Vasco e Botafogo se unem nos bastidores contra Flamengo e FERJ

Vasco da Gama e Botafogo alinham discursos para juntos brigarem por valores mais robustos na distribuição de cotas de transmissão do Carioca.

Carioca de 2021 terá turno único
Carioca de 2021 terá turno único (Foto: Reprodução)

A posição pública da dupla Botafogo e Vasco mostra um alinhamento que se estreita nos bastidores nas últimas semanas. As lideranças das duas SAFs cariocas, descontentes com a Ferj e o próximo Estadual, perceberam interesses parecidos e entrosaram discursos de oposição à atual divisão dos direitos de transmissão.

Ficou evidente a união de forças nos últimos dias, quando a dupla divulgou notas oficias parecidas com críticas à federação e à empresa responsável por negociar os direitos. A discordância está na proposta para o rival Flamengo, que receberia o dobro em comparação com cada um dos outros três grandes do estado.

Na última sexta, ao confirmar a informação de que o Flamengo receberia R$ 18 milhões pelos direitos de transmissão, o Vasco mudou o tom em relação ao Carioca e comunicou que não assinaria o acordo nos termos da entidade. O clube fez duras críticas à direção do Flamengo. Em nota, afirmou que o adversário “parece ainda não ter entendido que futebol não se joga sozinho”.

No mesmo dia executivos da 777 entraram em contato com John Textor, alinharam uma postura nos bastidores e partiram para o ataque. No sábado, o Botafogo comunicou que também não assinaria os termos. O Fluminense engrossou o coro em seguida, embora o Vasco acredite que o clube das Laranjeiras não queira entrar na briga com o Flamengo, por conta da parceria na administração do Maracanã, mas trate como positiva a adesão da diretoria tricolor.

No primeiro encontro em arbitral, no início de novembro, quando a Ferj apresentou a proposta de comercialização dos direitos do Carioca, Flamengo e Fluminense não enviaram representantes. Os rubro-negros ainda não se manifestaram sobre o assunto.

Opção por pré-temporada

A afinidade vinha de antes do desconforto com as propostas. Tanto Botafogo quanto Vasco deram pouca importância ao início do Estadual no planejamento da próxima temporada. Prova disso é que ambos os clubes viajarão para os Estados Unidos em janeiro de 2023, com o torneio em andamento.

É provável, aliás, que John Textor e os cabeças da 777 se encontrem para debater possíveis parcerias. Há debate embrionário sobre amistoso entre os clubes na América do Norte. A partida poderia servir até para disputar a terceira rodada do Carioca, o que dependeria de aval da Ferj.

Ameaça comercial ignorada

Tanto Botafogo quanto Vasco devem jogar o Estadual com as equipes principais em algum momento, mas sem abrir mão de uma preparação adequada. E, ao nem sequer assinar o acordo, a dupla ignora a principal represália da federação: a perda do valor dos direitos a quem não escalasse o time titular a partir da terceira rodada.

Pelo lado do Botafogo, a decisão, em parte, cumpre uma promessa feita por Textor na última edição do Carioca. O empresário afirmou que disputaria a competição com o time B no calor da eliminação para o Fluminense, quando os alvinegros reclamaram da arbitragem.

Nova rodada de negociações

O Vasco, por sua vez, ainda busca um alinhamento com a Ferj e aguarda a entidade para uma nova rodada de negociações. O clube não vai aceitar que o Flamengo receba o dobro, por entender que seria uma “involução”, em um momento em que os grandes clubes do futebol brasileiro trabalham para criar uma liga.

Além disso, o Vasco entende que, tradicionalmente, os direitos de transmissão do Campeonato Carioca sempre foram divididos igualmente entre os quatro grandes clubes do Rio de Janeiro, que ficavam com 60% do valor comercializado pelos direitos. O restante era divido pelos clubes de menor investimento.

Em nota neste domingo,a Ferj se defendeu das críticas, atacou a postura do Botafogo e garantiu que a negociação entre clubes e a empresa responsável pela comercialização dos direitos de transmissão do Campeonato Carioca ainda está em andamento.

Fonte: Globo Esporte

Comente

Veja também
Rafael Paiva durante jogo em São Januário
Rafael Paiva lamenta postura da torcida do Vasco e faz cobrança

Rafael Paiva afirmou que o time competiu com o Internacional, lamenta resultado e saiu em defesa dos jogadores após protesto da torcida.

Roger Flores
Roger Flores crava futuro de Rafael Paiva no Vasco após derrota

Comentarista do Sportv, Roger Flores analisou a situação do técnico Rafael Paiva depois de mais uma derrota do Vasco da Gama.

Payet em Vasco x Internacional
Notas dos jogadores do Vasco contra o Internacional

Confira as notas dos jogadores do Vasco da Gama na partida desta quinta-feira, contra o Internacional, pelo Campeonato Brasileiro.

Rafael Paiva, técnico do Vasco
Rafael Paiva analisa derrota do Vasco para o Internacional; veja a coletiva

Rafael Paiva detalhou a atuação do Vasco da Gama em São Januário, em mais uma partida em que seu time sai derrotado.

Lédio Carmona, comentarista esportivo
Lédio Carmona fica na bronca com Maxime Dominguez: ‘Decepcionou’

Comentarista do Sportv, Lédio Carmona criticou o meia suiço Maxime Dominguez, que foi titular do Vasco da Gama contra o Internacional.