribeiro, que não irá jogar por estar servindo a seleção brasileira.

Crise na Colina

Há seis jogos sem vencer e com duas derrotas acachapantes para Atlético-MG (4 a 1) e Bahia (3 a 0), o Vasco mergulhou numa crise sem fim após a diretoria resolver demitir, na última quinta-feira (8), o técnico Ramon Menezes, seus auxiliares e o coordenador-técnico Antônio Lopes. O Cruz-Maltino será comandado no clássico pelo técnico Alexandre Grasseli, que originalmente é comandante da equipe sub-20 e tem feito um bom trabalho. No mesmo dia da demissão de Ramon, ele classificou seu time para a final da Taça Guanabara da categoria.

Estratégia dos técnicos

Grasseli terá dois importantes retornos para a partida: o meia Martín Benítez e o volante Andrey, que estavam suspensos. Em compensação, não poderá contar com o zagueiro Ricardo Graça e o volante Juninho, lesionados. Por conhecer bem os garotos revelados na base, o treinador poderá apostar e extrair o melhor dos jovens que têm à disposição. Domènec Torrent manterá a estrutura da equipe que bateu o Sport por 3 a 0, mas Pedro Rocha surge como alternativa. Caso opte pela entrada do atacante, o mais provável é que Diego saia do time.

Fla mais forte

Após um período marcado pelo surto da Covid-19 e lesões, Domènec Torrent tem peças à disposição. As baixas ficam por conta dos jogadores chamados para suas seleções, além dos lesionados Diego Alves e Gabigol. Sem Isla, Matheuzinho assume a vaga.

Duelo de artilheiros

O clássico marca um duelo à parte de artilheiros. Pelo lado rubro-negro, Pedro soma seis gols nos últimos cinco jogos e vive grande momento. O Cruz-Maltino tem no argentino Germán Cano a sua principal esperança de gols, mas o artilheiro vive um jejum de seis partidas. No Brasileiro, o jogador do Fla tem seis gols. Cano marcou um a mais.

Fonte: Uol

Mais sobre:São Januário
Estamos no Google NotíciasSiga-nos!
Comente

Veja também
Mauro Cézar nos tempos em que trabalhava no canal ESPN
Mauro Cezar afirma que Vasco é subestimado e ignorado pela imprensa

Jornalista avaliou como os meios de comunicação tem o hábito de falar muito pouco do Vasco da Gama em sua grade de programação.

Josh Wander durante entrevista em visita ao Rio de Janeiro
777 Partners admite erro ao comparar Vasco e Flamengo

Grupo americano dono de 70% do futebol do Vasco da Gama, 777 Partners tenha recalcular a rota na gestão do Clube.

Pedro Martins é o novo executivo de futebol do Vasco
Econômico: saiba quanto Pedro Martins gastou com reforços no Cruzeiro

Dirigente chega ao Vasco da Gama para substituir Alexandre Mattos, assim como foi durante sua passagem no Cruzeiro.

Pedro Martins é o novo executivo de futebol do Vasco
Vasco busca precisão no mercado com Pedro Martins

Pedro Martins é o novo executivo de futebol do Vasco da Gama e a SAF do Clube acredita em uma assertividade nas próximas contratações.

Festa da torcida do Vasco contra o Boavista
Como a torcida do Vasco reagiu a contratação de Pedro Martins

Novo executivo de futebol do Vasco da Gama, Pedro Martins, que estava no Cruzeiro, não conta com a aprovação dos torcedores.