Vasco x Athletico-PR teve recorde de 30 mil espectadores na transmissão da Twitch

Transmissão do jogo entre Vasco da Gama e Athletico-PR pela Twitch teve cerca de 30 mil espectadores simultâneos.

Talles Magno durante o jogo contra o Athletico-PR
Talles Magno durante o jogo contra o Athletico-PR (Foto: Rodolfo Buhrer/Fotoarena/Agência Lancepress!)

O duelo Athletico-PR x Vasco foi o primeiro jogo de futebol do Brasil transmitido na plataforma Twitch, que pertence à Amazon. É um primeiro passo para um modelo que a gigante norte-americana ensaia para explorar no futebol brasileiro como já faz com outros esportes no exterior. A empresa tem feito sondagens por direitos de competições no Brasil e na América do Sul.

A Amazon se aproximou do Athletico-PR que garantiu (até o momento) na Justiça os direitos de transmissão de seus jogos no Brasileiro em pay-per-view. Houve uma negociação dos direitos para a empresa Livemode quando era válida a “MP do Mandante”.

Por isso, o clube fechou um acordo de transmissão por assinatura via Twitch, tanto para a torcida do time paranaense quanto para a vascaína. Havia uma narração destinada a cada torcida. A transmissão chegou a ter picos de 30 mil pessoas assistindo no Twitch, com cobrança de R$ 22,00 por cada assinante. Sócios do Athletico-PR têm acesso gratuito.

É um primeiro passo para gerar renda diretamente com o jogo como já foi tentado ano passado por clubes como Flamengo. A diferença é que a Amazon já tem expertise no uso do Twicht em transmissões de esportes americanos, e o Athletico criou o hábito em seus torcedores de ver jogos na plataforma.

Esse é um dos pontos da estratégia da Amazon ao entrar no mercado brasileiro. A empresa chegou a fazer oferta também ao Red Bull Bragantino pelos seus direitos de transmissão do Brasileiro. A Globo acabou aumentando a proposta e fechou com o time do interior paulista. Ou seja, a multinacional poderia já ter dois nacos do Brasileiro.

Houve sondagem também da Amazon pelos direitos da Copa América, no meio de 2021. Há a possibilidade da compra de um pacote de jogos.

O Twicht não é a única opção da Amazon. A empresa deve comprar direitos para tentar inclui-los no seu pacote Prime —é o caso de pacotes de jogos comprados na Itália ou na Alemanha. Assim, a Amazon aumenta a atratividade para assinaturas do seu serviço que custa R$ 9,90 no Brasil e está em expansão. O futebol entraria junto com a oferta de filmes, séries e vantagens em produtos. É o que a empresa já faz em mercados como o europeu.

Essa é uma possível tendência do mercado. Empresas grandes podem começar a incluir o futebol em pacotes grandes de assinaturas como outros atrativos de entretenimento, sendo uma solução que pode ser adotada pela Disney, pela Turner e pela própria Globo.

Fonte: Coluna Rodrigo Mattos – UOL

Mais sobre:Athletico-PR
Comente

Veja também
Torcida do Vasco defende Coutinho após derrota em São Januário

Após terceira derrota consecutiva do Vasco da Gama, torcida não culpa Philippe Coutinho e defende meia nas redes sociais.

Rafael Paiva não seguirá no Vasco em 2025; diretoria já busca novo treinador

Com o Vasco da Gama em má fase no Campeonato Brasileiro, Paiva perdeu prestígio com a diretoria que já procura novo nome.

Vasco deve cerca de R$ 3 milhões ao Volta Redonda pela venda de Marrony

Atacante que defendeu o Vasco da Gama entre 2018 e 2020, Marrony disputou 84 jogos com a camisa Cruzmaltina, marcando 11 gols.

Rafael Paiva deve ficar no Vasco até o fim do Brasileiro

Treinador do Vasco da Gama, Rafael Paiva parece estar com os dias contados no comando do Gigante da Colina.

Rafael Paiva admite falta de repertório do Vasco e despista sobre reforços

Vasco da Gama fez mais uma partida abaixo da crítica e acumulou sua terceira derrota consecutiva no Campeonato Brasileiro.

Sair da versão mobile