Vasco e Bahia fazem sucesso com camisas LGBTQIA+ um ano após lançamento

Vasco da Gama e Bahia foram os primeiros clubes do Brasil a lançar uniformes voltados para o combate a homofobia.

Camisa lançada pelo Vasco da Gama
Camisa lançada pelo Vasco da Gama

Poderia ser só mais um gol de Germán Cano pelo Vasco. Mas o argentino ficou marcado por uma comemoração na vitória por 2 a 1 sobre o Brusque em 2021, em que os três pontos conquistados pouco serão lembrados na história. Foi a primeira partida do clube em que os jogadores utilizaram um uniforme em apoio à população LGBT+ em 28 de junho, Dia Internacional do Orgulho LGBT. Além disso, na celebração do gol, o atacante ergueu a bandeirinha de escanteio, nas cores arco-íris, em um gesto que viralizou nas redes sociais. Desde então, a comercialização da camisa foi um sucesso nas arquibancadas de São Januário.

O mesmo fenômeno aconteceu com a do Bahia, nos jogos na Arena Fonte Nova, que foi lançada meses antes. A reportagem do Estadão conversou com vários torcedores dos dois clubes que usaram o uniforme em partidas nos estádios brasileiros e nenhum relatou qualquer problema de discriminação.

“A camisa se tornou uma peça muito histórica para nós do Bahia. Estamos sem lote até. Ela é muito mais vendida pelo mercado informal em vários pontos de Salvador. Muita gente ainda procura e estamos tentando ver se faremos um novo lote. A camisa é da nossa torcida e o clube autorizou o uso e depois passou a vender na loja oficial. Todos usam sem qualquer importunação”, explica Onã Rudá, fundador da LGBT Tricolor, que lançou a camisa em parceria com o clube baiano. O Bahia registrou mais de 500 vendas de camisas.

Para realizar a série de ações no ano passado, o Vasco consultou o grupo Vasco LGBTQ+ para saber o que o coletivo achava das ideias e se tinha sugestões para contribuir com o projeto. “Participamos de uma reunião com o Horácio Júnior (vice-presidente de Responsabilidade Social e História), eles foram extremamente incríveis com a gente. Ajudamos a escrever o manifesto. A instituição esteve muito aberta e disposta a entender nosso local de fala e nossas opiniões. A gente se sente seguro no estádio com tantas camisas coloridas pela torcida, inclusive é bem emocionante ver tantos torcedores usando com tanto orgulho, saber que torcedores de outros times também quiseram comprar nossas camisas para mostrar apoio e respeito é muito gratificante”, explica a torcedora Beatriz França.

O diretor de Relações Públicas do Vasco, Marcus Pinto, lembrou a importância da defesa das causas sociais na história do clube e destacou que a camisa LGBT+, que teve mais de 20 mil unidades vendidas, foi abraçada pela torcida. “A camisa foi e é um sucesso de vendas e os torcedores a utilizam sem qualquer problema. Não temos um ranking de camisas mais vendidas, mas essa já ultrapassou a marca de 20 mil unidades. A história do Vasco se confunde com a história de lutas a favor de causas sociais, como a Resposta Histórica de 1924 contra o racismo, e no caso específico da camisa não poderia ser diferente”, disse.

As camisas LGBT+ de Bahia e Vasco também caíram no gosto de torcedores famosos como a cantora Teresa Cristina e o comediante Fábio Porchat, ambos do time carioca, e a campeã olímpica na maratona aquática Ana Marcela Cunha, da equipe baiana, que usaram as redes sociais para divulgar as camisas. À época do lançamento, o então meia do Vasco João Pedro publicou em seu Instagram, orgulhoso, uma foto com suas duas mães vestindo a camisa especial para a data.

Fonte: Terra

Mais sobre:BahiaLGBTQIA+
Comente

Veja também
Paulo Henrique lamenta pouco tempo de preparação e projeta jogo contra o Sport

O lateral-direito Paulo Henrique mira do Vasco na partida contra o Sport, pela 3ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Vasco acerta com Samuel para reforçar o Sub-20

O meia Samuel Jesus foi contratado por empréstimo junto ao Laranja Mecânica, com vínculo até março de 2026.

Fim da novela! Vasco renova com Rayan até o final de 2026

O Vasco da Gama acertou a renovação de contrato de Rayan, de 18 anos, que vem sendo cobiçado por clubes europeus.

Freira vascaína viraliza após ganhar camisa do Vasco e ir a São Januário

Vascaína desde criança, freira viraliza após ganhar camisa do Vasco da Gama e assistir jogo em São Januário.

Vasco anuncia saída de De Lucca

Fora dos planos da comissão técnica para a temporada, De Lucca rescinde com o Vasco da Gama e acerta com o Cuiabá.

Léo Jardim está na lista dos 100 melhores goleiros do mundo do CIES

Ranking do Observatório de Futebol do Centro Internacional de Estudos de Esporte tem Léo Jardim entre os melhores goleiros do mundo.

Vegetti tem bom início de temporada e supera números de 2024

Destaque do Vasco da Gama na temporada, Vegetti tem bons números e supera marca do mesmo período no ano passado.

Hugo Moura vira peça-chave para Carille no Vasco

O volante Hugo Moura é o atleta que mais atuou na temporada do Vasco e é um dos líderes de assistências do time.

Vasco aguarda proposta por Rayan, mas deve anunciar renovação em breve

O novo contrato com o atacante Rayan com o Vasco da Gama será válido até o fim de 2026, mas o Clube espera vendê-lo.

Jornais estrangeiros repercutem denúncia de ex-amante de Payet

A advogada Larissa Ferrari alegou ter sido vítima de agressão física e psicológica de Payet, meia do Vasco da Gama.