Vasco e Bahia duelam por permanência na Série A e espaço no futebol brasileiro

O Vasco da Gama enfrenta o Bahia neste domingo em São Januário, em busca da importante vitória para seguir na luta contra a queda.

Cayo Tenório em ação pelo Vasco contra o Bahia
Cayo Tenório em ação pelo Vasco contra o Bahia (Foto: Rafael Ribeiro/Vasco)

No futebol, a demanda é sempre maior do que a oferta. Dois times jogam pela vitória, mas só existe uma à disposição. E ainda que aconteça o empate, ele é ilusório: a lógica exige um vencedor no fim. Apenas um. Ele sempre haverá, para um ou mais derrotados. Seja a curto, seja a longo prazo.

Tudo isso para dizer que engana-se quem pensa que o destino do Vasco não afeta o do Bahia e vice-versa. As equipes se enfrentam hoje, às 16h, em uma clara disputa por espaço. Em um primeiro momento, na Primeira Divisão no Brasileiro de 2021 — apenas um ponto separam as equipes. No recorte mais amplo, na hierarquia do futebol brasileiro.

O Vasco, decadente há 20 anos, tenta se reerguer sob a administração de Jorge Salgado, enquanto que o Bahia, há três é tido como clube bem gerido, de crescimento constante. A lacuna que um abre o outro ocupa.

Ambos subiram juntos pela última vez à Série A, em 2017. Em três edições do Brasileiro, o Bahia terminou na frente dos cariocas duas vezes. Nos confrontos diretos, são três vitórias do Vasco, um empate e cinco vitórias dos baianos.

Os resultados em campo não são consequência nem causa dos melhores números financeiros do Bahia, que registrou no balanço de 2019 superavit de R$ 3,8 milhões, enquanto que o Cruz-maltino fechou com deficit de R$ 5 milhões. Na verdade, se retroalimentam e repercutem no meio. Rossi, que estava no Vasco em 2019, preferiu ir para o Bahia em 2020 a renovar com o clube da Colina.

Esta tarde, a retomada de um ou a manutenção do crescimento do outro estará em jogo. Quem for rebaixado terá uma Segunda Divisão das mais difíceis pela frente, provavelmente com outros dois times grandes: o Cruzeiro e o Botafogo, virtualmente rebaixado.

Em São Januário, todo projeto de reestruturação prometido por Jorge Salgado depende da permanência na Série A em 2021, o que garante mais dinheiro de direitos de transmissão, patrocinadores, sócios torcedores e bilheteria. Vanderlei Luxemburgo tem batido na tecla da entrega total e para esta partida terá força máxima. Para variar, as principais apostas são os argentinos Benítez e Cano.

— Não vamos ganhar campeonato. Mas é uma decisão da parte debaixo da tabela — afirmou Vanderlei Luxemburgo: — Estamos preparados para manter o Vasco na Primeira Divisão. Vamos para o pau.

Fonte: Extra Online

Mais sobre:Bahia
Estamos no Google NotíciasSiga-nos!
1 comentário
  • Responder

    Pelo futebol os 2 mereciam a série B, pelos torcedores merecem a série A , pois o torcedor acredita e está sempre junto.
    Aproveitando para parabenizar a equipe do Palmeiras,sob a liderança do técnico Português Abel Ferreira, a vó libertadores por 2 anos seguidos fala português, mesmo que os xenofobos de plantão critiquem

Comente

Veja também
Próximos jogos do Vasco da Gama

Veja os próximos jogos da equipe do Vasco da Gama que serão disputados em vários campeonatos na próxima temporada.

Rafael Paiva comenta expulsão de Hugo Moura e elogia atuações de Adson e João Victor

Treinador interino do Vasco da Gama, Rafael Paiva analisou a derrota da equipe para o Athletico-PR, pela quinta rodada do Brasileiro.

João Victor lamenta derrota do Vasco para o Athletico-PR, mas crê em volta por cima

Zagueiro do Vasco da Gama, João Victor foi um dos poucos destaques da equipe na derrota para o Athletico-PR.

Rafael Paiva analisa derrota do Vasco para o Athletico; veja a entrevista coletiva

Rafael Paiva explicou a mudança do sistema tático ao analisar a atuação do Vasco da Gama e lamentou a expulsão Hugo Moura.

João Victor recebe oportunidade e mostra que não pode ser reserva no Vasco

Maior contratação do Vasco da Gama em 2024, João Victor perde espaço no time, mas se destaca no duelo contra o Athletico-PR.

Sair da versão mobile