Vasco e as medidas paliativas que o mantém num eterno ciclo vicioso

O Vasco da Gama lidera ranking de trocas de técnico na década, mas os principais culpados não são penalizados.

Ramon Menezes em jogo contra o Athletico-PR
Ramon Menezes em jogo contra o Athletico-PR (Foto: Rafael Ribeiro/Vasco)

É regra no futebol que o desempenho de um time seja cobrado diretamente do técnico. Trocar o comando é a primeira medida tomada pela diretoria na busca por mudanças, mas mal sabe eles que, na maioria das vezes, os problemas se passam por eles mesmos.

Como se sabe, Ramon Menezes foi desligado do Vasco na última quinta-feira (08) após a sequência de derrotas vexatórias para Atlético-MG e Bahia. Já são seis partidas onde o Gigante não vê uma vitória, o que tem rendido uma queda brusca na tabela do Campeonato Brasileiro.

Foi uma queda brusca sim, mas diante do que o próprio Ramon Menezes tinha conquistado. Hoje o Vasco está na 10ª colocação com 18 pontos, o que se trata de uma posição intermediária, que pelo desempenho da equipe recentemente e a sequência delicada pela frente, já preocupa em relação à zona de rebaixamento.

Certo, a troca foi feita. E agora? Chegará outro treinador para assumir essa ‘bucha’. Toda mudança tem aquele tradicional cheirinho de carro novo, traz novas esperanças à torcida e motivação ao elenco. O problema é quando isso passa e os velhos problemas voltam. O resultado? Uma nova demissão e tudo de novo.

É uma realidade do futebol brasileiro e principalmente do Vasco, que é entre os grandes o que mais trocou de técnico nesta década. Foram 20 trocas e 18 profissionais diferentes. No fim das contas, os problemas são sempre os mesmos. Agora vai uma pergunta: qual era a expectativa vascaína antes do começo da competição?

A maioria estava dizendo do meio de tabela para baixo, muitos apostando até numa briga contra o rebaixamento. Se olhar tais expectativas, o Vasco não estava tão mal, não é mesmo. Isso se analisar friamente porque realmente essa sequência sem vitórias, incluindo as duas goleadas, foram naturalmente muito doídas no torcedor.

Mas analisar friamente é o papel dos profissionais que estão lá dentro, da diretoria. Para ser justo, o trabalho precisa ser analisado por completo, entre as expectativas e o que foi entregue. No entanto, isso não costuma acontecer, ainda mais com a presa por resultados diante da proximidade da eleição.

Ramon Menezes já se foi, mas será que os problemas foram juntos? Pouco provável. Se quer apontar um culpado, os principais ainda estão no comando. A realidade é que o Vasco tem um elenco limitado e que precisa se reforçar se quiser sonhar com mais que uma décima posição, seja qual for o técnico.

Mais sobre:Ramon Menezes
Comente

Veja também
Vasco recebe lideranças indígenas em São Januário

Grupo Cultural Tiwa Fulni-ô visitou o Complexo de São Januário e conversou com os alunos do Colégio Vasco da Gama.

Inteligência Artificial aponta vencedor de Vasco x Flamengo

Vasco da Gama e Flamengo se enfrentam neste sábado (19), às 18h30, no Maracanã, pela quinta rodada do Brasileiro.

Vampeta decreta destino de Carille no Vasco

Comentarista da Jovem Pan, Vampeta cravou o que irá acontecer com o técnico Fábio Carille no Vasco da Gama.

Cicinho afirma que Vasco vai brigar para não cair no Brasileiro

Comentarista da Band, Cicinho criticou o time do Vasco da Gama após a derrota para o Ceará, pelo Campeonato Brasileiro.

Vasco encara o Bauru fora de casa pelo NBB

Time de basquete do Vasco da Gama entra em campo nesta quinta-feira (17) na busca de reencontrar o caminho das vitórias no NBB.

Payet pode se despedir de São Januário contra o Lanús

Em fim de contrato com o Vasco da Gama, Payet deve fazer sua última partida ao lado da torcida Cruzmaltina em São Januário.

Especialista? Carille encontra dificuldades para ajustar defesa do Vasco

Setor defensivo do Vasco da Gama cometeu diversos erros nas primeiras quatro rodadas do Campeonato Brasileiro.

Maurício Lemos não emplaca sequência no Vasco e sofre com lesões

Zagueiro uruguaio contratado com status de titular, Maurício Lemos disputou poucos jogos com a camisa do Cruzmaltino.

Brasileiro de futsal 2025: veja tabela da 1ª rodada e grupo do Vasco

Vasco da Gama é um dos principais times que iniciam a disputa do Campeonato Brasileiro de Futsal 2025, no dia 2 de maio.

Vasco perde para o Athletico-PR pelo Brasileiro Sub-20

O Vasco da Gama perdeu para o Athletico-PR pelo placar de 1×0 pela 6ª rodada do Campeonato Brasileiro Sub-20.