Vasco e Botafogo: clássico com maior média de gols

Vasco e Botafogo: duelo tem sido o clássico carioca com maior média de gols com direito a grandes goleadas para os dois lados.

Além da emoção da disputa das primeiras posições da tabela, o dia promete ser de muita bola na rede hoje, às 19h, no Engenhão. Pelo menos é o que tem acontecido quando Vasco e Botafogo se encontram. O duelo tem sido o clássico carioca com maior média de gols, com direito a grandes goleadas para os dois lados.

Nos últimos 25 jogos, foram marcados 87 gols. A incrível média de 3,4 é muito superior à segunda melhor, que pertence ao Fla-Flu: 2,6 por partida. Entre todos os clássicos, o que tem menos gols é o Flamengo x Vasco, com 53.

Vasco x Botafogo também é responsável pela maior goleada em um clássico desde o início da era dos pontos corridos. Em 2010, o Gigante da Colina aplicou 6 a 0 no Glorioso pelo Estadual. O troco veio no Brasileiro deste ano: 4 a 0.

Ao todo, foram seis goleadas, com cada um responsável por três. Como comparativo, Vasco x Flamengo só teve um placar com três gols de diferença nos últimos 25 jogos, assim como Vasco x Fluminense e Botafogo x Flamengo. Já entre o Glorioso e o Tricolor, não houve nenhum.

Mesmo quando não há goleada, Vasco e Botafogo costumam balançar as redes. Há cinco anos não há um empate em 0 a 0. Este, inclusive, é o único placar sem gols do duelo no século XXI.

A última vez em que o 0 a 0 ocorreu foi pelo Brasileiro de 2006. Neste período, foram 15 confrontos entre os dois clubes com pelo menos um gol, enquanto outros clássicos cariocas terminaram 13 vezes sem mudança no placar.

Com esse retrospecto, a promessa é de muitos gols hoje, certo? Não para os jogadores, que preferem a cautela. No confronto direto pelo título, Vasco e Botafogo não podem pensar nem mesmo em empate e por isso vão jogar com mais cuidado, o que pode diminuir as chances de um placar elástico.

“É um jogo que costuma ser muito aberto, mas desta vez não vai ser igual aos outros porque queremos apenas ganhar. Não vai ter muitos gols? Vai depender, mas vamos entrar para fazer e não tomar”, disse o vascaíno Rômulo.

Um dos responsáveis pelos gols do Botafogo, Elkeson prevê dificuldades. “Acho que vai ser um clássico mais pegado, as duas equipes vão marcar muito. A torcida sempre quer ver gols, mas a gente sabe que vai ser muito difícil. Temos de nos entregar ao máximo”.

Mesmo sem os jogadores garantirem, o clássico promete ser movimentado. Para os torcedores, pelo menos hoje, não importa se o placar terá muitos ou poucos gols. Só a vitória interessa para aproximar um dos clubes do título brasileiro.

Recordes a serem batidos

Apesar de ser o clássico carioca com mais goleadas nos últimos anos, Vasco e Botafogo não conseguiram bater suas maiores vitórias sobre o rival, mesmo tendo oportunidades. Os cruzmaltinos chegaram perto com os 6 a 0 em 2010, mas não conseguiram superar os 7 a 0 no Estadual de 2001, no Maracanã. Esse é o maior resultado do duelo.

Já o Botafogo venceu três vezes o Vasco por 4 a 0 (2007, 2009 e 2011) e ficou a um gol de bater a sua maior goleada sobre o rival: 5 a 1, em General Severiano, no ano de 1942.

Fonte: o dia

Promoção: Inscreva seu email abaixo e concorra à uma camisa oficial do Vasco

Comente

Veja também
Vasco é o 6º clube com mais expulsões no Brasileiro

O Vasco da Gama teve 6 expulsões no Brasileiro, sendo que a maioria teve impacto direto no resultado da partida.

Vasco estreia no Carioca Feminino com empate contra o Pérolas Negras

As meninas do Vasco da Gama empataram em 0x0 com o Pérolas Negras neste domino, pela estreia no Campeonato Carioca.

Payet quebra jejum e volta a marcar pelo Vasco após 7 meses

Último gol do francês Dimitri Payet com a camisa do Vasco da Gama foi Campeonato Carioca, contra a Portuguesa-RJ.

Vasco só conseguiu vencer 15% dos jogos em que saiu atrás do placar em 2024

Dos 26 jogos em que o Vasco da Gama começou perdendo nesta temporada, apenas quatro terminaram com vitória.

Souza se manifesta após expulsão e pede desculpas á torcida

O volante Souza foi expulso após três minutos em campo na partida contra o Juventude e foi vaiado pela torcida do Vasco.

Sair da versão mobile