Vasco e Ferroviária-SP se enfrentaram duas vezes na história; veja retrospecto
Adversário do Vasco da Gama na primeira fase da Copa do Brasil, a Ferroviária mediu forças com o Gigante em apenas duas oportunidades.
O sorteio da Copa do Brasil colocou a Ferroviária-SP no caminho do Vasco da Gama na primeira fase do torneio nacional. As duas equipes se enfrentaram em apenas duas ocasiões ao longo da história todas no século passado. A vantagem é do Gigante da Colina, que venceu uma partida e empatou a outra.
O primeiro duelo foi em 1951, vitória vascaína por 5 a 0, 4 gols de Friaça e um de Tesourinha. Já o segundo e último confronto foi em 1959, 3 a 3 em Araraquara. Almir, Rubens e Paulinho, contra, marcaram. A informação foi divulgada pelo jornalista André Garone.
O Gigante da Colina vai enfrentar a Ferroviária-SP, o duelo único está marcado para o próximo dia 23 de fevereiro. De acordo com o regulamento da competição, por ser melhor ranqueado, o Cruzmaltino tem a vantagem do empate para se classificar na partida, que vai ser realizada na casa da equipe paulista.
O Vasco foi campeão da Copa do Brasil em 2011, quando venceu o Coritiba na grande decisão. Este foi o último título relevante conquistado pelo Clube de São Januário, que na época tinha como destaque o veterano meia Felipe, Diego Souza, Fernando Prass e o zagueiro Dedé.